Cuidados farmacêuticos para pacientes com diabetes mellitus no sistema único de saúde (SUS): revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35657Palavras-chave:
Atenção farmacêutica; Diabetes mellitus; Acompanhamento farmacoterapêutico.Resumo
O Brasil é o 6º país com mais incidência de diabetes no mundo, com 15,7 milhões de pessoas com a doença. A diabetes mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos. Temos vários tipos de diabetes como a diabetes mellitus tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional. Esse estudo vai abordar sobre os benefícios do cuidado farmacêutico a pacientes diabéticos. Tendo como objetivo principal demonstrar a importância do farmacêutico em realizar o acompanhamento farmacoterapêutico a pacientes com diabetes mellitus, com a finalidade de avaliar o paciente, o uso dos medicamentos, que são utilizados para que não tenha interações medicamentosas a fim de garantir excelentes resultados na farmacoterapia e no controle da glicemia trazendo melhora na qualidade na qualidade de vida do paciente. O estudo trata - se de uma revisão integrativa da literatura, artigos publicados entre os anos 2017 a 2022, compreendendo um período de cinco anos. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo, Medline, Google acadêmico e também em revistas que publicaram sobre o tema cuidados farmacêuticos a pacientes com diabetes mellitus. Após a pesquisa observamos que o farmacêutico auxilia em diversos problemas relacionados à terapia, assim o papel do profissional farmacêutico é indispensável no acompanhamento de pacientes com diabetes, onde traz benefícios ao paciente, visando à melhora da farmacoterapia, orientando o paciente sobre o controle glicêmico, evitando interações medicamentos e os possíveis efeitos que a diabetes mellitus pode trazer ao paciente.
Referências
Asenjo C. C., & Camac L. A. (2020). O uso da metformina na gravidez: uma revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 42, 2082-2082.
Alvaro, L. (2021). Diabetes Mellitus. https://alvaro.com.br/dicas-de-saude/diabetes-mellitus
Brasil. (2020). Diretrizes sociedade brasileira de diabetes 2019-2020. Clannad editora científica.
Barros, D. S. L., Silva, D. L. M., & Leite, S. N. (2019). Serviços farmacêuticos clínicos na atenção primária à saúde do Brasil. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Fiocruz.
Bayer, M., & Borba, H. H. L. (2021). Impacto do cuidado farmacêutico nos desfechos clínicos de um paciente com diabetes tipo 2 em uso de insulina: relato de caso. Santa Maria, 47.
Bertonhi, L. G., & Dias, J. C. R. (2018). Diabetes Mellitus tipo 2: aspectos clínicos, tratamentos e conduta dietoterapêutica. Revista Ciências Nutricionais Online, 2 (2), 1-10.
Corralo, V. S., et al., (2018). Polifarmácia e fatores associados em idosos diabéticos. Revista de Salud Pública, 20, 366-372.
Dimeglio, L. A., Evans-Molina, C., & Oram., R. (2018) A Type 1 Diabetes. Lancet, London, England, 391, 2449-2462.
Da Silva, A., Rhavana, D., et al., (2020). Assistência farmacêutica em unidades básicas de saúde: um foco no serviço farmacêutico. Brazilian Journal of Health Review, 3 (4), 9897-9911.
Ferreira, D. L., et al., (2019). O efeito das equipes multiprofissionais em saúde no Brasil em atividades de cuidado com o diabetes. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 17, 91-91.
Franco, S. M. J., De Jesus, F. M., & Abreu, C. R. C. (2020). Papel do farmacêutico no controle glicêmico do paciente diabético. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 3(7), 636-646.
International Diabetes Federation. (2019). IDF diabetes atlas. 9th. ed. International Diabetes Federation.
Melgarejo, A. P. (2019). Consultório farmacêutico: atuação e contribuição do farmacêutico no acompanhamento de pacientes com problemas de saúde. Trabalho de Curso de Farmácia, Universidade Federal de Mato Grosso.
Moraes, D. P. B., et al., (2017). Aporte farmacêutico a portadores de diabetes tipo II. Revista Transformar. 10, 152-169.
Moreira, T. J., & Santos, P. L., (2020). Impacto da atenção farmacêutica no manejo de pacientes diabéticos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 6, 96-110.
OMS. Organização Mundial da Saúde. (2021) Dados e estatísticas sobre diabetes.
Repolho, K. T. F. (2019). Atuação do Farmacêutico com Impacto do Acompanhamento Farmacoterapêutico aos Pacientes Portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2: Uma Revisão Sistemática. Trabalho de Conclusão de Curso em Farmácia, Universidade Federal do Amazonas.
Rossaneis, M. A., et al., (2019). Fatores associados ao controle glicêmico de pessoas com diabetes mellitus. Ciência & Saúde Coletiva. 24, 997-1005.
Santana, D. P. H., Taveira, J. D. C. F., & Eduardo, N. (2019). A importância da atenção farmacêutica na prevenção de problemas de saúde. Revista de Iniciação Científica e Extensão. 2 (1), 59-60.
Silva, B. B., et al (2021). A importância do pré-natal na prevenção de complicações materno-fetais do diabetes mellitus gestacional. Revista Eletrônica Acervo Científico. 27, 7588-7588.
Sociedade Brasileira de Diabetes. (2017). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018. In: Egídio OJ, Oliveira P, SV Junior RMM, editors. São Paulo: Clannad.
Spiguel., & Rossana., (2017). Farmacêutico na saúde pública gera economia para o SUS: Quais são as atribuições dos farmacêuticos no SUS? Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Streb, A. R., et al., (2020). Associação entre a prática de atividade física em diferentes domínios e o uso de insulina em adultos e idosos com diabetes no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(11), 4615-4622.
Tonin, F. S., Wiecek, E., Torres-Robles, A., Pontarolo, R., Benrimoj, S., Fernandez-Llimos, F., & Garcia- Cardenas, V., (2019). Uma técnica inovadora e abrangente para avaliar diferentes medidas de adesão a medicamentos: A meta-análise de rede. Pesquisa em Farmácia Social e Administrativa. 15 (4), 358-365.
Torres, H. D. C., Pace, A. E., Chaves, F. F., Velasquez-Melendez, G., & Reis, I. A. (2018). Avaliação dos efeitos de um programa educativo em diabetes: ensaio clínico randomizado. Revista de Saúde Pública .52.
Whiting, D. R., et al., (2021). Diabetes atlas: global estimatis of the prevalence of diabetes for 2021 and 2045 Diabetes res clin pract.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geovana Pinholi Bressan; José Roberto Alves Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.