Negacionismo à Ciência: Dificuldades da Realização de Pesquisa Epidemiológica de Campo no Interior da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28074

Palavras-chave:

Pandemia; Covid-19; Fatores Políticos; Fatores Sociais; Fake News.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na pesquisa intitulada “Evolução da Prevalência de Infecção pela Covid-19 no estado do Pará”, durante a primeira etapa na cidade de Novo Progresso no Pará. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, sobre a vivência durante a pesquisa epidemiológica do governo do estado do Pará. O estudo foi realizado pelo Governo do Estado do Pará em parceria com a Secretária de Saúde do Pará (SESPA) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), na qual os pesquisadores passaram capacitações híbridas, para a realização dos testes rápidos de anticorpos SARS-CoV-2 antibody test® da marca Wondfo. A entrevista se sucedia através do questionário sociodemográfico com acréscimo da sintomatologia do Covid-19 e da realização do teste rápido, e por fim o preenchimento da ficha de notificação. Resultados: Houve falta de colaboração da população, que estava dominada por viés político e negacionismo quanto a gravidade da pandemia, se negando a usar máscaras, manter o distanciamento, além do uso indiscriminado de medicamentos sem eficácia para a Covid-19, que erroneamente foram divulgados por autoridades para tratamento precoce, como a Hidroxicloroquina e Ivermectina, além que muitas vezes agiram com agressividade quando abordados. Conclusão: As pesquisas epidemiológicas são imprescindíveis para análise de parâmetros de saúde da população, contudo a falta de insumos necessários para adequada execução da pesquisa, e principalmente a falta de colaboração local são grandes adversidades encontradas para progresso da ciência em locais remotos da Amazônia.

Biografia do Autor

Lenise Ascenção Silva Nunes, Universidade do Estado do Pará

Acadêmica da Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus XII, curso de Fisioterapia. Atuou como Monitora no Biotério da Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus XII no período de 2019 a 2021. Atuou como Monitora Voluntária no eixo Morfofuncional do curso de Fisioterapia no período de 2020 a 2021. É membro da Diretoria da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva na Amazônia - LIASCOA desde o ano de 2019, estando atualmente na função de Vice-presidente. Co-fundadora e membro da Diretoria da Liga Acadêmica de Habilidades Fisioterapêuticas - LAHFISIO desde o ano de 2020, ocupando atualmente a função de Diretora Geral. Demonstra notória proficiência em Pesquisa Experimental com Roedores.

Herman Ascenção Silva Nunes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pós-Graduando de Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Foi membro do Conselho de Sentença no Tribunal de Juri da 3ª Vara Criminal, no período de Setembro a Outubro de 2018. Atuou como Docente do Centro Educacional Pan-Americano (CEPA). Possui experiência em Pesquisa Experimental, no manejo de roedores pequenos, com notória proficiência no serviço de Biotério, exercido na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Rafael Moab Sousa dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Fisioterapia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2016-2021), pós-graduando em Terapia Intensiva Adulto pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR. Enquanto acadêmico, atuei como monitor do Biotério da Universidade do Estado do Pará - UEPA, como pesquisador nos municípios de Santarém, Prainha, Novo Progresso e Itaituba do projeto "Evolução da prevalência de infecção por Covid-19, no Estado do Pará" e como executor no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UEPA no projeto "Alta frequência no reparo tecidual de feridas cutâneas em ratos". Apresento experiência profissional como fisioterapeuta plantonista na Unidade de Terapia Intensiva Covid e Trauma do Hospital Regional do Tapajós - HRT e como docente do curso de fisioterapia na Faculdade de Itaituba, além de atualmente ser sócio da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR).

Referências

Brasil M. S. (2021) Pacientes com sequelas pós-Covid-19 são acompanhados em hospital do Governo Federal em Niterói. <https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/pacientes-com-sequelas-pos-covid-19-sao-acompanhados-em-hospital-do-governo-federal-em-niteroi>

Brasil. (2022) Coronavírus. Painel coronavirus. <https://covid.saude.gov.br>

Brasil. M. S. (2021) Atendimento e fatores de risco. <https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/atendimento-tratamento-e-fatores-de-risco>

Brilhante, B. Covid-19: Pesquisa Epidemiológica Vai Medir A Expansão Da Pandemia No Pará. Governo do Pará. <https://seplad.pa.gov.br/2020/06/29/covid-19-pesquisa-epidemiologica-vai-medir-a-expansao-da-pandemia-no-para/ >

Cavalcante, S. M. (2021). A condução neofascista da pandemia de Covid-19 no Brasil: da purificação da vida à normalização da morte. Calidoscópio, 19(1), 4-17.

