Ações de promoção à saúde sobre suicídio no município de Campo Grande/MS: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3650Palavras-chave:
Suicídio; Saúde mental; Qualidade de vida; Educação em Saúde.Resumo
O suicídio é o ato intencional do indivíduo colocar fim a sua vida, considerado atualmente um problema de saúde pública que envolve fatores socioculturais, históricos, psicossociais e ambientais. Este estudo objetiva, a partir do uso de estratégias educativas, divulgar informações preventivas sobre o suicídio, enfatizando a conscientização das pessoas para o impacto deste ato. Trata-se de um relato de experiência com abordagem descritiva, ocorrido em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, Brasil. As ações foram realizadas em locais públicos, desde a distribuição de panfletos, conversa com a população, peça teatral, mesa redonda, curso presencial, até a realização de palestras e rodas de conversa. Professores, técnicos e estudantes de diversos cursos superiores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desenvolveram todas as ações, direcionadas para a população em geral. As estratégias de educação em saúde desenvolvidas alcançaram 5.758 pessoas, permitindo o relato de diversas experiências e possibilitando que as pessoas refletissem e compartilhassem suas atitudes, sentimentos e comportamentos, como sensação de impotência, sofrimento e vulnerabilidade emocional dos envolvidos. Portanto, a execução de atividades educativas que promovam a saúde mental e abram espaços para a população discutir sobre suicídio devem ser estimuladas, assim como novos estudos e pesquisas para fortalecer a capacidade de elaboração de políticas públicas.
Referências
Abreu KPD, Lima, MADDS, Kolrausch, E, Soares, JF. (2010). Comportamento Suicida: Fatores de Risco e Intervenções Preventivas. Revista Eletrônica de enfermagem, 12(1), 195-200.
Alves, MAG. (2014). Prevenção da Tentativa de Suicídio e Promoção da Saúde Mental Entre Crianças e Adolescentes do Município de Matozinhos. Dissertação de Mestrado, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte.
Barbosa, FDO, Macedo, PCM, Silveira, RMC. (2011). Depressão e o Suicídio. Revista Soc. Bras. Psiq. Hospitalar, 14(1), 03.
Borges, VR, Werlang, BSG, Copatti M. (2008). Ideação Suicida em Adolescentes de 13 a 17 anos. Revista do Departamento de Ciências Humanas. 28, 109-123.
Botega, NJ. (2014). Comportamento Suicida: Epidemiologia. Revista Psicologia USP, 25(3), 231-236.
Braga, LDL, Aglio, DDD. (2013). Suicídio na Adolescência: Fatores de risco, depressão e gênero. Contextos Clínicos, 6(1), 2-14.
Brasil. (2001). Lei no 10.216, de 6 de abril de 2001. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm
Brasil. (2017). Ministério da Saúde. Agenda de Ações Estratégicas para a Vigilância e Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde no Brasil. Disponível em: https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/cartilha_agenda-estrategica-publicada.pdf
Cancheski, J, Costa, FB, Ferrante, FGD, Fronza, JL. (2016). Prevenção da Ideação Suicida em Profissionais na Área da Segurança Pública. Anais do EVINCI- UniBrasil, 2(2), 1-10.
Centro de Valorização da Vida. (2020). Disponível em: https://www.cvv.org.br/
Conselho Federal de Psicologia. (2013). Suicídio e os Desafios para a Psicologia. Brasília: Liberdade de Expressão.
Conte, M, Meneghel, SN, Trindade, AG, Ceccon, RF, Hesler, LZ, Cruz, CW, Soares, R, Pereira, S, Jesus, I. (2012). Programa de Prevenção ao Suicídio: Estudo de Casos em um Município do Sul do Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, 17(8), 2017-2026.
Durkheim, E. (1982). O Suicídio: um Estado Sociológico. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Gil, AC. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Lima, RT, Barros, JCD, Melo, MRAD, Sousa, MGD. (2000). Educação em Saúde e Nutrição em João Pessoa, Paraíba. Rev. Nutrição, 13(1), 29-36.
Loureiro, PRA, Moreira, TB, Sachsida, A. (2013). Os Efeitos da Mídia Sobre o Suicídio: uma Análise Empírica para os Estados Brasileiros. Rio de Janeiro: Ipea.
Opas. (2018). Folha informativa: suicídio. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839
Pereira, CCM, Botti, NCL. (2017). O Suicídio na Comunicação das Redes Sociais Virtuais: Revisão Integrativa da Literatura. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 17, 17-24.
Sampaio, D, Telles-Correia, D. (2013). Suicídio nos Mais Velhos: Fundamental Não Esquecer! Revista Científica da Ordem dos Médicos, 26(1), 1-2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.