Os desafios mercadológicos enfrentados pelo médico empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32532Palavras-chave:
Desafios; Empreendedorismo; Médico; Saúde.Resumo
Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, isso fica mais complexo quando aquele que empreende também é médico. Isso ocorre, por causa da vida corrida e o pouco tempo livre que esses profissionais da saúde possuem. Portanto, o presente artigo tem como temática principal os contratempos mercadológicos enfrentados pelo médico empreendedor. No tocante ao objetivo, buscou-se descrever quais os desafios mercadológicos enfrentados no dia a dia pelos médicos empreendedores. Dessa maneira, a metodologia utilizada foi uma revisão literária e integrativa, com uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os desafios são diversos e ocasionados por fatores diversificados, desse modo, o médico deve buscar o seu diferencial para se destacar no mercado, constatou-se, inclusive, a falta de uma boa base de administração, que são necessárias para o efetivo desempenho de qualquer empresa, como essa base não é oferecida no curso de Medicina, esse é mais um desafio a ser enfrentado. Ainda foram citados exemplos de médicos que utilizam as redes socias como um meio de captar novos clientes/pacientes.
Referências
Andrade, E. et al. (2017). Empreendedorismo e qualidade de vida do médico. XIII EMEPRO - Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 1. 1-12.
Aveni, D. (2019). Gestão financeira e financiamento do empreendedor social. Revista Processus de Estudos De Gestão, Jurí¬dicos e Financeiros, 10(39), 04-19.
Aveni, A., & Morais, R. (2021). Empreendedorismo e inovação na saúde. Os novos empreendimentos na economia da saúde no brasil. Revista Processus de Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 3(6), 80-97.
Bandeira, P. B. (2020). Empreendedorismo Feminino: estudo comparativo entre homens e mulheres sobre motivações para empreender. Revista Psicologia: Organizações & Trabalho, 20(3), 1105-1113.
Bottoni. A. et al. (2019). Empreendedorismo no campo da saúde no Brasil. Brazilian Journal of Development. 5(7). 8230-8242.
Colichi, R. M. B., & Lima, S. A. M. (2018). Empreendedorismo na enfermagem: comparação com outras profissões da saúde. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20(11). 1-11.
Colichi, R. M. B. et al. (2019). Entrepreneurship and Nursing: integrative review. RevistaBrasileira de Enfermagem. 72(1). 321-330.
Coutinho, T. (2018). Como surgiu o empreendedorismo e 6 formas de ser um empreendedor. https://www.voitto.com.br/blog/artigo/empreendedorismo-o-que-
Demo, G. et al. (2018). Políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações: cenário da produção nacional de primeira linha e agenda de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR. 16(2). 250-263.
Fonseca, F. S. M. et al. (2019). Uso de fontes de informação por gestores de startups. Perspectivas em Ciência da Informação. 24(1).
Gil, A. C. (2020). Metodologia do Ensino Superior. Atlas.
Hashimoto, M. & Borges, C. (2020). Empreendedorismo: plano de negócios em 40 lições. Saraiva Educação.
Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2021). Metodologia do Trabalho Científico. Atlas.
Marques, V, A. (2020). Estratégia do Marketing Digital no Contexto do Mercado de Varejo Físico: O caso da Empresa Tânia na Cidade da Vitória de Santo Antão (PE). CPMARK- Caderno profissional de Marketing UNIMEP,8 (2). 22-39.
Morsch. J. A. (2020). Veja as 7 dicas para organizar sua agenda online. https://telemedicinamorsch.com.br/blog/agenda-medica.
Netto, M. V. P. (2019). Empreendedorismo e Gestão de Clínicas Médicas Particulares: O caso de uma Clínica de Terapia Renal Substitutiva. Brazilian Journal of Development. 2(3). 1941-1952.
Pavaroni, E. (2022). Médicos startupeiros e a sereia do empreendedorismo. https://academiamedica.com.br/blog/medicos-startupeiros-e-a-sereia-do-empreendedorismo
Santos, L. P. (2022). O perfil empreendedor feminino no mercado de trabalho e suas competências profissionais no gerenciamento de negócios em Sergipe. Univeridade Federal de Sergipe. 64.
Sator, S. M. et al. (2022). As capacidades empreendedoras de um gestor de logística internacional e efeitos da covid-19 nos processos: um estudo de caso. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1).
Tomé, L. M. & Aidar, M. M. (2019). Relevante, porém escasso: panorama do ensino de empreendedorismo nas escolas médicas. FGVI. 96.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Vinicios da Carvalho de Souza; Lisiane Pires Martins dos Santos; Silvana de Oliveira Freire; Izane Luiza Xavier Carvalho Andrade; Alice Lima Rosa Mendes; Deuzuíta dos Santos Freitas Viana; Suely Moura Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.