Costa, P. M., de Almeida Silva, L. C., Cabral, A. R., & de Melo, D. A. (2020). Impactos psicológicos da síndrome pós-Covid. PROJEÇÃO, SAÚDE E VIDA, 1(2), 32-38.

Crippa, G. (2020). Não está tudo bem: Covid, ciência e negacionismo coletivo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 11(1), 3-9.

de Freitas Mussi, R. F., Flores, F. F., & de Almeida, C. B. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, 17(48), 1-18.

Gama, A. (2020) Médico, Prefeito no Pará crê que sol quente mata Covid e não fecha o comércio. <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/27/medico-prefeito-no-para-cre-que-sol-quente-mata-covid-e-nao-fecha-comercio.htm.>

Giamattey, M. E. P., Frutuoso, J. T., Bellaguarda, M. L. D. R., & Luna, I. J. (2021). Funeral rites in the COVID-19 pandemic and grief: possible reverberations. Escola Anna Nery, 26.

Gomes, J. Á. F., & Bentolila, S. (2021). COVID-19 en Brasil: tragedia, desigualdad social, negación de la ciencia y sufrimiento mental. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 10(3), 349-359.

Marquitti, FMD, Coutinho, RM, Ferreira, LS, Borges, ME, Portella, TP, Silva, RLPD, ... & Kraenkel, RA (2021). O Brasil diante das novas variantes do SARS-CoV-2: emergências e desafios em saúde pública. Revista Brasileira de Epidemiologia, 24.

Morel, A. P. M. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica, 2021. <https://www.scielo.br/j/tes/a/pnVbDRJBcdHy5K6NSc4X65f/>

Moura, A. A. M. D., Bassoli, I. R., Silveira, B. V. D., Diehl, A., Santos, M. A. D., Santos, R. A. D., ... & Pillon, S. C. (2022). Is social isolation during the COVID-19 pandemic a risk factor for depression?. Revista Brasileira de Enfermagem, 75.

Nascimento, V. S., & Amorim, P. B. (2021). Percepção de Pacientes Pós Covid-19 Atendidos na UTI de Nanuque MG a Respeito do Tratamento Fisioterapêutico: Um Estudo de Caso. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 2(9), e29704-e29704.

Pará. U. E. (2020) Evolução da prevalência de infecção pela Covid-19 no estado do Pará. <https://paginas.uepa.br/campusxix/wp-content/uploads/2020/08/Relatório-Executivo_Pará_1º Etapa_REVISADO.pdf>

Perini-Santos, E. Covid-19 e Terraplanismo, Quando duas crises se encontram: a pandemia e o negacionismo científico. Le Monde Diplomatique Brasil. <https://diplomatique.org.br/quando-duas-crises-se-encontram-a-pandemia-e-o-negacionismo-cientifico/>

Rousso, H. (1990). Le Syndrome de Vichy . Paris: Points Seuil,

Santana, A. V., Fontana, A. D., & Pitta, F. (2021). Reabilitação pulmonar pós-COVID-19. Jornal brasileiro de Pneumologia, 47.

Silva-Costa, A., Griep, R. H., & Rotenberg, L. (2022). Perceived risk from COVID-19 and depression, anxiety, and stress among workers in healthcare units. Cadernos de Saúde Pública, 38.

Vasques, A. T. D., Amaral, A. C., Barbosa, A. B. A., da Silva, G. V., do Carmo Marques, I. A., & Resende, I. M. (2021). Manifestações Neurocomportamentais da Covid-19: uma revisão bibliográfica. Psicologias em Movimento, 1(1), 190-209.

WHO, World Health Organization. (‎2020)‎. Transmission of SARS-CoV-2: implications for infection preventionprecautions: scientific brief, 09 July 2020. World Health Organization. <https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52472/OPASWBRACOVID-1920089_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.

Downloads

Publicado

07/04/2022

Como Citar

NUNES, L. A. S. .; NUNES, H. A. S.; SANTOS, R. M. S. dos .; SIQUEIRA, R. N. P. de . Negacionismo à Ciência: Dificuldades da Realização de Pesquisa Epidemiológica de Campo no Interior da Amazônia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e29711528074, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.28074. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28074. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde