Contribuições da prática de psicólogos em hospitais: Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i8.39586Palavras-chave:
Psicologia Hospitalar; Psicologia; Hospital.Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar quais são as contribuições da prática de psicólogos que trabalham em hospitais a partir da literatura nacional; bem como descrever o processo de trabalho dos psicólogos de acordo com as discussões realizadas por artigos no âmbito nacional dos últimos cinco anos e refletir a partir das discussões da literatura acerca das potencialidades e os desafios inerentes ao trabalho desempenhado por psicólogos em hospitais. O presente trabalho é uma Revisão de Literatura - RL de abordagem Integrativa. No que concerne a etapa de coleta de dados a mesma aconteceu mediante consultas virtuais nos seguintes bancos de dados: Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). As buscas foram realizadas no mês de novembro de 2022, para tanto utilizou-se de descritores e/ou palavras chave. Por fim, a Análise de Conteúdo foi utilizada na etapa de análise das publicações selecionadas para este trabalho. Os resultados expressam pouco desenvolvimento de artigos científicos sobre o tema em questão, principalmente no nordeste e norte do país, ademais nos artigos selecionados que se enquadravam nos critérios de inclusão, foi possível observar as contribuições da atuação do profissional da categoria de psicologia em maternidades, serviço de Terapia Intensiva, a importância do acolhimento e de atendimento psicológico com pacientes estomizados.
Referências
Campos, T. C. P. (1995). Psicologia hospitalar: a atuação do psicólogo em hospitais. EPU.
Simonetti, A. (2004). Manual de psicologia hospitalar. Casa do psicólogo.
Tonetto, A. M. & Gomes, W. B. (2007). Competências e habilidades necessárias à prática psicológica hospitalar. Arquivos Brasileiros de
Psicologia, 59(1), 38-50.
Mendes, K. D. S.; Silveira R. C. C. P.; & Galvão C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a Incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, 17(4), 758-64.
Carvalho, J. S.; & Martins, A. M. (2015). A morte no contexto hospitalar: revisão de literatura nacional sobre a atuação do Psicólogo. Revista da SBPH, 18(2), 129-142.
Brizola, J. & Fantin, N. (2016). Revisão da literatura e revisão sistemática da literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, 3(2), 2016.
Paião, K. A. & da Costa, M. D. O. (2022) Papel do enfermeiro atuante na estratégia saúde da família na prevenção do câncer de próstata. Research, Society and Development, 11(16), e09111637898-e09111637898.
Cavalcante, A. P. C.; Nepomunceno, J. R.; Rodrigues, M. C. N. (2021). A Morte e a Atuação do Psicólogo no Contexto Hospitalar: um Relato de Experiência. Anais do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia.
Campos, C. J. G. (2004). Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista brasileira de enfermagem, 57, 611-614.
Brasil. (2013) Atenção hospitalar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Ministério da Saúde,
Simonetti, A. (2018). Manual de psicologia hospitalar. Casa do psicólogo.
Costa, J. F., (1989). Psicanálise e Contexto Cultural. Imaginário Psicanalítico, Grupos e Psicoterapias. (2. ed.), Campus.
Oliveira, I. F., Dantas, C. M., Costa, A. L. F., Alvarenga,A. R., Carvalho, D. B., & Yamamoto, O. H. (2004). O psicólogo nas unidades básicas de saúde: formação acadêmica e prática profissional. Interações, 9(17), 71-89.
Campos, T. (1988). O psicólogo em hospitais: aspectos de sua atuação em hospital geral. 1988. (Doutorado em Psicologia) – Pós-Graduação em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
Queiroz, L. L. G. D., Azevedo, A. P. B., Cherer, E. D. Q. & Chatelard, D. S. (2020). A psicologia na maternidade hospitalar: um relato de experiência. Fractal: Revista de Psicologia, 32, 57-63.
Langaro, F. (2017). “Salva o Velho!”: Relato de Atendimento em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos. Psicologia: Ciência e Profissão, 37, 224-235.
Alexandre, V., Vasconcelos, N. Á. D. O. P. D., Santos, M. A. D., & Monteiro, J. F. A. (2019). O acolhimento como postura na percepção de psicólogos hospitalares. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39.
Schneider, A. M. & Moreira, M. C. (2017). Psicólogo intensivista: reflexões sobre a inserção profissional no âmbito hospitalar, formação e prática profissional. Trends in Psychology, 25, 1225-1239.
Silva, N. M. et al. (2019). Estratégias de atendimento psicológico a pacientes estomizados e seus familiares. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Glória Vitória Batista Santana; Ana Beatriz Martins Silva; Jhulyane Cristine da Cunha Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.