Otimização de logística no canteiro de obras
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29959Palavras-chave:
Logística; Canteiro de obras; Construção.Resumo
Otimizar significa criar condições mais favoráveis, ou tirar o melhor partido possível de uma situação. Em um canteiro de obras, a otimização seria uma maneira de investir em organização, planejamento e localização de materiais, equipamento e funcionários. Isto é, sempre buscando objetivamente realizar todas as tarefas da melhor maneira possível, ou seja, com uso racional de recursos disponíveis como a mão de obram recursos físicos e recursos financeiros, sempre manejando para que tudo fique no melhor local dentre as opções. Sempre levando em consideração a rotina específica do seu canteiro de obras, ou seja, a realidade da construção. O objetivo deste artigo foi evidenciar erros e acertos em uma obra de uma biblioteca, que podem ser destacados através de modos logísticos. Ao analisar os todos os pontos do canteiro de obras e de seu layout, é observado que a obra em questão conseguiu atender a maioria dos pontos observados da metodologia utilizada.
Referências
Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Construção Civil está entre os setores com maior risco de acidentes no trabalho. https://www.anamt.org.br/portal/2019/04/30/construcao-civil-esta-entre-os-setores-com-maior-risco-de-acidentes-de-trabalho/.
Ballou, R. H. (2001) Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Bookman.
Ballou, R. H. (2011). Logística empresarial: Transporte, Administração de Materiais e Distribuição Física. 1 - 25. Atlas S.A.
Bovet, D. M., & Thiagarajan, S. (2000). Logística orientada para o cliente. HSM Management, São Paulo, ano 3, n. 18, p. 122-128.
Câmara Brasileira da Industria da Construção. (2016). Empresários da construção civil contam com novas oportunidades. https://cbic.org.br/sala-de-imprensa/noticia/empresarios-da-construcao-contam-com-novas-oportunidades-de-negocio.
Carvalho, J. M. C. (2002). Logística. (3a ed.), Edições Silabo.
CSCMP. (Updated: February 2010). Supply chain management terms and glossary. Council of Supply Chain Management Professionals. http://www.cscmp.org/sites/default/files/user_uploads/resources/downloads/glos sary.pdf / >.
Ching, H. Y. (2010). Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada - Supply Chain. (4a ed.), Atlas S.A.
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (Orgs.) (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. (2a ed.), Artmed. p. 15-41.
Duarte, M. Y. M. Estudo de caso. In: Duarte, J., Barros, A. (Orgs). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Atlas, 2006.
Ferreira, P. C. P. (1994) Técnicas de armazenagem.
Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. UEC, Apostila.
Gil, A.C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. (4a ed.), Atlas S/A
Lima G. P, Mello L. C. B. B, Jean G. S & Pinto G. O. (2021) Projeto e planejamento de canteiro de obras no Brasil: Uma revisão sobre boas práticas e ferramentas utilizadas.
Marconi, M. A., Lakatos, E. M. (1992) Metodologia do trabalho científico. Editora Atlas. (4a ed.), 43 e 44.
Nunes, H. S. (2017). A trajetória do canteiro de obra nas intervenções habitacionais do século XX. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Portaria SIT N° 787. (2018). NR-18 Condições e Meio ambiente de Trabalho na indústria da Construção.
Souza, T. M.R (2005) Gestão de Materiais de Construção Civil.
Vieira, M. M. F. & Zouain, D. M. (2005) Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Editora FGV.
Vieira, H. F. (2006). Logística Aplicada à Construção Civil – como melhorar o fluxo de produção na obra. Pini.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Guilherme Morais Carvalho; Gustavo da Silva Castilho; Julierme Siriano da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.