Enfermeiro do trabalho na prevenção de riscos biológicos ocupacionais: uma revisão de literatura no âmbito hospitalar

Autores

  • Wanderson Alves Ribeiro Universidade Iguaçu
  • Carlos Eduardo Abreu de Lima Souza Universidade Iguaçu
  • Vanessa Lúcio Dias da Conceição Universidade Iguaçu
  • Denilson da Silva Evangelista Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3873

Palavras-chave:

Enfermagem; Saúde do trabalhador; Riscos biológicos.

Resumo

O enfermeiro do trabalho atribui-se de forma significativa no âmbito hospitalar o desenvolvimento de ações para medidas de segurança, detecção e minimização dos riscos ocupacionais de acordo com a atividade realizada e os agravos biológicos a que estão expostos os profissionais de enfermagem, com o objetivo de melhorar as condições laborais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com objetivo de descrever a atuação do enfermeiro do trabalho para a redução do risco biológico no âmbito hospitalar. Após a associação de todos os descritores foram encontrados 151 artigos, excluídos 138 e selecionados 13. Posterior à leitura reflexiva emergiram quatro categorias: Principais eventos adversos biológicos; O Enfermeiro do Trabalho na prevenção dos riscos ocupacionais. Dentre os riscos a que os trabalhadores estão expostos ressalta-se a infecção hospitalar, a potencial transmissão do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV), do Vírus da Hepatite B (HBV) e da Hepatite C (HCV), além de outras ocorrências danosas a saúde do trabalhador. O papel do Enfermeiro do trabalho passou por transformações e evoluções, sendo hoje considerado um profissional de extrema importância para qualquer organização, à medida que por meio de sua orientação e atenção, seja prevenido os acidentes e doenças laborais e também aconteça a promoção da saúde dos trabalhadores. Conclui-se que o enfermeiro tem a formação voltada para o gerenciamento além de estar apto a realizar procedimentos de menor e maior complexidade bem como prescrever ações, adotando medidas de precaução universal de biossegurança. Sua atuação prevê um planejamento estratégico, o que facilita para a elaboração de pesquisa de acidentes ocupacionais e consequentemente a prevenção destes.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ. Pós-Graduando em Alta Complexidade com ênfase em CTI (UNIGRANRIO0; Saúde da Família (UNIRIO); Informática em Saúde (UNIFESP); Nefrologia Multidisciplinar (UFMA); Pediatria e Neonatologia (FAVENI); Enfermagem em Oncologia (IBRA); Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ); Enfermagem em Estomaterapia (UERJ). Professor Substituto no Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Docente do Curso de Graduação da UNIG e UCB. E-mail: nursing_war@hotmail.com

Carlos Eduardo Abreu de Lima Souza, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Docente no curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu. E-mail: carlos.souza@campus1.unig.br

Vanessa Lúcio Dias da Conceição, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu. E-mail: carlos.souza@campus1.unig.br

Denilson da Silva Evangelista, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Graduando em Enfermagem pela Universidade Iguaçu. Preceptor do curso de graduação em Enfermagem da UNIG; Enfermeiro no Hospital Carlos Chagas; enfermeiro Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF) Ramon Pereira de Freitas; Pós-Graduando em Enfermagem em Alta Complexidade pela UNESA. E-mail: denilsonevan@gmail.com

Referências

Brasil. (2009). Ministério do Trabalho e do Emprego. NR-4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Ministério da Saúde; 2009.

Silva, NL & Amaral, MS. (2017). Norma Regulamentadora 04: aliada ou inimiga do Enfermeiro do Trabalho. Revista Científica FacMais; 5(3): 63-78

Matos, DAR, Silva, SOP & Lima, CB. (2017) Enfermagem do Trabalho: abordando competências e habilidades para a atuação do Enfermeiro. Rev. Temas em Saúde; 17(3): 204.

Campos, ALA & Gutierrez, PSG. (2005). A assistência preventiva do enfermeiro ao trabalhador de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem; 58(4): 458-461

Fonoaudiologia na Saúde do Trabalhador. Boletim Número 6 – Setembro/Dezembro de 2011. Disponível em: <http://www.cesteh.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/boletim_ 6.pdf> Acesso em: 10 fevereiro de 2020.

Rezende, M. Agravos à saúde de Auxiliares de Enfermagem resultantes da exposição ocupacional aos Riscos Físicos. (2003). Dissertação de Mestrado (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP). Ribeirão Preto.

Jesus CS, Pinto IS, Reis JLB, Fernandes J, Santos R, & Soares, ES. (2017). Atuação do enfermeiro do trabalho na redução de riscos biológicos no âmbito hospitalar. Rev. Aten. Saúde.; 15(54): 100-107.

Costa, TF & Felli, VEA. (2004) Acidentes do trabalho com substâncias químicas entre os trabalhadores de Enfermagem. Rev. Bras. Enferm.,Brasília (DF) maio/jun,; 57(3): 269-273.

Gil, A.C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo. Ed. Atlas.

Gonçalves, K. O. S. et al. (2019). Riscos e circunstâncias de acidentes com material biológico com o trabalhador de enfermagem. Revista Enfermagem Atual InDerme, v. 87, n. 25.

Minayo, M.C.S. (2013) O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo, SP: Editora Hucitec.

Aragão, JÁ, Fontes, LM, Aragão, ICS, Aragão, FMS & Reis, FP. (2019) Exposição ocupacional a fluidos biológicos em acidentes com perfurocortantes na equipe de enfermagem hospitalar. Enferm. Foco; 10 (1): 58-64.

Albuquerque, SGE, Castro, RD, Ferreira, GLS & Oliveira, KL.(2015). Fatores de risco à segurança do enfermeiro na unidade de terapia intensiva de um hospital geral. Rev Bras Ciên Saúde; 19(2): 135-42.

Andrade, AL, Silva, MZ & Netto, MT. (2015) Clima de Segurança no Trabalho Hospitalar: adaptação de medida (ClimaSeg-H). Aval Psicol. [online]. 14(2): 261-271.

Silva, PLN, Carvalho, LM, Mendonça, JMG, Gonçalves, RPF, Souto, SGT & Torres, MR. (2016). Análise dos acidentes de trabalho na equipe de enfermagem: uma revisão integrativa. Rev Fundam Care.; 8(4): 5163-76.

Donatelli, S, Vilela, RAG, Almeida, IM & Lopes, MGR. (2015) Acidente com material biológico: uma abordagem a partir da análise das atividades de trabalho. Saude Soc. [online]; 24(4): 1257-72.

Gonçalves, LS & Kuroba, DS. (2017) Atribuições do Enfermeiro do Trabalho na prevenção de riscos ocupacionais. Portal web artigos.com. Artigo publicado em 25 de Julho de 2017.

Rodrigues, PS, Sousa, AFL, Magro, MCS, Andrade D, & Hermann PRS. (2017). Occupational accidents among nursing professionals working in critical units of an emergency service. Esc. Anna Nery. v. 21 n.2.

Downloads

Publicado

03/05/2020

Como Citar

RIBEIRO, W. A.; SOUZA, C. E. A. de L.; CONCEIÇÃO, V. L. D. da; EVANGELISTA, D. da S. Enfermeiro do trabalho na prevenção de riscos biológicos ocupacionais: uma revisão de literatura no âmbito hospitalar. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e174973873, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3873. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3873. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde