O perfil da mão de obra na indústria de construção civil em Juazeiro do Norte, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4423Palavras-chave:
Construção civil; Perfil dos trabalhadores; Qualificação profissional; Cariri cearense.Resumo
O setor da indústria da construção civil é caracterizado por apresentar uma abordagem arcaica em relação às práticas construtivas aplicadas no canteiro de obras, gerando indicadores desfavoráveis em termos de qualidade e produtividade. Dessa forma, surge uma maior preocupação referente à capacitação e qualificação da mão de obra, historicamente conhecida pela sua baixa escolaridade e qualificação dificultando a elaboração e aplicação das inovações tecnológicas e emprego de técnicas construtivas modernas. O objetivo desse estudo é analisar o perfil do trabalhador da construção civil do município de Juazeiro do Norte, buscando informações relacionadas à idade, estado civil, cidade que reside, escolaridade, nível de qualificação, função exercida e tempo de atuação no setor. Em relação à metodologia, optou-se pelo método indutivo, sendo realizada uma pesquisa de campo, utilizado um questionário para o levantamento de dados aplicados em cinco obras de construtoras de médio e pequeno porte instaladas na cidade de Juazeiro do Norte - CE, com uma amostra de 100 trabalhadores. Os resultados apontam que 55 % dos trabalhadores da construção civil analisados nesse estudo têm idade superior a 35 anos, além de uma baixa renovação do quadro de funcionários, baixo nível de escolaridade e seu conhecimento deu-se de forma empírica, além de baixo interesse por cursos profissionalizantes. Verificou-se que 100% da mão de obra é masculina, a faixa etária predominante é de 30 a 39 anos, a maioria são casados e com filhos, com procedência da própria cidade, o grau de instrução dos trabalhadores ainda é considerado baixo, porem somente 8% dos trabalhadores são considerados analfabetos, o tempo em médio de atuação é superior a 10 anos e 94% deles informaram que aprenderam as técnicas construtivas na prática ou com parentes.
Referências
Araújo, LOCD. (2000). Método para previsão e controle da produtividade da mão de obra na execução de fôrmas, armação, concretagem e alvenaria. (Doctoral dissertation, Dissertação, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).
Assumpção, JF. (1996). Gerenciamento de empreendimentos na construção civil: modelo para planejamento estratégico da produção de edifícios. São Paulo: EPUSP.
Bella, FDO. (2015). Perfil dos Trabalhadores da Construção Civil de Santa Maria (RS). (Trabalho de Conclusão de curso, Universidade Federal de Santa Maria).
Braga, CDSQ. (2016). Gestão da Qualidade Aplicada a Canteiro de Obras. Rio de Janeiro: UFRJ.
Cardoso, FF. (1966). Stratégies d’entreprises et nouvelles formes de rationalisation de la production dans le bâtiment au Brésil et en France. École National de Ponts e Chaussées, Paris, (Doctoral dissertation, Dissertação).
Carvalho, B. F. M. (2011). Capacitação de Mão de Obra Para a Construção Civil. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Ceará).
CBIC. (2014). Evolução da Produtividade, da Eficiência Técnica e do Progresso Tecnológico na Construção Civil. Acesso em 08 março, em http://www.sinduscontap.com.br/arquivos /SINDUSCON/1280-14%20Produto%20unico.pdf.
Cervo, A. L., & Bervian, A. P. Silva da. R. (2007). Metodologia científica. 6ª edição.
CLT. (1943). Consolidação das Leis do Trabalho. Acesso em 08 março, em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452compilado.htm.
Corrêa, L. (2008). Gestão de Projetos aplicados à construção civil. Revista IETEC - Instituto de Educação Tecnológica, Belo Horizonte, Brasil.
IPECE. (2017). Perfil Municipal 2017 Juazeiro do Norte. Acesso em 08 maio, em https://www.ipece.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/45/2018/09/Juazeiro_do_Norte_2017.pdf.
Jesus, D. M. D. (2011). Gestão da qualidade na construção civil. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual Paulista).
Leão, M. V. M. (2016). Análise da qualificação da mão de obra no setor da construção civil na cidade de dourados (MS) (Bachelor's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Leão, MVM. (2016). Análise da qualificação da mão de obra no setor da construção civil na cidade de dourados (MS) (Bachelor's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Lima, VN, Landim, GL & Moraes Rocha, L. (2017). Causas patológicas na construção civil: Estudo de caso em uma construtora do município de Juazeiro do Norte. In: XIII Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas, ISBN: 978-85-65425-32-2.
Martins, P. M. L. (2013). Avaliação da produtividade na construção no Brasil: O Modelo de Estratificação. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto. (Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).
Oliveira Jr, AI, Pereira, MM & Costa, CTF. (2018). Diagnóstico de canteiros de obras situados na conurbação Crajubar no Cariri Cearense. REEC-Revista Eletrônica de Engenharia Civil, 14(2).
Pereira, AS, Shitsuka, DM, Parreira, FJ & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Recuperado em 23 Maio 2020, disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Santos, MTPD. (2010). Qualificação profissional na construção civil: estudo de caso. (Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul).
Schwartzman, S & Castro, CDM. (2013). Ensino, formação profissional e a questão da mão de obra. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 21(80), 563-623.
Souza, U. E. L. D. (2000). Como medir a produtividade da mão-de-obra na construção civil. Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 8(1).
Souza, UELD. (2005). Como reduzir perdas nos canteiros: manual de gestão do consumo de materiais na construção civil. São Paulo: Pini.
Vieira Neto, J. (2012). Proposta de um modelo de gestão baseado no gerenciamento do ciclo de vida: um estudo de múltiplo caso aplicado no setor de construção civil avaliando indústrias brasileiras no Estado do Rio de Janeiro. (Doctoral Dissertation, dissertação, Universidade Federal Fluminense).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.