Viabilidade de implementação da visão intraempreendedora na gestão pública: um estudo na universidade do estado do Rio Grande do Norte, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4249Palavras-chave:
Intraempreendedorismo; Gestão universitária; Gestão pública.Resumo
Assim como as demais organizações, as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitam que novos conceitos sejam desenvolvidos e postos em prática para que elas se mantenham ativas diante da crescente competitividade. Diante disso, buscou-se saber se as principais unidades da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) trabalham a visão intraempreendedora e se os seus gestores estão utilizando suas potenciais habilidades de estimular e conduzir um empreendimento internamente, neste fim. O presente trabalho objetiva analisar como está o perfil, no aspecto intraempreendedor, dos coordenadores/gestores da UERN e se estes estão aproveitando, da melhor forma, o potencial dos seus colaboradores. Diante disso, constatou-se a existência de limitações funcionais e estruturais na IES.
Referências
Bernardi, LA. (2003). Manual de Empreendedorismo e Gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas.
Daft, RL. (2008). Organizações: teoria e projeto. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning.
Dornelas, JCA. (2001). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier.
Hashimoto, M. (2006). Espírito Empreendedor nas Organizações: aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva.
Hisrich, RD & Peters, MP. (2004). Empreendedorismo. 5ª edição, Porto Alegre: Bookman.
Kobs, FF & Reis, DR. (2008). Gestão nas Instituições de Ensino Superior Privado. Gestão Revista Científica de Administração e Sistemas de Informação, 10 (10), 7-18.
Moresi, E. (Org.). (2003). Metodologia da Pesquisa. Brasília/DF: Universidade Católica De Brasília – UCB, Pró-Reitoria De Pós-Graduação – PRPG Programa De Pós-Graduação Stricto Sensu Em Gestão Do Conhecimento E Tecnologia Da Informação. Recuperado de http://ftp.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/1370886616.pdf.
Pereira, AS, Shitsuka, DM, Parreira, FJ & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Prahalad, CK, Hamel, G. (2005). Competindo pelo Futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Elsevier.
Saviani, D. (1987). Ensino Público e Algumas Falas Sobre Universidade. São Paulo: Cortez.
Schiffer Jr, FA. (2009). As mudanças no ensino superior no Brasil e a gestão das IEs privadas: o caso de uma universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Rio de Janeiro, Brasil.
ecuperado de: http://tede.unigranrio.edu.br/bitstream/tede/85/5/Frederico%20Adolfo%20Schiffer%20Junior.pdf.
Tachizawa, T & Andrade, ROB. (2002). Gestão de Instituições de Ensino. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Trigueiro, MGS. (2003). Governo e Gestão da Educação Superior no Brasil. In: Maria Susana Arrosa Soares. (Org.). A educação superior no Brasil. v. 01, 121-143. Brasília: CAPES/GEU/UNESCO.
UERN. (2015). Apresentação. Website da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Recuperado de: http://www.uern.br/default.asp?item=institucional-uern-apresentacao.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.