Avaliação do impacto ambiental no laguinho da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil
Palavras-chave:
Avaliação; Impactos; Meio ambiente; Método Check list.Resumo
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, possui em seu perímetro uma lagoa, conhecida popularmente como “Laguinho”, que recebe efluente sanitário da área interna e de bairros vizinhos, e é atualmente utilizada para irrigação de áreas verdes do campus. Diante deste panorama, o presente estudo foi idealizado e, consequentemente, teve seu objetivo geral delineado da seguinte forma: Realizar uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) de caráter geral e introdutório no laguinho da UFCG a fim de levantar seu atual estado, apontando medidas de mitigação e compensação de impactos negativos e de valorização dos impactos positivos, contribuindo assim com a gestão ambiental da UFCG. A metodologia do presente estudo envolveu levantamento bibliográfico, visitas in loco realizadas no período de 01 a 23 de maio de 2019 e conversa informal com funcionários e professores da IES. A análise de dados foi feita através da triangulação entre análise de dados secundários, dados primários e inferências dos pesquisadores por meio da observação direta in loco. Ressalta-se que não foi adotada uma metodologia e técnicas específicas e robustas pertinentes a uma AIA, e sim uma avaliação de caráter introdutório e geral apoiada nas produções científicas já existentes sobre a temática em tela e no método Checklist. Portanto, O laguinho da UFCG é um importante espaço no ambiente acadêmico e no conjunto urbano. Sua construção foi viabilizada para resolução de problemas relacionados à poluição, drenagem, saneamento, paisagismo, escassez de água e aumento da qualidade de vida da comunidade acadêmica. Contudo, encontra-se inapropriado para essas condições.
Referências
Andrade, LR. (2017). Avaliação da qualidade das águas superficiais e seu reuso na irrigação de áreas verdes do campus sede da Universidade Federal de Campina Grande. Dissertação mestrado.
Antunes, PB. (2005). Direito Ambiental. 8.ed, Rio de Janeiro: Lumen Juris.
Banco mundial, Brasil. Gestão dos problemas da poluição/A Agenda Ambiental Marrom. Relatório de Política. Washington: Banco Mundial, 1998. v.
Barbieri, JC. Avaliação de Impacto Ambiental na Legislação Brasileira. Artigo Acadêmico, 1995, Revista de Administração de Empresas / EAESP / FGV, São Paulo, Brasil.
Braga, M. UFCG celebra 14 anos de criação. Disponível em: <http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=18432>. Acesso em: 16/05/19.
Carlos, AAG. (2004). A vulnerabilidade do sistema de saneamento ao vibrio cholerae no município de santa cruz/rn: um estudo de caso. Natal: Funasa.
Carvalho, DL.; Lima, AV. Metodologias para Avaliação de Impactos Ambientais de Aproveitamentos Hidrelétricos. In: XVI Encontro Nacional dos Geógrafos, Porto Alegre. 2010.
Ferreira, Y. et al. Monitoramento de Condições Sanitárias para Auxílio ao Processo de Gestão Ambiental na UFCG-PB. VII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental Campina Grande/PB – 21 a 24/11/2016
G1. Lixo doméstico, problema global, 07 jan., 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/falando-de-sustentabilidade/noticia/2019/01/07/lixo-domestico-problema-global.ghtml>. Acesso em: 21 mai. 2019.
Garcia, C. et al. Alterações químicas de dois solos irrigados com água salina. Revista Ciência Agronômica, v.39, p.7-18, 2008.
Lins, C. et al. Caracterização Físico-Química e Avaliação da Qualidade da Água do Açude da UFCG, Campus Campina Grande. II CONIDIS, 2017.
Machado, PAL. Direito Ambiental Brasileiro. 7ª ed. São Paulo: Malheiros, 1998.
Nóbrega, ML. Conceituação e metodologia de avaliação. Um estudo comparativo das práticas sustentáveis em Segurança Hídrica entre Universidades brasileiras (UFLA e UFCG) e norte-americanas (ASU e UCLA). Tese de doutorado, UNB, Brasília, 2017.
Prefeitura Universitária (2019a). Disponível em: https://portal.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/420-projeto-de-reducao-do-consumo-d-agua-da-ufcg-recebe-premio-de-boas-praticas.html> Acesso em: 24/05/19
Prefeitura Universitária (2019b). Disponível em: <https://portal.ufcg.edu.br/conheca-a-ufcg.html> Acesso em: 24/05/19
Prieur, M. (2001). La charte de l'environnement: droit dur ou gadget politique?. Pouvoirs, (4), 49-65.
RANIERI, S.B.L.; SPAROVECK, G.; SOUZA, M.P.; DOURADO NETO, D. Aplicação de índice comparativo na avaliação do risco de degradação das terras. R. Bras. Ci. Solo, v.22, p.751-760. 1998.
Sánchez, LE. (2015). Avaliação de impacto ambiental. Oficina de Textos.
Silva, SAFD. (2016). Análise multicritério espacial no gerenciamento dos recursos hídricos no perímetro irrigado de Sumé-PB.
Silva, NC, Silva, MF & Lima, VLA. (2018). Avaliação de impactos ambientais das obras de acessibilidade e mobilidade da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Braz. Ap. Sci. Rev., Curitiba, 2(5): 1658-81, out./dez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.