Análise e diagnóstico de fissuras em residência unifamiliar no município de Porto - PI
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.28971Palavras-chave:
Pathology; Pathological ManifestationsResumo
O crescimento do setor da construção civil nos últimos anos tem contribuído para o aumento de edificações no país, principalmente voltadas a habitação popular. Com isso, tem-se observado que estas estão sendo construídas e projetadas em grandes escalas e não tendo os devidos cuidados necessários durante sua execução, de tal forma que em pouco tempo venham aparecer danos, que ocasionam em manifestações patológicas de difícil correção ou alto custo. Dessa forma, identificar, estabelecer medidas preventivas e corretivas durante as fases de projeto, execução, especificação de materiais, são importantes para prevenir esse tipo de anomalias. A fim de contribuir com a redução de problemas futuros, foi desenvolvido um estudo de caso em uma habitação popular que apresenta fissuras e trincas em vários ambientes, de modo a identificar a origem das manifestações patológicas, bem como, apresentar um diagnóstico da situação, buscando entender as relações causa e consequência, afim de apresentar soluções e ações para regularizar os problemas encontrados.
Referências
ABNT. (1999). NBR 5674: Manutenção de edificações - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1999. http://www.macedoadministradora.com.br/arquivos/leis/Norma%20ABNT%20NBR%205674.pdf
ABNT. (2010). NBR 6.122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2010. https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-de-edificios/nbr-06122-1996-projeto-e-execucao-de-fundacoes
ABNT. (2013). NBR 15575-1: Edificações Habitacionais - Desempenho Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro: ABNT, 2013. https://360arquitetura.arq.br/wp-content/uploads/2016/01/NBR_15575-1_2013_Final-Requisitos-Gerais.pdf
ABNT. (2013). NBR 15575-2: Edificações Habitacionais - Desempenho Parte 2: Requisitos gerais. Rio de Janeiro: ABNT, 2013. https://pdfcoffee.com/nbr-15575-2-2013-pdf-free.html
ABNT. (2014). NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014. https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/construcao-de-edificios/abnt-6118-projeto-de-estruturas-de-concreto-procedimento
Caporrino, C. F. (2018). Patologia em Alvenaria. 2 ed. São Paulo: Oficina de Textos.
Duarte, R. B. (1998). Fissuras em alvenaria: Causas principais, medidas preventivas e técnicas de recuperação. Porto Alegre: Fundação de Ciência e Tecnologia – Cientec.
Eldridge, H. J. (1982). Construcción, defectos comunes. Gustavo Gili.
Figur, N. E.; & Furlan G. C. (2018). Manifestações Patológicas e Imperfeições Construtivas: Estudo de Caso em Obra Publica na Cidade de Toledo – PR. 3° Simpósio Paranaense de Patologia das Construções.
Holanda Jr., O. G. (2008). Influência de recalques em edifícios de alvenaria estrutural. (Monografia para o título de Doutor em Engenharia Civil). Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, São Carlos.
Lima, P. R. B. (2005). Consideração do projeto no desempenho dos sistemas construtivos e qualidade da edificação – Proposição de um modelo de banco de dados, Dissertação – UFMG, Belo Horizonte.
Lourenci, C. R. B.; & Lima, L. T. (2019). Diagnóstico das manifestações patológicas em empreendimento hoteleiro de pequeno porte no município de Imbituba: levantamento, avaliação e reparação das principais ocorrências. (Monografia para obtenção de título de Engenheiro Civil). Curso de Engenharia Civil, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão.
Olivari, G. (2003). Patologia em Edificações. (Monografia para obtenção de título de Engenheiro Civil). Curso de Engenharia Civil. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
Oliveira, A. M. D. (2012). Fissuras, trincas e rachaduras causadas por recalque diferencial de fundações. (Monografia para obtenção de título de Especialista em Gestão de Avaliações e Perícias). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Oliveira, G. M. V. et al. (2019). Análise de fissuras em alvenaria de vedação – Estudo de caso: UEMG – Unidade de João Monlevade. Research, Society and Development, 8(12), e368121617. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1617.
Pina, G. L. (2013). Patologia nas habitações populares. (Monografia para obtenção de título de Engenheiro Civil). Curso de Engenharia Civil, Escola Politécnica,Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Sousa, A. P. (2014). Levantamento de patologias em obras residenciais de baixa renda devido à ausência de controle tecnológico de materiais. (Monografia para obtenção de título de Engenheiro Civil). Curso de Engenharia Civil, Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Souza, V. C.; & Ripper, T. (1998). Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. PINI, 1998.
Souza, V. C. M.; & Ripper, T. (2009). Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto.: Pini Ltda, 2009.
Thomaz, E. (1989). Trincas em edifícios: causas, prevenção e recuperação. Pini,1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Esdras Avelino Leitão Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.