Segurança no setor da construção civil: Normas e medidas preventivas
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i10.43324Palavras-chave:
Construção civil; Acidentes de trabalho; Segurança no trabalho; Normas regulamentadoras.Resumo
Atualmente, no Brasil, a construção civil é um dos setores de atividade econômica de maior utilização da mão de obra, consequentemente é o setor com maior índice de acidentes de trabalho, a Constituição Federal determina que o trabalhador tem direito a proteção de sua saúde, integridade física e moral e segurança na execução de suas atividades. O trabalho deve ser executado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a realização pessoal e social. A segurança e a saúde do trabalhador são de responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos no ambiente de trabalho. Então foram determinadas Normas Regulamentadoras específicas para a melhor segurança do trabalhador.
Referências
Center To Protect Worker’s Rights (CPWR). The Construcion Chart Book: The U.S. Construction Industry and Its Workers. Washington, February, 1997.
Alves Dias, L. M., & Fonseca, M. (1996) Plano de Segurança e de Saúde na Construção. Instituto de Desenvolvimento e Inspeção das Condições de Trabalho, Lisboa, Portugal.
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Rotatividade e flexibilidade no mercado de trabalho. Dieese, 2011. https://goo.gl/cbND6V.
Márcia Z. G. (1997) Segurança no trabalho através do uso de epi’s: estudo de caso realizado na construção civil de Santa Maria. Rio Grande do Sul.
Jimmie W. H. (1997) Construction Safety. Prentice-Hall, USA.
Jimmie W. H. (1991) Indirect Costs of Construction Accidents. A Report to The Construction Industry Institute. University of Texas, Austin.
Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). (1997) Boletim Estatístico de Acidentes do trabalho. BEAT, Brasília.
Jófilo, M. L. J., Alberto, L. V., & Luis A. D. (2005) Segurança e Saúde no Trabalho da Construção: experiência brasileira e panorama internacional. Brasília.
Vilma, S. S., Roberval, P. O. (2004) Saúde e trabalho na construção civil em uma área urbana do Brasil. 797-811.
Mara, A. B. C. T., Reginalice C. S., Luiz, E. C. L., Gislaine C. O. C., & Rodolfo A. G. V. (2012) Precarização do Trabalho e Risco de Acidentes na construção civil: um estudo com base na Análise Coletiva do Trabalho (ACT). Saúde Soc. 21(4), 976-988.
Costella, M. F., Cremonini, R. A., & Guimarães, L. B. (1997) Análise dos acidentes do trabalho ocorridos na atividade de construção civil no Rio Grande Do Sul em 1996 e 1997.
Cartilha de Segurança e Saúde do Trabalho na Construção Civil/ES Norma Regulamentadora Nº 18, SEBRAE. <http://www.segurancanotrabalho.eng.br/download/ccivilsebraesc.pdf>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandre Farias Ferreira; Luiz Henrique Bernardes Modesti; Fagner Parente de Oliveira; João Henrique Lacerda Melo Lima; Alex Gomes Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.