Análise das perspectivas municipais com a efetividade da arrecadação do IPTU no município de Dianópolis-TO
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i5.41370Palavras-chave:
Despesa Pública; Prefeitura de Dianópolis-TO; IPTU; Orçamento Público; Receitas tributárias.Resumo
O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, de competência dos municípios, traz consigo uma responsabilidade para a gestão pública municipal em relação à arrecadação e destinação da sua receita. O presente trabalho tem como objetivo analisar a efetividade da arrecadação do IPTU em relação à perspectiva de aplicação da sua receita. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, em relação aos seus objetivos. Os objetos do estudo foram a área tributária municipal, seus instrumentos legais e o comportamento da arrecadação, bem como os subsídios para o aprimoramento da gestão tributária na gestão municipal. Para a análise dos dados foi aplicada a técnica do método indutivo. Os principais resultados obtidos mostram que a gestão municipal precisa se aperfeiçoar quanto à atualização da sua legislação, bem como melhorar a receita arrecada com IPTU. Ao se comparar a despesa com a destinação dos valores arrecadados nos últimos três anos, percebeu-se que a receita ainda é muito baixa. Ademais, quanto à destinação da receita do IPTU, há previsão constitucional e infraconstitucional quanto a sua destinação especifica, bem como percentuais que podem ser empregados a qualquer despesa.
Referências
Afonso, J. R., Araujo, E. A., & Nóbrega, M. A. R. (2010) O imposto predial e territorial urbano (IPTU) no Brasil. Um diagnóstico sobre o grau de aproveitamento do imposto como fonte de financiamento local. Documento de Trabajo. Cambridge, MA: Lincoln Institute of Land Policy.
Afonso, J. R. R., Araújo, E. A., & Nóbrega, M. A. R. da. (2013) O IPTU no Brasil: um diagnóstico abrangente. FGV Projetos, 4. https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/iptu_no_brasil_um_diagnostico_abrangente_0.pdf
Alexandre, R. (2017) Direito tributário – (11ª. ed.) rev. e atual. Salvador: Ed.JusPodivm.
Anjos. L. S., Corrêa, S. R. S., & Santos, I. Silva. (2018) IPTU Premiado: uma estratégia de arrecadação. Publicado em caderno de ciências sociais aplicadas – edição Ano XV, nº 26, jul/dez 2018. https://doi.org/10.22481/ccsa.v15i26.4493
Anselmo, J. L. (2013) Tributo municipal. Série Educação Fiscal para a Cidadania. Fundação Prefeito Faria Lima. Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal. São Paulo: Cepam.
Brandt, C. T. (2010) A criação de municípios após a Constituição de 1988 - Brasília a. 47 n. 187.
Bartine, C. (2020) Manual de prática tributária. (6a ed.), Forense; MÉTODO.
Brasil. (2012) Lei Complementar nº 141, de 13 de Janeiro de 2012, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp141.htm.
Brasil. (2006) Lei n.1000/2006 Planta Genérica de valores do município de Dianópolis.
Brasil. (1966) Código de Tributário Nacional. Lei nº 5. 172, de 25 de Outubro de 1966. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172compilado.htm.
Brasil. (1988) Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.
Cabral, Z. (2018) Contabilidade Pública: Estrutura, Análise e Interpretação. Clube de autores.
Cipriano, Z. P. C. (2019) Memórias Presentes nos Topônimos dos Bairros da Cidade de Dianópolis/TO. Revista Humanidades e Inovação 6(14) – 2019.
Crepaldi, G. S., & Crepaldi, S. A. (2013) Orçamento Público: Planejamento, Elaboração e controle. Saraiva.
Creswell, J. W. (2007) Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. (2a ed.): Artmed.
De Cesare, C. M., Fernandes, C. E., & Cavalcanti, C. B. (2015) Org. Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana: Caderno Técnico de Regulamentação e Implementação- Brasília: Ministério das Cidades.
Dianópolis. (2017) Lei 1388/2017 Código tributário do município de Dianópolis https://www.dianopolis.to.gov.br/transparencia.
Freire, M. P. A (2020) depreciação e sua repercussão econômica na base de cálculo do IPTU. 2020. 59f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE).
Gimenes, F. de S. F. (2020) Defasagem na planta genérica de valores imobiliários e impactos na arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano no município de Fortaleza.
Mazza, A. (2018) Manual de direito tributário – (4a ed.): Saraiva.
Menezes, A. H. N., Duarte, F. R., Carvalho, L. O. R., & Souza, T. E. S. (2019) Metodologia científica teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina, PE.
Moderno, B. D., Paiva, F. C., Valente, J. C., & Santander, J. M. S. (2017) O Imposto Predial Territorial Urbano: Considerações Gerais do IPTU. https://juliasantander.jusbrasil.com.br/artigos/316097163/o-imposto-predial-territorial-urbano
Montalvão, R. (2018) especial: há 30 anos, Constituição Federal incluiu o Município entre os Entes Federados. 2018, Artigo https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/especial-ha-30-anos-constituicao-federal-incluiu-o-municipio-entre-os-entes-federados
Nagashima, H. (2020) Para que serve o IPTU? Entenda mais sobre o imposto. (07 de Janeiro de 2020), https://emprestimosim.com.br/blog/para-que-serve-o-iptu/
Orlandi, E. P (2020).. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. (13a ed.): Pontes.
Paludo, A. V. (2013) Orçamento público e administração financeira e orçamentária e LRF – (4a ed.): Elsevier.
Paulsen, L. (2019) Curso de direito tributário completo – (10a ed.): Saraiva Educação.
Paulsen, L. (2017) Curso de direito tributário completo – (8a ed.): Saraiva.
Pimenta, L. (2015) Tributário para quem odeia tributário (2a ed.): Saraiva.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013) Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. (2a ed.) Feevale.
Sabbag, E. (2017) Manual de direito tributário – (9a ed.): Saraiva.
Schoueri, L. E. (2018) Direito tributário – (8a ed.): Saraiva Educação.
Sobrinho, A. L., & Alencar, F. A. G. de. (2019) Análise do esforço fiscal na arrecadação do IPTU para os municípios do estado do Ceará utilizando modelo de fronteira estocástica. Revista Controle - Doutrina e Artigos, 17(1), 170-200.
Tocantins. (2023) Portal do Cidadão do Tribunal de Contas Tocantins, Receitas/Comparativo da Receita arrecadada com a Orçada / Receita Corrente Liquida: banco de dados. https://portaldocidadao.tce.to.gov.br/estadomunicipios/index.
Tocantins. (2010) Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Dianópolis / Plano Plurianual (PPA) / Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) / Lei Orçamentaria Anual (LOA): Banco de dados. https://www.dianopolis.to.gov.br/transparencia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kárita Carneiro Pereira; Josiene Soares Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.