O uso das tecnologias digitais para pessoas com deficiência nas escolas públicas pós – pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i1.39533Palavras-chave:
Educação inclusiva; Tecnologias; Pandemia.Resumo
A pandemia do COVID-19 trouxe inúmeras mudanças nos sistemas educacionais, especialmente no que diz respeito ao uso de tecnologias. Um dos desafios das escolas públicas foi justamente o uso dessas tecnologias, em especial no que diz respeito ao ensino de alunos com necessidades especiais. Este trabalho, através de uma revisão da literatura, teve como objetivo discutir o uso das tecnologias digitais na educação voltada para alunos com necessidades especiais após o período pandêmico. A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação em ambientes educacionais favorece a conscientização, aceitação e compreensão dos alunos com deficiência, bem como a formação de professores em softwares aplicados ao ensino. Dessa forma, discute-se como as TICs ajudam a responder às necessidades educacionais especiais apresentadas pelos alunos com deficiência e, assim, buscar a inclusão dessas tecnologias na escola, resultando em novos cenários educacionais, novas estratégias de ensino e novas formas de aprender. Portanto, aponta-se que o uso das TIC na educação apresenta grandes vantagens para o aluno e para o professor que se enquadram em estratégias e propostas didáticas que promovem contribuições significativas para cada tipo de deficiência. Enquadrando assim as estratégias e propostas didáticas para a incorporação das TIC na sala de aula dentro do conceito de educação inclusiva que supõe a definição de objetivos e a busca de recursos que promovam contribuições significativas para cada tipo de deficiência e introduzam uma melhoria na qualidade educacional.
Referências
Có, E. P., Amorim, G. B., & Finardi, K. R. (2020). Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Revista docência e cibercultura, 4(3), 112-140.
da Silva, G. P., & Maio, E. R. (2021). Educação inclusiva no ensino remoto: fortalecendo o vínculo escola e família. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 8(1), 41-54.
da Silva, C. P., da Silva, D. M., da Silva, G. A., da Silva, J. V., de Lima, R. A. C. A., da Silva, J. B., ... & Silva, J. E. (2022). Aprendizagem e desempenho escolar: efeitos de uma educação inclusiva em tempos de pandemia. Research, Society and Development, 11(12), e411111234896-e411111234896.
Dias, É., & Pinto, F. C. F. (2020). A Educação e a COVID-19. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 28, 545-554.
Fiatcoski, D. A. S., & Góes, A. R. T. (2021). Desenho universal para aprendizagem e tecnologias digitais na educação matemática inclusiva. Revista Educação Especial, 34, 1-24.
Gandolfi, E., Ferdig, R. E., & Kratcoski, A. (2021). A new educational normal an intersectionality-led exploration of education, learning technologies, and diversity during COVID-19. Technology in Society, 66, 101637.
Gonçalves, A. S. T., & Sardagna, H. V. (2021). Gestão da educação inclusiva em tempos de pandemia pela COVID-19: um estudo de revisão teórica. Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs (SIEPEX), 1(10).
Lakatos, E. M., & Marconi, M. D. A. (2010). Fundamentos da metodologia científica. In Fundamentos da metodologia científica (pp. 320-320).
Lima, M. F. S.; Silva, R. L. (2022). A tecnologia assistiva e a educação inclusiva. In: Inclusão ou exclusão: os impactos na educação do século xxi e suas contribuições educacionais, digitais e sociais., p. 85, 2022.
de Amorim Lima, S. A., Santos, J. D. V., & Chagas, A. M. (2021). As Tecnologias E Mídias Digitais Como Dispositivos Eficazes Na Educação Inclusiva. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, (10).
Miranda, M. V. C., de Sousa, A. C. M., de Oliveira, J. S., & Miranda, M. V. C. (2020). Educação inclusiva, utilizando recursos da tecnologia da informação, nas escolas públicas de areia-pb, em tempos de pandemia. Anais do V CONAPESC. Campina Grande: Realize Editora.
Nery, É. S. S., & de Sá, A. V. M. (2020). Pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e desafios da utilização de tecnologias digitais e assistivas. Revista Baiana de Educação Matemática, 1, e202006-e202006.
Neta, A. D. S. O., do Nascimento, R. D. M., & Falcão, G. M. B. (2020). A educação dos estudantes com deficiência em tempos de pandemia de COVID-19: a invisibilidade dos invisíveis. Interacções, 16(54), 25-48.
de Oliveira, A. M. D., de Azevedo, D. K. S., & Viana, F. R. (2020). A educação especial na perspectiva da educação inclusiva em tempos de pandemia. Cadernos de Estágio, 2(1), 58-60.
Pinheiro, R. P., & Batista, D. L. (2020). A importância das tecnologias digitais no ensino de uma matemática inclusiva no contexto da educação profissional. Brazilian Journal of Development, 6(8), 62852-62866.
Rocha, G. F. S., & de Freitas Vieira, M. (2021). Educação inclusiva em tempos de pandemia: assistência aos estudantes da educação especial por meio da educação remota. Dialogia, (39).
Rocha, J. S., da Hora Correia, P. C., & Santos, J. Z. (2021). Jogos digitais e suas possibilidades na/para educação inclusiva. Revista Pedagógica, 23, 1-25.
dos Santos, S. O., dos Santos, M. L., & da Silva, T. S. (2021). A educação inclusiva e o atual contexto de pandemia. Revista Velho Chico, 1(2), 15-25.
da Silva, K. W., Bins, K. L. G., & Rozek, M. (2020). A educação especial e a COVID-19: aprendizagens em tempos de isolamento social. Educação, 10(1), 124-136.
dos Santos Soares, C., Menezes, K. M., & de Queiroz, F. M. M. G. (2021). Tecnologia assistiva digital com softwares livres e gratuitos: convergências para a educação inclusiva no Brasil. Revista Ibero-americana de Educação, 85(2), 141-160.
de Sousa, G. R., Borges, E. M., & Colpas, R. D. (2020). Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar, 5(1), 146-169.
Vitorino, M., & Gesser, V. (2021). Práticas tecnológicas na educação inclusiva durante a pandemia do COVID-19. Dialogia, (39).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eliêne Fernandes Pereira Alves; Jane Alves Cardoso; Thainá Lemes Cantuária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.