Caracterização e classificação climática da bacia hidrográfica do Rio Uruçuí Preto, PI – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29105Palavras-chave:
Balanço hídrico; Clima; Precipitação.Resumo
Diante da carência de informações climatológicas a bacia hidrográfica do rio Uruçuí Preto, realizou-se a sua caracterização climática. Os resultados apresentaram deficiência hídrica de abril e novembro, bem como excedentes hídricos em fevereiro e março com 39,2 e 30 mm. A evapotranspiração anual é de 1.548,9 mm e a evaporação de 905,5 mm/ano. Temperatura anual 26,1 °C. O método adotado para obtenção da classificação é o do balanço hídrico que apresenta um cenário chuvoso com a classificação subúmido seco, cenário regular e médio com uma classificação semiárida e no cenário seco com a classificação de árido na bacia. A média da temperatura mensal mostrou-se máxima em setembro e mínima em janeiro; O índice de umidade é de 0,09%, o índice de aridez é de 0,42% e o índice hídrico de -0,20%; O método adotado para obtenção da classificação é o do balanço hídrico proposto por Thornthwaite (1914) e Thornthwaite et al., (1948 onde se utilizou de quatro cenários pluviométricos: no cenário chuvoso como uma classificação subúmido seco, cenário regular e médio com uma classificação semiárida e no cenário seco com a classificação de árido; Segundo a classificação climática de Köppen distinguem-se dois tipos climáticos na bacia hidrográfica do rio Uruçui Preto o Aw, tropical quente e úmido, com chuvas no verão e seca no inverno; BSh, semiárido quente, com chuvas de verão e inverno seco.
Referências
Arraes, F. D. D., Lopes, F. B., Souza, F. & Oliveira, J. B. (2009). Estimativa do Balanço Hídrico para as condições climáticas Iguatu, Ceará, usando Modelo Estocástico. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada. 3(2), 78–87.
Cavalcanti, E. P., Silva, V. P. R. & Sousa, F. A. S. (2006). Programa computacional para a estimativa da temperatura do ar para a região Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Brasil. 10(1), 140-7.
Cavalcanti, E. P., & Silva, E. D. V. (1994). Estimativa da temperatura do ar em função das coordenadas locais. IN: Congresso Brasileiro de Meteorologia. 8. Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte: SBMET, 1, 154-157.
Cunha, A. R., & Martins, D. (2009). Classificação climática para os municípios de Botucatu e São Manuel, SP. Revista Irriga, 14(1), 1-11.
Köppen, W., & Geiger, R. (1928). “Klimate der Erde. Gotha: Verlag Justus Perthes”. Wall-map 150cmx200cm.
Medeiros, R. M., Azevedo, P. V., Saboya, L. M. F. & Francisco, P. R. M. (2013). Classificação climática e zoneamento agroclimático para o município de Amarante–PI. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, 7(2), 170-180.
Medeiros, R. M. (2013). Estudo agrometeorológico para o estado do Piauí. Divulgação avulsa. p.128.
Medeiros, R. M., Silva, V. P. R. & Gomes Filho, M. F. (2013). Análise hidroclimática da bacia hidrográfica do rio Uruçuí Preto – Piauí. Revista de Engenharia e Tecnologia, 5(4). 151-163.
Medeiros, R. M., Francisco, P. R. M. & Bandeira, M. M. (2012). Balanço Hídrico Climatológico, em Decorrência do Aquecimento Global, no Município de Picuí - Semiárido Paraibano. Revista Brasileira de Geografia Física. 1, 59-72
Matos, R. M., Silva, J. A. S. & Medeiros, R. M. (2014). Aptidão climática para a cultura do feijão caupi do município de Barbalha – CE. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, 8(6), 422-431.
Ometto, J. C. (1981). Bioclimatologia Vegetal. Ceres, 400p.
Silva, V. M. A., Medeiros, R. M., Santos, D. C. & Gomes Filho, M. F. (2013). Variabilidade pluviométrica entre regimes diferenciados de precipitação no Estado do Piauí. Revista Brasileira de Geografia Física. Recife - PE, 1463 - 1475.
Sudene (1990). Dados pluviométricos mensais do Nordeste: estado do Piauí. Recife.
Thornthwaite, C. W. (1948). An approach toward a rational classification of climate. Geogr. Rev, 38, 55-94.
Thornthwaite, C. W., & Mather, J. R. (1955). The water balance. Publications in Climatology. Drexel Institute of Technology, 104p.
UNESCO, (6 August 1982). Mexico City Declaration on Cultural Policies World Conference on Cultural Policies Mexico City.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Raimundo Mainar de Medeiros; Romildo Morant de Holanda; Manoel Vieira de França; Luciano Marcelo Fallé Saboya; Moacyr Cunha Filho; Wagner Rodolfo de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.