Capacitar As Comunidades Nas Zonas Costeiras Do Java Do Lamongano Para Melhorar Seu Bem-Estar
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2745Palavras-chave:
Empoderamento da Comunidade; Treinamento e Desenvolvimento; Modelo de empoderamento da comunidade.Resumo
East Java é uma província com potencial para crescer e desenvolver suas micro, pequenas e médias empresas (daí: MPME) em cada cidade / região, ambas localizadas nas regiões costeira e interior. Atualmente, o número de MPME na Indonésia é de cerca de 59,2 milhões (CNN Indonésia / Safir Makki). Três ponto setenta e nove (3,79) milhões utilizaram a plataforma on-line no marketing de seus produtos, compondo cerca de 8% do total de empresários de MPME na Indonésia. Na era digital 4.0, é claro, os empresários de MPMEs também devem acompanhar os desenvolvimentos digitais atuais. O número de MPME na cidade de Lamongan é de 252.734 unidades. Alguns deles são baseados nas áreas costeiras e têm um enorme potencial econômico, mas ainda não cresceram de maneira ideal devido às restrições de qualidade da gestão, acesso ao financiamento, modelos gerenciais, oportunidades de negócios e acesso à informação. Por esse motivo, os pesquisadores sentem o desejo de elaborar um modelo empoderador para as MPME nas comunidades da zona costeira, para desenvolvê-las de forma mais eficaz, a fim de promover o crescimento dos centros de MPME que, espera-se, contribuam muito para o governo local, especialmente em Lamongan. , Java Leste. Os objetivos da pesquisa são: (a) identificar as características dos modelos de empoderamento da comunidade (b) formular um modelo de empoderamento da comunidade para estabelecer centros eficazes de MPME (c) testar a eficácia dos modelos de empoderamento da comunidade no desenvolvimento de centros de MPME (d) avaliar e refinar os modelos de empoderamento da comunidade no desenvolvimento de centros para MPME e, eventualmente, formular um modelo de gerenciamento eficaz para centros de MPME nas áreas costeiras de East Java. A pesquisa utiliza uma abordagem descritiva combinada com métodos quantitativos. O objetivo da pesquisa é a vila de Brondong, no distrito de Brondong, na região de Lamongan. Os resultados desta pesquisa revelam que o modelo do padrão de empoderamento da comunidade nos centros de MPME na vila de Brondong, no distrito de Brondong Lamongan, na zona costeira de Java Oriental, ainda não é eficaz, e que as melhorias nos aspectos de empoderamento da comunidade, patrimônio familiar gestão, interação social, instituições e estratégias para o empoderamento da comunidade são imperativos. E orientação e assistência conjuntas do governo local, bem como de suas agências relacionadas e instituições de ensino superior são necessárias.
Referências
A Senduk, L. (2016). Effect of Empowerment on Small and Medium Enterprises on Economic Development of the Manado City Coastal Communities. Law Journal, 7(1), 111–125.
Kartasasmita, G. (1996). Community Empowerment: Development Concepts that are rooted in the Community. Jakarta: National Development Planning Agency.
Payne, M. (1997). Social Work and Community Care. London: McMillan.
Prijono, O. . (1996). Empowerment of Concepts, Policies and Implementation. Jakarta: Center for Strategic and International Studies.
Rahmanto, D. (2016). Empowerment of the Coastal Communities of Untung Jawa Island an Effort to Increase Legal Awareness and Independence of Fishermen. Law Journal, 7(1).
Setiarso, B. (2006). Knowledge Management and the Process of Creating Knowledge. Computer Science.
Slamet. (2003). Participatory Insightful Community Development. Surakarta: Eleven March University Press.
Sumardjo. (1999). Transformation of Development Counseling Model Towards the Development of Farmer Independence. Bogor Agricultural University.
Sumodiningrat, G. (1999). Community Empowerment and Social Safety Networks. Jakarta: PT. Gramedia Pustaka Utama.
Supeni, Retno, E., & Sari, M. . (2011). Efforts to Empower Women’s Economy through the Development of Small Business Management. National Seminar on Applied Economics, Faculty of Economics, UNIMUS. Jember: Faculty of Economics, University of Muhammadiyah Jember.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.