Análise da água do canal da Avenida Visconde de Souza Franco na cidade de Belém-PA
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3754Palavras-chave:
Baía do Guajará; Qualidade da água; Parâmetros físico-químicos.Resumo
O desenvolvimento urbano e o crescimento desordenado da população têm causado diversos impactos negativos sobre os recursos naturais, principalmente os recursos hídricos, particularmente se tratando de qualidade das águas e o modo como estão sendo geridas. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre a caracterização hídrica, com ênfase nas características físicas, químicas e biológicas das águas do canal da Avenida Visconde de Souza Franco na cidade de Belém-Pará. Os parâmetros analisados foram estabelecidos de acordo com a resolução n°357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e as diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes. Neste estudo, além dos parâmetros da Resolução n°357/2005, foram considerados os requisitos estabelecidos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) para a checagem da condutividade no corpo d’água, para a caracterização das águas do canal da Doca que deságuam na Baía do Guajará, Belém-PA. A partir da análise dos parâmetros de qualidade do corpo d’água, foi possível verificar desvios de padrões nas características físico-químicas e bacteriológicas no canal da Av. Visconde de Souza Franco, identificando o lançamento irregular de esgotos domésticos e industriais.
Referências
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. (2018) Variáveis de qualidade das águas. Disponível em: <https://cetesb.sp.gov.br/aguas-interiores/wp-content/uploads/sites/12/2019/10/Ap%C3%AAndice-D_-%C3%8Dndices-de-Qualidade-das-%C3%81guas.pdf>. Acesso em: 16 de abril de 2020.
Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA. (2005). Resolução Conama nº 357/2005. Disponível em: < http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459 >. Acesso em: 16 de abril de 2020.
Derisio, J. C. (2000). Introdução ao controle da poluição ambiental. São Paulo: 2°ed. Signus.
Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. (2003). Cianobactérias tóxicas na água para consumo humano na saúde pública e processos de remoção em água para consumo humano. Brasília: Ministério da Saúde: Fundação Nacional de Saúde.
Jordão, C. A. & Pessoa, E. P. (2006). Tratamento de Esgotos Domésticos – 2ª Ed. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia e Ambiental: BNH.
Veronez, B. P. (2011) Análise da influência da precipitação pluviométrica e do uso do solo sobre a qualidade da água em microbacias hidrográficas no Nordeste paraense, Amazônia oriental. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo.
Guerra, A. J. & Cunha, S. B. (2004). Impactos ambientais urbanos no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.