Os desafios e entraves do assistente social na saúde
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i14.35766Palavras-chave:
Saúde; Assistente social; Dificuldades.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender como foi a inserção do assistente social na política de saúde pública, onde irá analisar a trajetória do Sistema Único de Saúde e as dificuldades e entraves que o profissional de serviço social, teve ao adentrar nessa área. Buscando a cada dia enfrentar um processo de revisão na formação profissional trazida para uma discussão do trabalho em saúde. A pesquisa trata-se de um estudo realizado através de uma revisão integrativa da literatura. Utilizou das bases de dados Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-americana, Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), o Google acadêmico como também a base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), não teve um recorte temporal, mais foi publicado todos em português. Nos resultados foram encontrados 13 (treze) artigos os quais foram encontrados dois descritores da ciência que vai abordar sobre o Assistente Social e Saúde Pública, considerando sua particularidade disciplinar na saúde e a reconstrução do objeto privilegiando o aspecto formativo. Nesse contexto, bem longe de oferecer resultados conclusivos, pretendemos fomentar a reflexão crítica sobre as nuances e percalços que o assistente social perpassa para desburocratizar as demandas posta na saúde para esse profissional.
Referências
Abreu, M. M. (2004) A dimensão pedagógica do Serviço Social: bases histórico-conceituais e expressões particulares na sociedade brasileira. Revista Serviço Social e Sociedade. (79), 43-71.
Brasil. Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf
Bravo, M. I. S. Serviço Social e reforma sanitária: lutas sociais e práticas profissionais.: Cortez, 1996.
Bravo, M. I. S.; & Menezes, J. S. B. de. A saúde no governo Lula e Dilma: algumas.
Cabarcas, E. J. C.; & Santos, S. A. D. dos. (2021) Serviço Social e Saúde: o Trabalho do Assistente Social nas Equipes de Saúde da Família. Trabalho de Conclusão de Curso.
Carvalho, G. Saúde Pública, Disponível no site: https://www.scielo.br/pdf/ea/v27n78/02.pdf.
Conselho Federal De Serviço Social, Parâmetros para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. CFESS -2010. Brasília. http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf.
Correia, M. V. C. (2005) Desafios para o Controle Social: subsídios para capacitação de conselheiros de saúde. Fiocruz.
Costa, M. D. H. da. (1998) Os serviços na contemporaneidade. In: Fernandes, A. El. S. da Mota (org.). A nova fábrica de consensos. Cortez.
Gil, A. C. (2016). Como elaborar projeto de pesquisa.
Iamamoto, M. V. (2007) Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. Cortez.
Iamamoto, M.V.; Carvalho, R. (1983) Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Cortez/CELATS, 1983.
Martinelli, M. L et al. (1998). O Uno e o múltiplo nas relações entre as áreas do saber.: Cortez/Educ.
Martins, M. de F. M. et al. (2018) Estudos de revisão de literatura.
Matos. (2006) Assessoria e Consultoria: Reflexões para o Serviço Social. In: Bravo, M. I. S., & Matos, M. C. (orgs). Assessoria, Consultoria e Serviço Social. 7 letras.
Mbrhy, E. E. (1997) O SUS e um dos seus dilemas de mudar a lógica do processo de trabalho (um ensaio sobre a micropolítica do processo de trabalho em saúde). In: Fleury, S. Saúde e Democracia: a luta do Cebes. Lemos Editorial.
Mioto, R. C. T.; Nogueira, V. M. R. (2009) Sistematização, planejamento e avaliação das ações dos Assistentes Sociais no campo da Saúde. In: Mota, A. E. et al. (Org.). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. Cortez, 273-303.
Mioto, R. C. T.; Nogueira, V. M. R. (2013) Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional. Revista Katálysis, 16, 61-71.
Mota, A. E. et al. (2022) Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. Cortez Editora, 2022.
Mourão, A. M. A. et al (2006) A formação dos trabalhadores sociais no contexto neoliberal: o projeto das residências em Saúde da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. In: Mota, A. E. et al. (Org.). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. Cortez, 352-380.
Netto, J. P. (2008) Ditadura e Serviço Social, uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. (12a ed.), Cortez.
Rosa, L.C. S et al. (2006) O Serviço Social e a Resolução 196/96 sobre ética em pesquisas envolvendo seres humanos. Serviço Social & Sociedade. São Paulo, Cortez, (85) 62-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Radiana Brasil Pereira; Roberta Bezerra Alencar; Maria Maglinalda Figueiredo de Sousa; Fernanda Afonso Varelo Araújo ; Reginalda Francisca de Oliveira ; Simony Maria da Silva Costa ; Hayanne Alves de Lima; Ariane Beserra Campos; Marilene dos Santos da Silva ; Maria Fabiana de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.