Avaliação das manifestações patológicas das edificações do departamento de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Miguel Adriano Gonçalves Cirino Universidade Regional do Cariri - URCA https://orcid.org/0000-0001-5441-8080
  • Bruno Barbosa de Oliveira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Synardo Leonardo de Oliveira Pereira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Samuel Bezerra Cordeiro Universidade Regional do Cariri - URCA
  • João Marcos Pereira de Morais Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Eduarda Morais da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Eliezio Nascimento Barboza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4424

Palavras-chave:

Construções; Conservação; Deterioração; Soluções e edificações universitárias.

Resumo

A avaliação periódica e o planejamento de manutenções preventivas proporcionam maior conforto, segurança e durabilidade das edificações. Em instituições de ensino, estas necessidades tornam-se mais evidentes, visto que problemas de habitabilidade podem atrapalhar o desenvolvimento do processo de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido em ambientes universitários. O objetivo deste trabalho é avaliar causas prováveis das manifestações patológicas e propor soluções. O estudo foi desenvolvido nas dependências do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. A metodologia empregada no estudo decorre de análises das manifestações patológicas observadas por vistorias com inspeções visuais e táteis. Foram realizados registros fotográficos, entrevistas com os usuários da edificação e os responsáveis pela conservação e manutenção dos edifícios. Após a inspeção dos ambientes, foram propostas correções para os problemas identificados. As principais manifestações patológicas observadas foram as fissuras, deslocamento de revestimento, manchas, infiltrações e processo corrosivo dos elementos estruturais externos. Os problemas estão associados diretamente à falta de vistorias e manutenção adequada, agravados pela idade das edificações e pelo ambiente onde se localizam, uma vez que, apresenta-se em uma área próxima a uma lagoa e com forte incidência de intemperes como chuvas e ventos.

Biografia do Autor

Bruno Barbosa de Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade de Fortaleza (2010) e mestrado em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal do Ceará (2014). Professor Assistente na Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil

Synardo Leonardo de Oliveira Pereira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Engenharia de Transportes (UFC); Especialização em Engenheiro de Campo: Construção e Montagem (UFC/PROMINP); Técnico em Edificações - Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), atual Instituto Federal do Ceará (IFCE). Atuou em diversas construtoras no planejamento, acompanhamento e gerência de obras. Atuou como Gerente da Área de Solos do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos (LMP-UFC). Atuou como Engenheiro da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) na análise e acompanhamento de obras de saneamento. Foi Professor nas faculdades Fanor/DeVry e Fametro nos cursos de Construção Civil, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica Iniciou Doutorado em Engenharia de Transportes (UFC). Possui experiência em caracterização de materiais e projetos de infraestrutura de transportes. Tem interesse em topografia, estradas, ferrovais e obras de terra. Atualmente é Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Doutorando do Curso de Doutorado Inter-Institucional (Dinter) em Economia da Universidade Federal Fluminense e Universidade Regional do Cariri (UFF/URCA).

Samuel Bezerra Cordeiro, Universidade Regional do Cariri - URCA

Engenheiro Civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pós-graduado em Gerenciamento da Construção Civil; Professor substituto da Universidade Regional do Cariri (URCA): GEOLOGIA APLICADA A ENGENHARIA, PRÁTICAS DA CONSTRUÇÃO I e II, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO e CÁLCULO II e Professor horista na Faculdade Paraíso do Ceará (FAP): SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO e ERGONOMIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO; Docente de pós Graduação na Faculdade Integrada de Patos (FIP) em SEGURANÇA DO TRABALHO; Docente de pós Graduação na Universidade Regional do Cariri (URCA) em Gerenciamento da Construção Civil.

João Marcos Pereira de Morais, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em Construção Civil pela Universidade Regional do Cariri (2018). Cursando Especialização em Gerenciamento de obras pela Universidade Regional do Cariri 

Eduarda Morais da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE


Eliezio Nascimento Barboza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE, Monitor da disciplina de Física Geral II (2019) e (2020). É bolsista do Grupo de Pesquisa em Estudos Ambientais - GEA/Laboratório de Estudo Ecológicos - LEECO, atuando no Projeto de Pesquisa intitulado como: Identificação das Ilhas de Calor da Região Metropolitana do Cariri e projeto de extensão Horta: Sentir e vivenciar. Possui curso técnico em Desenho de Construção Civil (2017). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em: Geoprocessamento, Geografia Física, Planejamento Urbano e Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Referências

Almeida, LL. (2012). Patologias em revestimento cerâmico de fachada. (Monografia, Especialização em Construção Civil – Universidade Federal de Minas Gerais).

Andrade, T & Silva, AJDC. (2005). Patologia das estruturas. Concreto: ensino, pesquisa e realizações. São Paulo: IBRACON, 953-983.

Bertolini, L. (2010). Materiais de construção: patologia, reabilitação, prevenção. São Paulo: Oficina de Textos, 2.

Braga, NMT. (2010). Patologias nas construções: Trincas e fissuras em edifícios.

(Doctoral dissertation, Monografia – (Especialização em Construção Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte).

Carasek, H. (1996). Aderência de argamassas à base de cimento portland a substratos porosos: avaliação dos fatores intervenientes e contribuição ao estudo do mecanismo da ligação. São Paulo, 285.

Chaves, AMVA. (2009). Patologia e reabilitação de revestimentos de fachadas (Doctoral dissertation).

Gomide, TLF., Pujadas, FZA., & Neto, JCPF. (2006). Técnicas de inspeção e manutenção predial: vistorias técnicas, check-up predial, normas comentadas, manutenção X, valorização patrimonial, análise de risco. Pini.

Gonçalves, E. A. B. (2015). Estudo de patologias e suas causas nas estruturas de concreto armado de obras de edificações. Rio de Janeiro: UFRJ.

Helene, PDL. (1993). Contribuição ao estudo da corrosão em armaduras de concreto armado. São Paulo, 231, 14.

IBAPE. (2012). Norma de Inspeção Predial Nacional. Acesso em 03 novembro, em http://ibape-nacional.com.br/biblioteca/wpcontent/uploads/2012/12/Norma-de Inspe%C3%A7%C3%A3o-Predial-IBAPE-Nacional.pdf.

IBGE. (2020). Panorama. Acesso em 5 março, em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/fortaleza/panorama.

Olivari, G. (2003). Patologia em edificações. São Paulo.

Oliveira Moura, M., Zanella, ME & Sales, M. C. L. (2008). Ilhas térmicas na cidade de Fortaleza/CE. Boletim Goiano de Geografia, 28(2), 33-45.

Oliveira, AM. (2012). Fissuras e rachaduras causadas por recalque diferencial de fundações. (Monografia, Especialização em Gestão em Avaliações e Perícias – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais).

Pacheco, J & Helene, P. (2013). Controle da resistência do concreto-1ª Parte. Revista Concreto e Construções, 69.

Pereira, AS, Shitsuka, DM, Parreira, FJ & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Acesso em 13 maio 2020, em https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Sabbatini. FH & Barros, MMSB. (1989). Metodologia para Controle de Qualidade e Procedimentos para Caracterização dos Materiais Constituintes das Argamassas. (Relatório Técnico 1.A – Convênio EPUSP/ENCOL; CPqDCC).

Souza, VCM., & Ripper, T. (1998). Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. Pini.

Verçoza, EJ. (1991). Patologia das edificações. Porto Alegre, Editora Sagra, p172.

Downloads

Publicado

23/05/2020

Como Citar

CIRINO, M. A. G.; OLIVEIRA, B. B. de; PEREIRA, S. L. de O.; CORDEIRO, S. B.; MORAIS, J. M. P. de; SILVA, E. M. da; BARBOZA, E. N. Avaliação das manifestações patológicas das edificações do departamento de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Ceará. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e481974424, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4424. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4424. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Engenharias