Avaliação das manifestações patológicas das edificações do departamento de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4424Palavras-chave:
Construções; Conservação; Deterioração; Soluções e edificações universitárias.Resumo
A avaliação periódica e o planejamento de manutenções preventivas proporcionam maior conforto, segurança e durabilidade das edificações. Em instituições de ensino, estas necessidades tornam-se mais evidentes, visto que problemas de habitabilidade podem atrapalhar o desenvolvimento do processo de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido em ambientes universitários. O objetivo deste trabalho é avaliar causas prováveis das manifestações patológicas e propor soluções. O estudo foi desenvolvido nas dependências do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. A metodologia empregada no estudo decorre de análises das manifestações patológicas observadas por vistorias com inspeções visuais e táteis. Foram realizados registros fotográficos, entrevistas com os usuários da edificação e os responsáveis pela conservação e manutenção dos edifícios. Após a inspeção dos ambientes, foram propostas correções para os problemas identificados. As principais manifestações patológicas observadas foram as fissuras, deslocamento de revestimento, manchas, infiltrações e processo corrosivo dos elementos estruturais externos. Os problemas estão associados diretamente à falta de vistorias e manutenção adequada, agravados pela idade das edificações e pelo ambiente onde se localizam, uma vez que, apresenta-se em uma área próxima a uma lagoa e com forte incidência de intemperes como chuvas e ventos.
Referências
Almeida, LL. (2012). Patologias em revestimento cerâmico de fachada. (Monografia, Especialização em Construção Civil – Universidade Federal de Minas Gerais).
Andrade, T & Silva, AJDC. (2005). Patologia das estruturas. Concreto: ensino, pesquisa e realizações. São Paulo: IBRACON, 953-983.
Bertolini, L. (2010). Materiais de construção: patologia, reabilitação, prevenção. São Paulo: Oficina de Textos, 2.
Braga, NMT. (2010). Patologias nas construções: Trincas e fissuras em edifícios.
(Doctoral dissertation, Monografia – (Especialização em Construção Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte).
Carasek, H. (1996). Aderência de argamassas à base de cimento portland a substratos porosos: avaliação dos fatores intervenientes e contribuição ao estudo do mecanismo da ligação. São Paulo, 285.
Chaves, AMVA. (2009). Patologia e reabilitação de revestimentos de fachadas (Doctoral dissertation).
Gomide, TLF., Pujadas, FZA., & Neto, JCPF. (2006). Técnicas de inspeção e manutenção predial: vistorias técnicas, check-up predial, normas comentadas, manutenção X, valorização patrimonial, análise de risco. Pini.
Gonçalves, E. A. B. (2015). Estudo de patologias e suas causas nas estruturas de concreto armado de obras de edificações. Rio de Janeiro: UFRJ.
Helene, PDL. (1993). Contribuição ao estudo da corrosão em armaduras de concreto armado. São Paulo, 231, 14.
IBAPE. (2012). Norma de Inspeção Predial Nacional. Acesso em 03 novembro, em http://ibape-nacional.com.br/biblioteca/wpcontent/uploads/2012/12/Norma-de Inspe%C3%A7%C3%A3o-Predial-IBAPE-Nacional.pdf.
IBGE. (2020). Panorama. Acesso em 5 março, em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/fortaleza/panorama.
Olivari, G. (2003). Patologia em edificações. São Paulo.
Oliveira Moura, M., Zanella, ME & Sales, M. C. L. (2008). Ilhas térmicas na cidade de Fortaleza/CE. Boletim Goiano de Geografia, 28(2), 33-45.
Oliveira, AM. (2012). Fissuras e rachaduras causadas por recalque diferencial de fundações. (Monografia, Especialização em Gestão em Avaliações e Perícias – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais).
Pacheco, J & Helene, P. (2013). Controle da resistência do concreto-1ª Parte. Revista Concreto e Construções, 69.
Pereira, AS, Shitsuka, DM, Parreira, FJ & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Acesso em 13 maio 2020, em https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Sabbatini. FH & Barros, MMSB. (1989). Metodologia para Controle de Qualidade e Procedimentos para Caracterização dos Materiais Constituintes das Argamassas. (Relatório Técnico 1.A – Convênio EPUSP/ENCOL; CPqDCC).
Souza, VCM., & Ripper, T. (1998). Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. Pini.
Verçoza, EJ. (1991). Patologia das edificações. Porto Alegre, Editora Sagra, p172.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.