Uma proposta de núcleo de práticas em perícia contábil na Universidade Federal do Maranhão campus Imperatriz
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i5.41576Palavras-chave:
Núcleo de Perícias Contábeis; Perícia Contábil; Profissionais Contábeis.Resumo
Cuidados com a estrutura dos cursos de contábeis vêm ganhando atenção nesses últimos anos e a mudança nas práticas de disciplinas fundamentais na agregação do conhecimento, experiência e prestação a comunidade apresenta-se em relevância, uma vez que à inserção de componentes que agreguem o desenvolvimento do discente ajudam na manutenção de um bom profissional. Dentre esses componentes estão em destaque um núcleo de práticas de perícia contábil, que não há ainda na Universidade Federal do Maranhão campus Imperatriz. O trabalho objetivou investigar o conhecimento e comportamento de estudantes dessa instituição de ensino e verificar o julgamento de uma proposta de intenção de implantação de um núcleo de práticas de perícia contábil. 59 estudantes de responderam um questionário em ambientes virtuais e as respostas obtidas foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa. A maioria dos participantes da pesquisa sabem a real importância de um bom ensino de perícia contábil e sua prática bem desempenhada. A maior parte dos estudantes apenas adjetivaram “perícia contábil” e suas tecnologias, necessitando melhorias na eficiência do aprendizado e na relação teórico-prática para possuir conhecimento hábil para atuar nessa área que é de interesse da amostra, tendo como principal aliado o núcleo de práticas de perícia contábil que já é existente em outras instituições. Ao fim, os participantes convergem para a necessidade da implantação desse núcleo de práticas na Federal do Maranhão em Imperatriz sendo necessário o desenvolvimento de um projeto de implantação e fiscalização para que um futuro núcleo possa começar atividades atendendo a sociedade.
Referências
Andrade, J. C. (2020). A relação teórico-prática no currículo de ciências contábeis: perspectivas a partir da pedagogia crítica.
Barone, P. C., & de Souza Faria, K. (2015). A importância do planejamento na perícia contável.
Campos, A. C., Gomes, M. S., & Júnior, G. F. L. (2015). A percepção dos concluintes e graduados do curso de Ciências Contábeis de uma IES da Paraíba sobre o mercado de trabalho na área de Perícia Contábil: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Contabilidade, 214, 29-31.
Carmo, C. R., Miranda, G. J., & Leal, E. A. (2012). Motivação discente para a aprendizagem das disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Registro Contábil, 3(3), 123-143.
Cestare, T. B., Peleias, I. R., & Ornelas, M. M. G. D. (2010). O laudo pericial contábil e sua adequação às normas do Conselho Federal de Contabilidade e à doutrina: um estudo exploratório. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 12(1).
CFC. (2020). Normas Brasileiras de Contabilidade: Resolução do CFC nº NBC TP 01, NBC TP 01. Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
Crepaldi, S. (2019). Manual de Perícia Contábil. SaraivaUni.
das Neves, I. J. (2009). Proposição de núcleo de práticas de perícia contábil na Universidade católica de Brasília-UCB, a partir das experiências em cursos de direito. Revista del Instituto Internacional de Costos, (5), 169-189
de Assis dos Santos, F. (2016). Normas técnicas e profissionais do perito-contador. Revista Mineira De Contabilidade, 4(32), 36–40. https://revista.crcmg.org.br/rmc/article/view/386.
Dos Santos, Francisco de Assis. (2008) "Normas técnicas e profissionais do perito-contador." Revista Mineira de Contabilidade 4.32,36-40.
dos Santos, M. P., Taveira, L. D. B., & da Penha, R. S. (2017). Características para a Escolha e Manutenção do Perito Contador sob a Ótica dos Usuários da Informação do TJRN. RAGC, 5(21).
De Souza, S. P. (2013). O novo perfil do profissional de contabilidade na nova era. Revista científica semana acadêmica. Fortaleza, ano MMXII, (000017).
dos Santos, L. T. F., & de Oliveira Tabosa, M. C. (2021). O mercado contábil e os novos rumos da contabilidade: uma análise da percepção dos alunos concluintes. Revista Campo do Saber, 6(2).
dos Santos Araujo, N. L., Ribeiro, J. P. M., & da Silva Araujo, R. Perícia contábil: uma socialização de resultados.
Estudantes conhecem o Núcleo de Práticas Periciais Contábeis - Universidade Católica de Brasília. (2018, 2 de outubro). Universidade Católica de Brasília. https://ucb.catolica.edu.br/portal/noticias/estudantes-conhecem-o-nucleo-de-praticas-periciais-contabeis/
Freire, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
Gomes, A. A. B.; Campos, E. S.; Neves Junior, I. J.; Aguiar, I. C.; Niyama, J. K. (2012). Percepção de Formados em Ciências Contábeis Sobre sua Preparação Para Ingresso no Mercado de Trabalho na área de Perícia Contábil. In. III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis – AdCont.
Gracielle, N. (2017). O contador no mercado globalizado.
Hoog, W. A. Z. (2015). Prova Pericial Contábil: Teoria e Prática. (12a ed.), Juruá.
Hoog, W. A. Z. (2016). Prova Pericial Contábil: Teoria e Prática, (13a ed.), Juruá.
Labão, I. A. (2018). Uma pesquisa sobre a utilização da perícia contábil na tomada de decisão do magistrado.
Leite Filho, G. A., & Rodriguez, F. C. (2006). Atitudes e opiniões dos Alunos do Curso de graduação em Ciências Contábeis quanto a cursar Pós-Graduação Um estudo de caso em uma Universidade Pública. Journal of Accounting, Management and Governance, 9(1).
Marion, J. C., Garcia, E., & Cordeiro, M. (1999). Discussão sobre metodologias de ensino aplicáveis à Contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, 10(1), 28-33.
Magalhães, A.D. F. (2017) Perícia contábil. (8a ed.), Atlas.
Mazzioni, S. (2013). As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, 2(1), 93-109.
Muller, A. N. (2017). Perícia Contábil. SaraivaUni.
Pires, M. A A. (2009). A perícia contábil. Reflexões sobre seu Verdadeiro Significado e Importância. Contabilidade Vista & Revista, 10(1), 18-27.
Santos, G. C. D. (2017). A percepção sobre a contribuição da prática contábil simulada para a aprendizagem significativa: estudo em uma instituição pública federal de ensino superior.
Schmitz, T. et al. (2013). Perícia contábil: análise bibliométrica e sociométrica em periódicos e congressos nacionais no período de 2007 a 2011. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 12(37), 64–79.
Stallivieri, L. (2006). O Sistema De Ensino Superior Do Brasil: Características. Tendências E Perspectivas| Flacso.
Zanna, Remo Dalla. (2007). Prática de Perícia Contábil. (2a ed.), IOB Thomson.
Zawadzki, V. (2018). Novo código de processo civil e as alterações na perícia contábil. Pós em Revista, 1(1), 28-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jhonatan Linhares da Silva; Vinicius Costa Barros; Neimar Sousa Pinto Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.