Nível de prosperidade e rendimento de pescadores no porto de pesca de Sadeng Beach, região de Gunung Kidul
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2974Palavras-chave:
Renda dos Pescadores; Porto de Pesca; Pesca de Captura; Bem-Estar dos Pescadores.Resumo
A pobreza é o principal fator que desencadeia o alto nível de exploração dos recursos pesqueiros. A prosperidade dos pescadores torna-se a chave primária no desenvolvimento da pesca. O nível de renda dos pescadores é o principal fator para melhorar a prosperidade dos pescadores. A existência de uma estação de fome é o principal problema dos pescadores para atender às principais necessidades. Por esse motivo, esta pesquisa é realizada com o objetivo de verificar o nível de renda dos pescadores na temporada de peixes, a época da fome e a renda média dos pescadores para determinar o nível de bem-estar dos pescadores com base no tipo de barco usado. O método está usando a análise de negócios da pesca, o nível de bem-estar dos pescadores com base na análise descritiva dos critérios da Agência Central de Estatísticas da Indonésia. O método básico usado nesta pesquisa é a análise descritiva, a análise comercial das pescas, o nível de bem-estar dos pescadores com base nos critérios da Agência Central de Estatísticas da Indonésia. Os resultados são o tipo de embarcação maior, o nível de bem-estar e a renda aumentarão, mas a sustentabilidade econômica é menor porque navios maiores, risco de perda, tempo e distância ao mar também aumentam, de modo que a influência da estação da fome será maior, a renda média de os pescadores estão acima do salário mínimo regional e o nível de bem-estar dos pescadores é incluído na categoria moderada ou de bem-estar. Assim, para aumentar a renda e o bem-estar dos pescadores, é necessário aumentar os níveis de educação, programas habitacionais subsidiados, trabalho alternativo e aumentar o tipo de embarcação, se houver apoio e garantias do governo.
Referências
Badan Pusat Statistik. (2015). Indikator Kesejahteraan Rakyat. Katalog BPS.
BPS. (2017). Jumlah Penduduk Miskin, Persentase Penduduk Miskin dan Garis Kemiskinan, 1970–2017.
Nikijuluw, V. P. (2002). Rezim Pengelolaan Sumberdaya Perikanan. Jakarta: Kerja sama Pusat Pemberdayaan dan Pembangunan Regional (P3R) dengan PT. Pustaka Cidesindo.
Pelabuhan Perikanan Pantai Sadeng. (2019). Data Produksi Tahun 2014-2018. Daerah Istimewa Yogyakarta.
Sadik, J. (2016). ANALISIS NILAI TUKAR NELAYAN KABUPATEN SUMENEP TAHUN 2012. Media Trend.
Soekartawi. (1985). Ilmu Usaha Tani. Jakarta: Erlangga.
Sugiyono. (2009). Metode Penelitian Kuantitatif, Kualitatif dan R&D. Bandung: Alfabeta.
Sukmawardhana, Nugroho., Bambang, Azis Nur., and Rosyid, A. (2013). Analisis Tingkat Kesejahteraan Nelayan Alat Tangkap Gill Net Desa Asinan Kecamatan Bawen Kabupaten Semarang. Journal of Fisheries Resources Utilization Management and Technology (JFRUMT), 2(4).
Syahroni, A. (2010). RPJMN 2010-2014. Analisis Tingkat Kesejahteraan Rumah Tangga Nelayan Kecil di Kecamatan Indramayu Kabupaten Indramayu. Universitas Sebelas Maret. Surakarta.
Yogyakarta Special Region Governor Regulation No. 257 of 2020 about Regency Minimum Wages/ City of 2020 in Yogyakarta Special Region. Special Regions of Yogyakarta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.