Principais limitações e efeitos do Alzheimer na população idosa: Uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i8.42562Palavras-chave:
Limitações; Doença de Alzheimer; População idosa.Resumo
Diante do assíduo crescimento da população idosa no mundo, notavelmente em países em desenvolvimento, de forma substancial e sem que se tenha uma estrutura social eficaz para atender essa demanda, acontece proporcionalmente, um grande crescimento de casos de patologias crônicas degenerativas, que traz com elas inúmeros desafios e questionamentos, diante ao cotidiano social do idoso e notavelmente em seu âmbito familiar. Nesse viés, denota se que o Mal de Alzheimer um dos principais desafios, tanto para o cuidador como para o portador, devido ser uma doença crônica neurodegenerativa, e que na contemporaneidade suas causas são desconhecidas, é incurável e acarreta diversos transtornos ao portador e as pessoas do seu meio. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) o número de idosos que sofrem com esse mal vem crescendo de forma exorbitante, e mediante dos vários empecilhos trazidos com ele, observa se que é necessária uma grande importância os cuidados de prestados, tanto para o idoso como para seus familiares. Nesse viés, é fulcral que se entenda quais as principais limitações e efeitos que o Alzheimer impõe no paciente idoso. No trabalho vigente, será abordado por intermédio de uma revisão bibliográfica, a respeito das principais limitações e efeitos que o Alzheimer impõe no paciente idoso. O objetivo deste estudo foi analisar quais as principais limitações e efeitos que o Alzheimer impõe no paciente idoso, abordando os inúmeros empecilhos que a patologia traz consigo, além de entender de que forma a informatização pode ser vantajoso no cuidado ao paciente idoso com Alzheimer.
Referências
Abreu, C. B. & Val, E. M. (2015). Políticas públicas de saúde para idosos com Alzheimer. Novos Estudos Jurídicos. 20(2), 727-54.
Cesário Vac, et al. Estresse e qualidade de vida do cuidador familiar de idoso portador da doença de Alzheimer. Saúde em Debate. 2017; 41(112):171-182.
da Costa, B. M. B., de Sousa Silva, V., Lemos, L. R., & de Andrade Aoyama, E. (2020). o papel do enfermeiro ao paciente com Alzheimer. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde.
da Silva, N. P., Sardinha, L. S., & de Aquino Lemos, V. (2020). O impacto da doença de Alzheimer na saúde mental do cuidador. Diálogos Interdisciplinares, 9(4), 48-57.
de Azevedo, A. C. F., de Souza Rodrigues, S., Magalhães, G. M., de Azevedo Araújo, E. L., Galvão, G. F. R., de Barros, P. A. T., & da Silva Felício, I. (2022). Impactos na qualidade de vida dos cuidadores de pacientes geriátricos com doença de Alzheimer. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(5), e10339-e10339.
de Deus Moreno, L., & das Chagas, P. R. (2020). Exercício físico: um aliado para a qualidade de vida ao idoso com alzheimer. Brazilian Journal of Development, 6(9), 66139-66145.
de Jesus, A. L. S., da Silva, L. R., & Guimarães, R. N. (2021). Percepções do cuidador formal ao idoso portador da doença de Alzheimer. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 4(9), 78-89.
De Omena, L. G. A., Rodelli, L. C., & Corrêa, E. A. (2020). Efeitos da atividade física em pessoas com Alzheimer. Revista MotriSaúde, 2(1).
de Queiroz Rodrigues, T., de Castro, A. D. S., da Conceição, T. F., Leite, J. G. A. M., Ferreira, V. H. S., & Faustino, A. M. F. (2020). Impacto da Doença de Alzheimer na qualidade de vida de pessoas idosas: revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(4), e2833-e2833.
FERNANDES JSG, ANDRADE MS. Revisão sobre a doença de alzheimer: diagnóstico, evolução e cuidados. Psic., Saúde & Doenças. 2017;18(1): 131-140.
Kamada, M., Augusto, J. V., da Silva, C. M., da Silva, P. M. R. B., & Fonseca, A. P. Z. (2019). O papel da espiritualidade no enfrentamento da doença de Alzheimer. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, 17(1), 21-24.
Kucmanski, L. S., Zenevicz, L., Geremia, D. S., Madureira, V. S. F., Silva, T. G. D., & Souza, S. S. D. (2016). Doença de Alzheimer: desafios enfrentados pelo cuidador no cotidiano familiar. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 19, 1022-1029.
Leite, M. T., Pizolotto, A. L., Hildebrandt, L. M., da Costa, M. C., & Resta, D. G. (2015). Organização da família no cuidado ao idoso com doença de Alzheimer. Espaço para a Saúde, 16(4), 41-53.
Madureira, B. G., Pereira, M. G., Avelino, P. R., Costa, H. S., & Menezes, K. K. P. D. (2018). Efeitos de programas de reabilitação multidisciplinar no tratamento de pacientes com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. Cadernos Saúde Coletiva, 26, 222-232.
Mertins, H. L., Kochenborger, L., Lovato, G., & Naumann, V. L. D. (2020). Alzheimer e sua relação com a demência na população idosa. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, 8(1), 208-216.
Miranda Gmd, et al. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Rev.bras. geriatr. gerontol. 2016;19(3): 507-519.
OPAS, Brasil. 2017. In: Demência: número de pessoas afetadas triplicará nos próximos 30 anos
Pereira L. S. M., & Soares S. M. (2015) Fatores que influenciam a qualidade de vida do cuidador familiar do idoso com demência. Ciência & Saúde Coletiva. 2015; 20(12):3839-3851
Ribeiro Viana, G., Ribeiro dos Santos, D., Vigano Bergamaschi, J., de Angeli Piol, L., Riguette Broseghini, L. D., & de Souza, C. (2022). Aspectos neurodegenerativos da doença de alzheimer na população senil: uma revisão integrativa e qualitativA. Revista Foco (Interdisciplinary Studies Journal), 15(5).
Soares, L. D., & da Silva Andrade, E. G. (2018). Assistência de enfermagem ao paciente idoso com Alzheimer. Revista de Iniciação Científica e Extensão, 1(Esp), 155-161.
Xavier, M. D. D. S. X., Barros, L. R. S., Oliveira, L., dos Santos, C. F. M., Gomes, D., & dos Santos, R. P. (2022). Benefícios da atividade física para a promoção da saúde dos idosos com Alzheimer: uma revisão de literatura. JIM-Jornal de Investigação Médica, 3(1), 063-071.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jéssica Gabriela Mariano Campos Martins ; Hellem Kassia Silva de Carvalho ; Nathalia Oliveira da Silva ; Marcos Vinícios Ferreira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.