Importância da educação continuada para os profissionais de enfermagem no semiárido piauiense

Autores

  • Amadeus Galvão Rêgo Costa Universidade Estadual do Piauí
  • Janaína Alvarenga Aragão Universidade Estadual do Piauí
  • Luciano Silva Figueirêdo Universidade Estadual do Piauí
  • Laessio Alvarenga Aragão Universidade Estadual do Piauí
  • Jeisy dos Santos Holanda Universidade Estadual do Piauí
  • José Geovânio Buenos Aires Martins Universidade Estadual do Piauí
  • Evandro Alberto de Sousa Universidade Estadual do Piauí
  • Nadjane Bezerra de Sousa Universidade de Fortaleza
  • Erminia Medeiros Macedo Universidade Estadual do Piauí
  • Juliana Barbosa Dias Maia Universidade Estadual do Piauí
  • Manoel Cícero Ribeiro Júnior Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3637

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Profissionais de Saúde.

Resumo

O presente estudo objetivou Conhecer a importância da Educação Continuada na percepção dos enfermeiros do Hospital Regional Justino Luz; Identificar as percepções dos enfermeiros acerca da importância da Educação Continuada; Averiguar a participação do enfermeiro no desenvolvimento da Educação Continuada na instituição; e Relacionar a Educação Continuada como possível melhoria profissional. Realizado no Hospital Regional Justino Luz, no município de Picos/PI. Os voluntários da pesquisa constituíram-se em 25 profissionais, sendo todos enfermeiros de diversas unidades assistenciais. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, contendo perguntas objetivas para identificação e perguntas abertas, onde o entrevistado teve a liberdade para falar, escrever e expressar suas percepções. Os dados foram tabulados no Excel da Microsoft 2010, analisados em gráficos e apresentados em forma de pizzas para melhor representação e comparação dos resultados. O estudo permitiu constatar a importância da Educação Continuada para os profissionais de enfermagem em uma organização hospitalar para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências profissionais.

Biografia do Autor

Amadeus Galvão Rêgo Costa, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí

Janaína Alvarenga Aragão, Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Gerontologia Biomédica e Professora pela Universidade Estadual do Piauí

Luciano Silva Figueirêdo, Universidade Estadual do Piauí

Professor Doutor da Universidade Estadual do Piauí

Laessio Alvarenga Aragão, Universidade Estadual do Piauí

Graduado em Letras / Português pela UESPI com especialização em Estudos Linguísticos Literários

Jeisy dos Santos Holanda, Universidade Estadual do Piauí

Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Piauí

José Geovânio Buenos Aires Martins, Universidade Estadual do Piauí

Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira

Evandro Alberto de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Serviço Social e professor da Universidade Estadual do Piauí

Nadjane Bezerra de Sousa, Universidade de Fortaleza

Mestranda  do Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR 

Erminia Medeiros Macedo, Universidade Estadual do Piauí

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí e professora da Universidade Estadual do Piauí

Juliana Barbosa Dias Maia, Universidade Estadual do Piauí

Professora Doutora da Universidade Estadual do Piauí

Manoel Cícero Ribeiro Júnior, Universidade Estadual do Piauí

Possui mestrado em ensino de biologia pelo programa PROFBIO UFMG / UESPI. atua como professor de redes estaduais de ensino dos estados do Piauí e do Maranhão. Possui experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em docência para o ensino médio.

Referências

Aragão, J.A., Figueiredo, L.S.&Moura, S.R.M.G. et al. (2006) Importância da Educação Continuada na melhoria da qualidade da assistência de enfermagem no Hospital Regional Justino Luz, Picos - PI. Encontro Interdisciplinar de Pesquisa em Picos. Picos, EDUFPI.

Bezerra, A.L.Q. et al. (2012). O processo de educação continuada na visão de enfermeiros de um hospital universitário. Rev. Eletr. Enf. 14(3). p.618-25. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v14/n3/pdf/v14n3a19.pdf. Acesso em: 08 dez. 2019.

Carvalho, G, Rosemburg, C.P &Buralli, K.O. (2000). Avaliação de ações e serviços de saúde. Mundo Saúde. 24(1): 72-88.

Farah, B.F. (2003). Educação em serviço, educação continuada, educação permanente em saúde: sinônimos ou diferentes concepções? Revista APS, 6(2).p.123-125.

Fernandes, I.M.A. (2010). A Educação Continuada com os Profissionais da área da Enfermagem. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade do Oeste Paulista UNOESTE: Presidente Prudente - São Paulo.

Flores, L. M. M.; Ilha, N. L. P. (2001). Educação continuada em enfermagem. DisciplinarumScientia. Série: Ciên. Biol. e da Saúde, Santa Maria, 2(1). p.79-86. Disponível em: < http://sites.unifra.br/Portals/36/CSAUDE/2001/educacao.pdf>.Acesso em: 28 fev.2014.

Garcia, C.T.F.(2014). O sistema de educação continuada em um hospital como estratégia para desenvolvimento de competências profissionais: uma análise a partir das percepções da equipe de enfermagem. TCC de pós-graduação em Gestão de Pessoas (MBA – EaD). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI. Ijui, RS. 64f.

Gil, A. C. (2001).Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas..

Lazzari Dd, Schmidt N, Jung W. (2012). Educação continuada em unidade de terapia intensiva na percepção de enfermeiras Rev. Enferm. UFSM. 2(1). 88-96.

Lorencette, D. A. C. (2002). A importância e proposta de indicadores para a avaliação dos serviços de educação continuada segundo gerentes dos serviços de enfermagem. 189f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; Curso de pós-graduação em Enfermagem, São Paulo, 2002.

Luz, S. (2000). Educação continuada: estudo descritivo de instituições hospitalares. Mundo saúde (Impr.)(1995), 24(5), p. 343-51

Mariângela B.R.. A importância do treinamento para a equipe de enfermagem.

Minayo, M. C. S. (2007). O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC.

Paschoal As, Mantovani Mf, Méier Mj. (2007). Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital de ensino. RevEscEnfermUSP.41(3):478-84.

Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 Abril 2020.

Silva, M. J. P. et al. (1989). Educação continuada: estratégias para o desenvolvimento do pessoal de enfermagem. Rio de Janeiro: Marques – Saraiva.

Downloads

Publicado

27/04/2020

Como Citar

COSTA, A. G. R.; ARAGÃO, J. A.; FIGUEIRÊDO, L. S.; ARAGÃO, L. A.; HOLANDA, J. dos S.; MARTINS, J. G. B. A.; SOUSA, E. A. de; SOUSA, N. B. de; MACEDO, E. M.; MAIA, J. B. D.; JÚNIOR, M. C. R. Importância da educação continuada para os profissionais de enfermagem no semiárido piauiense. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e42973637, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3637. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3637. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde