A importância da fisioterapia nas fases gestacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31890

Palavras-chave:

Fisioterapia; Gestação; Parto; Alterações fisiológicas.

Resumo

O processo gestacional surge desde a fecundação e dura por nove meses, o qual pode ser dividido em três trimestres, gerando em cada um deles a modificação do organismo da mulher de maneira natural. Diante disso, podem ser formadas expectativas e dúvidas de como saber lidar com essas mudanças, tendo em vista que podem gerar dificuldades de adaptação, levando em conta as alterações fisiológicas, psicológicas e físicas. Por conseguinte, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar a importância da equipe de fisioterapia durante todo o processo gestacional, ressaltando o seu papel de modo geral em meio a equipe multidisciplinar que realiza o pré-natal e o acompanhamento da gestante desde a concepção ao parto. A metodologia utilizada foi realizada por meio de pesquisa baseada em uma revisão integrativa da literatura, com a finalidade de permitir a análise completa de estudos e artigos científicos de forma sistemática e ampla, onde foi priorizado a revisão bibliográfica. De acordo com os achados, devido a consolidação do trabalho, conclui-se que é de suma importância a atuação do fisioterapeuta durante todo o processo gestacional e no puerpério, tendo em vista que proporciona o bem-estar da gestante, previne algias, desconforto e enfermidades ou intercorrências.

Biografia do Autor

Layne Alves da Costa, Instituto Educacional Santa Catarina

Graduanda em Fisioterapia.

Vitória Ribeiro da Silva, Instituto Educacional Santa Catarina

Graduanda em Fisioterapia

Referências

Alves, T. V & Bezerra, M. M. M. (2021). Principais alterações fisiológicas e psicológicas durante o Período Gestacional. Id on Line Rev. Mult. Psic

Bandolfi, J. A. et al (2017). Atuação fisioterapêutica para redução do quadro álgico no trabalho de parto ativo. Revista Inova Saúde, 6(2).

Burti, J. S. et al. (2016). Assistência ao puerpério imediato: o papel da fisioterapia. Rev Fac Ciênc Méd Sorocaba.

Borba, E. O et al (2021). Assistência fisioterapêutica no trabalho de parto. Universidade de Passo Fundo.

Castiglioni, C. M. et al (2020). Práticas de cuidado no puerpério desenvolvidas por enfermeiras em Estratégias de Saúde da Família. Rev. Enferm. UFSM.

Castro H. (2021). Benefícios da fisioterapia na gestação. Universitário Goiânia Goiás.

Coutinho, E. C. et al (2014). Gravidez e parto: O que muda no estilo de vida das mulheres que se tornam mães?. Rev Esc Enferm USP.

Coutinho, L. M. F et al (2019). Eficiência dos tratamentos fisioterapêuticos para a diástase do músculo reto abdominal no puerpério:uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, 8(1), 39-52.

Gangolfi et al (2019). Mudanças na vida e no corpo da mulher durante a gravidez. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research. 27(1), 126-

Köche, José Carlos (2015). Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa / José Carlos Köche. Vozes.

Leidens, G. M.; et al (2021). A importância da fisioterapia para a redução da dor durante o trabalho de parto. Revista Liberum Accessum, 11, 7-12.

Leite, R. et al (2021). Atuação da fisioterapia na gestação.Braztian Journal of Develooment.

Marques, B. L.; et al (2021). Orientações às gestantes no pré-natal: a importância do cuidado compartilhado na atenção primária em saúde. Scielo, 25.

Melo, J. A. L.et al (2021). Intervenção Fisioterapêutica no puerpério imediato: O que há de evidências na última década? Research, Society and Development, 10(3).

Ramos, S. A.; Morais, V. L.& Maciel, D. M. V. L. (2018). Estratégias fisioterapêuticas para alívio da dor durante trabalho de parto. Scire Salutis, 8(2), 76-87.

Santos, G. S. et al (2020). O nível de conhecimento de mulheres grávidas sobre a fisioterapia durante a gravidez e no trabalho de parto. Anais da XIX Mostra Acadêmica do Curso de Fisioterapia, 8(2).

Sanarmed, (2017). A importância da fisioterapia no parto natural, 2017.

Silva, L. S. et al (2015). Análise das mudanças fisiológicas durante a gestação: desvendando mitos. Revista Faculdade Montes Belos.

Silva, J. R.; Resplandes, W. L.& Silva, K. C. C. (2021) Importância do fisioterapeuta no período gestacional. Research, Society and Development, 10(11).

Silva, R. A. B. et al (2018). Atuação do fisioterapeuta no período gestacional: uma revisão integrativa de literatura. ReonFacema.

Silva, P. C. & Arilo, L. M. C (2020). Atividades e orientações do fisioterapeuta em um grupo de gestante no município de Porto Franco – MA. Uma-SUS.

Sola, C. F. et al (2021). Sexualidade durante todas as fases da gravidez: experiências de gestantes. Acta Paul Enferm. 31(3):305-12.

Downloads

Publicado

10/07/2022

Como Citar

COSTA, L. A. da; SILVA, V. R. da .; SILVA, K. C. C. da. A importância da fisioterapia nas fases gestacionais . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 9, p. e31611931890, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i9.31890. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31890. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde