Desenvolvimento de órtese personalizada de baixo custo para facilitação da marcha em pacientes com espasticidade em adutores do quadril
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31292Palavras-chave:
Aparelhos ortopédicos; Paraplegia; Marcha; Fisioterapia.Resumo
O presente trabalho teve a finalidade principal de descrever um protocolo da confecção de um protótipo de órtese personalizada de baixo custo para facilitação da marcha em pacientes com paraplegia espástica em membros inferiores, levando o leitor a compreender a indicação de uso, a confecção e os componentes da órtese, a qual tem o objetivo de diminuir algumas das dificuldades de membros inferiores específicas na deambulação e proporcionar baixos custos em suas fabricações. Trata-se de um estudo que foi desenvolvido seguindo um enfoque quantitativo paralelo a uma pesquisa literária sobre aspectos relevantes à confecção de órteses. O estudo guiou-se através das etapas de prototipagem de: revisão da literatura sobre a temática, confecção do produto e ajustes técnicos pré aplicabilidade. Este estudou apresentou a descrição de um método de baixo custo para o desenvolvimento de um protótipo de órtese personalizada para membros inferiores. Após o primeiro protótipo estar pronto, foi realizada a primeira prova da órtese nos autores, e, após a observação da necessidade de ajustes, foi confeccionado um segundo protótipo e um terceiro protótipo. Foi criado o primeiro protótipo com um pedaço de espuma de colchão amarrada a um elástico, que foi aperfeiçoado e a partir dele criado o segundo com velcro nas pontas do elástico e em seguida aperfeiçoado com uma capa com tecido jeans e elásticos com um suspensório de tecido em nylon fixado em um cinto de tecido, que impede abduções excessivas dos quadris durante a marcha. Evidencia-se que este recurso ainda necessita de novos estudos e processo de patenteamento para que sua aplicação possa ser garantida com total respaldo científico, mas de forma geral, foi possível desenvolver uma órtese personalizada com materiais e ferramentas de baixo custo, onde, os procedimentos descritos poderão auxiliar no desenvolvimento de produtos assistivos e propiciar disseminação destes conhecimentos em instituições dispensadoras de órteses.
Referências
Araújo, M. V. (2010). Desenvolvimento de uma Órtese Ativa para os Membros Inferiores com Sistema Eletrônico Embarcado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Barro, et al. (2017). Cuidados e orientações ao paciente submetido a artroplastia de quadril [Ebook recurso eletrônico] / Florianópolis: Perse, 35p.: il.
BRASIL. (2007). Ministério da Saúde. Portaria GM/MS no. 2.848 DE 06 de Novembro de 2007. Publica a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais - OPM do Sistema Único de Saúde. Diário da União.
BRASIL. (2010). Portaria SAS/MS Nº 661, de 02 de dezembro de 2010. Ministério da Saúde. Diário da União.
BRASIL. (2013). Confecção e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção: confecção e manutenção de próteses de membros inferiores, órteses suropodálicas e adequação postural em cadeira de rodas / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – Brasília: Ministério da Saúde.
BRASIL. (2014). Técnico em órteses e próteses: livro-texto/ Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão do Trabalho na Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 318 p. il.; 23cm – (Livro-texto).
BRASIL. (2019). Guia para Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática – Brasília.
Bruhmuller & Petters. (2021. Reprodução de órtese de baixo custo de membros superiores para pacientes pós AVC. Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina – Unisociesc campus Jaraguá do sul.
Dias, V. E. W. (2019). Desenvolvimento de uma órtese personalizada para subluxação de ombro por manufatura aditiva a partir de escaneamento corporal. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Bauru.
Galvão, & Ricarte. (2020). Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, 6, 1, p.57-73, set.2019/fev.
Gonçalves, et al. (2020. Principais patologias ortopédicas pediátricas do quadril: uma revisão de literatura. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, 3, 2, 3218-3230 mar./apr. ISSN 2595-6825.
Homann, & Cassapian. (2018). Adaptações de baixo custo: uma revisão de literatura da utilização por terapeutas ocupacionais brasileiros. Rev. Ter. Ocup. Univ. 22, 1, p. 10-18, jan./abr.
Júnio, & Lemes. (2020). A importância do relato de experiência docente na retratação do cotidiano escolar. Cadernos de educação básica. 5, 2.
Luz, L. L. (2017). Desenvolvimento e avaliação dos efeitos e segurança de um protótipo de órtese de quadril para pacientes submetidos a artroplastia de ressecção tipo girdlestone: relato de caso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação mestrado profissional em pesquisa clínica.
Matozzo, B. A. (2016). Tecnologia assistiva: identificação dos requisitos do produto de órteses para membros inferiores - uma visão a partir das percepções dos usuários. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis.
Morimoto, et al. (2021). Órteses e próteses de membro superior impressas em 3D: uma revisão integrativa. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2078.
Roncatto, et al. 92015). Projeto de órteses: definição de requisitos com base no usuário, produto e contexto de uso. Rev ação ergonômica, 12, 2.
Sala, JB. (2011). O acesso à tecnologia assistiva como um direito subjetivo do deficiente no âmbito internacional e no nacional. Cadernos de Direito, Piracicaba, 11(21): 159-173.
Schmitz, C. (2019). Proposta de protocolo para desenvolvimento e avaliação de órtese customizada de punho-mão utilizando tecnologia 3d. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba.
Weigert, M. C. (2017). Método de desenvolvimento de órtese personalizada de baixo custo para a manufatura aditiva. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniel Carlos da Silva Pimentel; José Gabriel Gomes Claudino da Silva; Thauan Narciso de Lima Ferro; Ahyas Sydcley Santos Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.