Metodologia da pesquisa científica no Brasil: natureza da pesquisa, métodos e processos da investigação
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32264Palavras-chave:
Ensino; Pesquisa científica; Metodologias da pesquisa.Resumo
A pesquisa científica é o principal instrumento que possibilita os avanços da ciência e o progresso da Humanidade; o método é o caminho para realizar a pesquisa. No entanto, é comum acadêmicos enfrentarem dificuldades na compreensão e domínio das metodologias para o desenvolvimento da pesquisa. O objetivo deste artigo é abordar o processo de estruturação das principais metodologias da pesquisa científica adotadas nas universidades brasileiras. Trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, buscando sustentação teórica à discussão proposta. Este estudo é importante porque vem esclarecer aspectos importantes sobre as metodologias, no âmbito acadêmico, auxiliando e orientando o estudante quanto às normas de investigação e produção científica. A metodologia científica fornece técnicas para melhor desempenho e qualidade da produção cientifica, além de contribuir para a formação crítica e do espírito científico do pesquisador.
Referências
Aróstegui, J. (2006). A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: Edusc.
Bloise, D. M. (2020). A importância da metodologia científica na construção da ciência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 5 (6, 105-122). https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/metodologia-cientifica.
Bonin, J. A. (2006). Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Editora Sulina.
Ciribelli, M. C. (2003). Como elaborar uma dissertação de Mestrado através da pesquisa científica. Rio de Janeiro: 7 Letras.
Cervo, A. L.; Bervian, P. A. (2002). Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall.
Demo, P. (2009). Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas.
Faria, C. (2022). Surgimento do Método Científico. https://www.infoescola.com/ciencias/surgimento-do-metodo-cientifico/.
Fernandes, L. A.; Gomes, J. M. M. (2003). Relatório de pesquisa nas Ciências Sociais: Características e modalidades de investigação. Porto Alegre: ConTexto.
Fonseca J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.
Fontelles et al. (2009). Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. https://www. pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-588477.
Galliano, A. G. (1986). O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo. 35 (2, 57-63).
Lehfeld, N. A. S.; Barros, A. J. P. B. (1991). Projeto de pesquisa: Propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes.
Leite, F. H. C. (2009). Metodologia Científica. Dourados/MS: UNIGRAN.
Libânio, J. B. (2001). Introdução à vida intelectual. São Paulo: Loyola.
Minayo, M. C. de S. (2001). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Novo, B. N. (2022). Tipos de Pesquisa Científica. https://www.meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/tipos-de-pesquisa-cientifica.htm.
Pinto., M. J. F. (2022). A Metodologia da Pesquisa Científica como ferramenta na Comunicação Empresarial. http://www.liberato.com.br/sites/default/files/manual_de_orientacoes_para_projetos_>.
Rampazzo, L. (2005). Metodologia Científica para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola.
Santos, V.; Candeloro, R. J. (2006). Trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre: AGE.
Severino, A. J. (2007). Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez.
UNESP. Faculdade de Ciências Agronômicas. (2015). Tipos de Revisão de Literatura. https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alessandra Lara Silva; Adriana Pontes Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.