Importância do gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil

Autores

  • Antônio Rodrigues Coelho Júnior Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Bruno Balarini Gonçalves Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Pedro Emílio Amador Salomão Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Hamilton Costa Júnior Universidade Presidente Antônio Carlos
  • Igraine Gonçalves da Silva Universidade Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17648/rsd-v7i10.437

Palavras-chave:

Benefícios; Impacto ambiental; Redução; Sustentabilidade.

Resumo

Este estudo tem a finalidade de demonstrar a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos oriundos da construção civil, expor a importância do Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos e apresentar os benefícios e vantagens do Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos para a obra, uma vez que, o setor da construção civil gera toneladas de Resíduos Sólidos todos os anos, onde a grande maioria destes resíduos são descartados de forma inadequada e sem preocupação com o meio ambiente. Além da produção exacerbada e exorbitante dos resíduos, existe ainda o aumento no custo dos materiais pela falta de gerenciamento destes, o que gera desperdício, conseqüentemente, despejo e acúmulo de resíduos sólidos na natureza. A realização da pesquisa foi feita através da realização da revisão bibliográfica em autores que já discorrem e pesquisaram sobre o tema. Concluiu-se ao final da escrita, que a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, é perfeitamente viável para a construção civil e os benefícios vão de uma redução de 50% a 96% na geração de resíduos sólidos por mês nas obras de construção civil. Isto representa ganhos para a empresa e para o meio ambiente.

Referências

ANDRADE, Amanda Amorim. Et al.Plano de gerenciamento de resíduos da construção civil: um estudo de caso na obra do prédio dos laboratórios dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Salvador, 08 a 11 de outubro de 2013.

BRASIL. Leis e Decretos. Lei nº. 12.305, de 02 de agosto de 2010.Política Nacional de Resíduos Sólidos.

CONAMA. Resolução nº. 307. Julho, 2002.

CORRÊA, Lásaro Roberto. Sustentabilidade na construção civil. Belo Horizonte Escola de Engenharia da UFMG, 2009.

FARIA, Priscila Marques Braga. Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Construção Civil: Estudo de caso na construção e montagem de uma linha de transmissão de energia elétrica. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011.

FREITAS, Isabela Mauricio. Os resíduos de construção civil no município de Araraquara/SP. Centro Universitário de Araraquara - UNIARA, ARARAQUARA – SP, 2009.

FLIEGNER, Ana Paula. Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil. 2016.

GASQUES, Ana Carla Fernandes. Impactos ambientais dos materiais da construção civil: breverevisão teórica. Revista Tecnológica Maringá, v. 23, p. 13-24, 2014.

HOLDERBAUM, Maurício. Gestão de resíduos da construção civil: análise da cidade de Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

JACQUES, Jeovani Rodrigues. Estudo da viabilidade técnica da utilização de concreto reciclado como agregado graúdo em concreto de cimento Portland. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí/RS, 2013.

KARPINSK, Luisete Andreis. Gestão diferenciada de resíduos da construção civil: uma abordagem ambiental. Porto Alegre: Edipucrs, 2009.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

MAIA, Ana Lúcia. et al.Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos da Construção Civil: PGIRCC. Belo Horizonte: Fundação Estadual do Meio Ambiente: Fundação Israel Pinheiro, 2009.

MARIANO, Leila Seleme. Gerenciamento de resíduos da construção civil com reaproveitamento estrutural: estudo de caso de uma obracom 4.000m². Universidade Federal do Paraná. CURITIBA, 2008.

MOVILLA, Mariana Lenti. Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil. 2017.

NAGALLI, André. Gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil. São Paulo: Oficina de Textos, 2014.

PINTO, T. P. Gestão ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do Sinduscon-SP. São Paulo: Obra Limpa: I&T: Sinduscon-SP, 2005.

ROS, Denise Chaves. MAZONI, Patrícia. Porquê e como elaborar o projeto de gerenciamento de resíduos da construção civil. Instituições Parceiras: Sinduscon DF. Comissão de Meio Ambiente e Fibra-DF. Brasília-DF,2006.

SILVA, Otavio Henrique da et al.: Etapas do gerenciamento de RCC. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Santa Maria, v. 19, 2015.

SPADOTTO, Aryane. et al. Impactos ambientais causados pela construção civil. Unoesc & Ciência - ACSA, Joaçaba, v. 2, n. 2, p. 173-180, jul./dez. 2011.

Downloads

Publicado

31/05/2018

Como Citar

COELHO JÚNIOR, A. R.; GONÇALVES, B. B.; SALOMÃO, P. E. A.; COSTA JÚNIOR, H.; SILVA, I. G. da. Importância do gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 7, n. 10, p. e11710437, 2018. DOI: 10.17648/rsd-v7i10.437. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/437. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos