Apontamentos sobre a colônia Princesa Dona Isabel: hospedagem e história de Bento Gonçalves/RS
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32540Palavras-chave:
Bento Gonçalves; História; Hospedagem; Colônias oficiais; Imigração Italiana.Resumo
O presente estudo tem como objetivo trazer dados da formação e o desenvolvimento de um dos maiores destinos turísticos do Rio Grande do Sul, o município de Bento Gonçalves ainda na condição de Colônia Imperial. Princesa Dona Isabel foi a denominação do atual Município de Bento Gonçalves, enquanto Colônia oficial, entre os anos de 1870 aos de 1884. Nascida como Colônia Imperial, hoje Bento Gonçalves se destaca no cenário nacional como o principal destino do Enoturismo do Brasil. Explorar os primeiros anos desta colônia pode jogar luzes sobre o turismo, pois faz parte do terceiro setor que movimenta a economia da cidade. A pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, pretende contribuir acerca da história do município e do turismo, uma vez que o setor tem se valido da história e da cultura como atrativos turísticos e formação de novos roteiros. O estudo investiga as primeiras hospedagens e discute o papel dos barracões na ocupação inicial da imigração italiana na região.
Referências
De Boni, L. A. (1985) Bento Gonçalves era assim. EST.
Caprara, B. S, & Luchese, T. Â. (2005) Da Colônia Dona Isabel ao Município de Bento Gonçalves 1875 a 1930. VISOGRAF.
Cervo, A. L. (1992) As relações históricas entre o Brasil e a Itália: o papel da diplomacia. Brasília: ed. Universidade de Brasília. Instituto Italiano di Cultura.
Giron, L. S. (1994) As sombras do littorio: o fascismo no Rio Grande do Sul. ed. Parlenda.
Herédia, A. C. G. (2004). Humanismo de Hoje: ser imigrante no universo da vida. EDUCS.
Herédia, V. B. M, & Paviani, N. M. S. (2003) Língua, cultura e valores: um estudo da presença do humanismo latino na produção científica sobre a imigração italiana no sul do Brasil. EST.
Iotti, L. (2001) Horn. (org.). Imigração e Colonização: legislação de 1747 a 1915. Assembleia Legislativa do Estado do RS. EDUCS.
Lorenzoni, J. (1975). Memórias de um imigrante italiano. Sulina.
Manfroi, O. (1975). A colonização italiana no Rio Grande do Sul: implicações econômicas, políticas e culturais. GRAFOSUL.
Paris, (1999). Assunta de. Memórias: Bento Gonçalves – RS. Bento Gonçalves: arquivo público e histórico municipal.
Pesavento, S. J. (1994). História do Rio Grande do Sul. ed. Parlenda.
Seyferth, G. (2015) A política de colonização, os imigrantes e o nacionalismo. 35-37. In: Herédia, Vania. Beatriz. Merlotti., Radunz, Roberto. (Orgs). Imigração e sociedade: fontes e acervos da imigração italiana no Brasil. EDUCS.
Zardo, M. de F. D. S., Zanatta, M. F, Lunelli, M. D’M., & Pompermayer, C M C. (1995) Barracão: um pedaço esquecido da história. EDUCS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carlos Henrique Monschau Funck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.