Atividades lúdicas para realizar com bebês de 8 meses a dois anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28001Palavras-chave:
Bebês; Atividades lúdicas; Ludicidade; Ensino.Resumo
Neste objetivou-se a identificação das atividades lúdicas para desenvolver com os bebês de 8 meses a dois anos de idade- fazendo usos de brincadeiras, brinquedos e materiais do nosso dia– a dia, buscando o desenvolvimento da aprendizagem dos bebês e das crianças desde muito novos. Utilizou-se como métodos de pesquisa, a revisão de literatura com os seguintes assuntos: brincadeiras e brinquedos para os bebês, o brincar no berçário, atividades para berçário 1 e 2, atividades para berçário 1 e 2, atividades lúdicas e educativas, dentre outros. Através da realização dessa pesquisa conclui-se que: as brincadeiras, os brinquedos e desenvolvem um trabalho mais voltado a ludicidade o bebê ou a criança consegue se desenvolver melhor, aprende melhor as coisas, aguça a curiosidade, a imaginação, aprimora os movimentos, a coordenação motora, a destreza, ou seja, tudo da maneira mais divertida e muito mais prazerosa.
Referências
Brasil. Ministério da Cidadania. Jogo e brincadeira das culturas populares na primeira infância/ministério da cidadania Etal. Brasília. 2019. mds.gov.br
Brito Filho, A. de M. Atividades Lúdicas e educativas. Educação Infantil. Mangaratiba. 2013 rj.gov.br
Catarina, C.S. et al. A importância de estudar o medo no desenvolvimento infantil. Anuário de Pesquisa e Extensão UNOESC São Miguel do Oeste, 5, 1 – 11, 2020.
Damiani, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, (31), 213 – 230, 2008.
Figueiredo. M. de O. Atividades par familiares. Realizarem com os filhos em casa. São Paulo. 2021 Disponível em: saci.ufscar.br Acesso em: 11. JUN. 2021
Fritz, A. N. D. As atividades lúdicas no processo de ensino. aprendizagem. Um olhar docente. Medianeira. 2013 repositório.roca.utfpr.br
Jesus. C. de. Berçário e Maternal – Caderno de Atividades. 2011. baixelivros.com.br.
Gil, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Kishimoto. T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Belo Horizonte. 2010. portal.mec.gov.br
Krueger. C. W. 1001. Atividade para fazer com suas crianças. Rio de Janeiro. 2014. efuturo.com.br
Malotti, A. P. R.C. O ensino de música na educação infantil: um estudo sobre a aprendizagem criativa. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
Miranda. A. M. de. O brincar no berçário. Interatividade, aprendizagem e desenvolvimento. Belo Horizonte. 2012. repositório.ufmg.br
Minayo, Maria Cecília de Souza et al. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28.ed. Vozes, 2009.
Modesto, A. P. dos S. et al. A promoção da ludicidade no processo de aprendizagem. Revista Psicologia & Saberes, 9(14), 59 – 69, 2020.
Nova Escola. Atividade. Brincando com cantiga de rodas conhecidas. São Paulo. 2021. novaescol.org.br
Oliveira. A. C. 20 Brincadeiras para o bebê. 2017 . .. leiturinha.com.br.
Ortega. S. C., & Manzano. C. S. Percursos de Aprendizagens: Um olhar para o desenho. São Paulo. 2007: portal.sp.gov.br
Prado. J. Atividades educativas e brincantes para bebês. Aracruz. 2020 . pma.es.gov.br.
Prefeitura De Araraquara. Atividades do Berçário I e II. Araraquara. 2018: Araraquara.sp.gov.br.
Pontoglio. C. de F. B. Brincando na creche atividades com crianças pequenas. Ribeirão Preto. 2009. livrosgratis.com.br
Secretaria Municipal De Araraquara. Atividade – Educação Infantil – Berçário I e Berçário II. Araraquara. 2020. www.tempojunto.com
Soares, M.C. Uma proposta de trabalho interdisciplinar empregando os temas geradores alimentação e obesidade. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
Soares, M.C. et al. O ensino de Ciências por meio da lucididade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Ciência & Ideias, 5, 83 – 105, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruna Leticia Cagalli de Mello ; Francisco Carneiro Braga; José Carlos Guimaraes Junior; Fernando Augusto de Lima Oliveira; Anderson Francisco Vitorino; Valquíria Ferreira Ribeiro ; Janaína Arruda Marques; Charle Ferreira Paz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.