Impacto na saúde mental dos profissionais da saúde em tempos de pandemia: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i6.42282Palavras-chave:
Saúde mental; Esgotamento psicológico; Pessoal de saúde; COVID-19.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar na literatura nacional a assistência na saúde mental dos profissionais em tempos de pandemia, sobretudo os profissionais biomédicos, com o objetivo de prevenir agravos à saúde mental. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com estudos disponíveis no portal da BIREME. A pesquisa ocorreu de fevereiro a junho de 2023. Os artigos foram selecionados de acordo com os termos: “saúde mental”, “esgotamento psicológico”, “pessoal de saúde” e “COVID-19”, com auxílio do operador boleano ‘AND’. Os artigos selecionados foram publicados entre os últimos quatros anos (2019 a 2022), disponibilizados integralmente de forma gratuita e publicados no idioma Português. Foram selecionados e analisados seis artigos que obedeceram aos critérios de inclusão. Os dados foram analisados de forma descritiva, avaliando indicadores de sofrimento e prazer em trabalhadores de saúde na linha de frente. Nos estudos abordados, foi identificado sinais de ansiedade, índices de estresse, depressão e elevados níveis de burnout, a combinação destas características ocasionou a alta das expectativas e maior número de frustrações. Os profissionais da saúde possuem papel fundamental na assistencia em saúde, com o propósito de garantir a segurança e assegurar o bem-estar mental, ou seja, pode gerar um ambiente de trabalho saúdavel não só para si mesmo, mas também para os pacientes que precisam de atendimento. Deste modo, colaborar com os conhecimentos que precisam ser empregues em atitudes de avanços a conscientização e prevenção de doenças mentais dos profissionais.
Referências
Amaral, M. S., & et al. (2018). Sindrome de Burnout uma correlação com o ambiente de trabalho: uma revisão da leitura. Rev. Científica FacMais, XV(4).
Andes (2021). Sindicato Nacional dos Docentes das Instituicoes de Ensino. Profissionais de Saúde enfrentam excesso de trabalho, falta de EPIs e fake News. https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/profissionais-de-saude-enfrentam-excesso-de-trabalho-falta-de-ePIs-e-fake-news1
Andrade, R. C. R. (2021). Saúde mental dos profissionais da saúde em tempos de pandemia da Covid-19: Revisão narrativa de leitura. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Coletiva.
Anido, I. G., Batista, K. B. C., & Vieira, J. R. G. (2021). Relatos da linha de frente: os impactos da pandemia da Covid-19 sobre profissionais e estudantes da Saúde em São Paulo. Rev. Interface comunicação, saúde, educação, 25 (Supl. 1): e210007.
Baptista, P. C. P., Lourenção, D. C. A., & et al. (2022). Indicadores de sofrimento e prazer em trabalhadores de saúde na linha de frente da COVID-19. Rev. Latino-Americana de Enfermagem, 30:e3555.
Barreto, M. S., Arruda, G. O., & et al. (2021). Estresses e Burnout entre profissionais de saúde de pronto atendimento durante a pandemia da Covid-19. Rev. Cienc Cuid Saud; 20: e60841.
Camana, C. F., Lopes, S. J. C., & et al. (2022). Síndrome de burnout em profissionais de saúde durante a pandemia da covid-19 no município de Porto Nacional – TO. Rev. Cient. do Tocantins, ITPAC Porto Nacional v. 2 n. 2 p. 4-12.
Fiocruz, F. L. (2021). Pesquisa analisa o impacto da pandemia entre profissionais da saúde. https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-analisa-o-impacto-da-pandemia-entre-profissionais-de-saude
Fiocruz, F. P. (2022). Covid-19: estudo da Fiocruz documenta risco aos trabalhadores de saúde. https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-estudo-da-fiocruz-documenta-riscos-aos-trabalhadores-da-saude
Fracasso, N. V., Ludwig, E. F. S. B., & et al. (2021). Pandemia da COVID-19: percepção dos profissionais de saúde sobre a assistência aludida em mídia televisiva. Rev Bras Enferm, 74(Suppl 1): e20201258.
Galvão, A. M. H. R., Santos. K. M. R., & et al. (2021). Depressão e ansiedade em profissionais de enfermagem durante a pandemia da covid-19. Rev. Esc Anna Nery, 25(spe):e20200370.
Gil, A. C. (2017). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. (6a ed.), Atlas. 2017.
Gomes, M. L, B., Lima, A. C., & et al. (2022). Covid-19 e suas implicações na saúde mental dos profissionais de enfermagem. Rev., Research, Society and Development, 11(16), e418111638547.
Horta, R. L., Lucini, T.C.G., & et al. (2021). “Pegar” ou “passar”: medo entre profissionais da linha de frente da COVID-19. J. bras. psiquiatr; 71(1): 24-31.
Jantsch, N., Costa, A. E. K., & et al. (2018). Síndrome de Burnout: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 7(1), 01-18, Universidade Federal de Itajubá.
Miranda de Sa, D. M. S. (2020). Especial Covid-19: os historiadores e a pandemia. https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1853-especial-covid-19-os-historiadores-e-a-pandemia.html
Moser, C. M., Monteiro, G. C., & et al. (2021). Saúde mental dos profissionais da saúde na pandemia do coronavírus (Covid-19). Rev. BRAS. PSICOTER., Porto Alegre, 23(1), 107-125.
Mucci, S., Jarruche, L. T. (2021). Síndrome de burnout em profissionais da saúde: revisão integrativa. Rev. Bioetica.(Impr.). 29 (1): 162-73.
Nazar, T. C. G., Jacondino, E. V., Ramos, G. G., Silva, A. I. P., & Silva, G. B. (2022). Quem cuida de quem cuida? Levantamento e caracterização da saúde mental de profissionais da saúde frente à pandemia do Covid-19. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 26(1), 47-55.
Nunes, D. P., Souza, F. P., & et al. (2021). Sintomas depressivos e a qualidade de vida em profissionais da saúde durante a pandemia da COVID-19. Rev. SBPH, 24(2).
Silva, A. B. D. S. (2020). Pandemia da Covid-19: reflexões sobre a sociedade e o planeta. Ministério Público do Estado do Paraná- Escola Superior do Ministério Público do Estado do Paraná, p. 29. https://escolasuperior.mppr.mp.br/arquivos/-Image/publicacoes/PandemiadaCovid-19Reflexoes_sobreasociedadeeoplaneta.pdf. Acesso em 14 mai 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daiane Kitaiski; Wesley Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.