Estratégias de logística militar para a Polícia Militar de Alagoas (PMAL): Análise comparativa e propostas de adaptação operacional
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v14i3.48457Palavras-chave:
Logística militar; PMAL; Gestão de suprimentos; Eficiência operacional; Inovação tecnológica.Resumo
A logística militar é um pilar estratégico para a eficácia operacional de corporações policiais-militares, em especial em contextos como o da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), que enfrenta desafios geográficos, orçamentários e de segurança pública. Este artigo propõe-se a identificar estratégias de logística militar aplicáveis à PMAL, a partir de uma revisão integrativa sistemática de 10 artigos científicos (2010–2023), selecionados nas bases SciELO e Google Scholar. A análise focou quatro eixos: comparação interinstitucional, gestão de suprimentos, eficiência operacional e inovação tecnológica. Os resultados indicam a viabilidade de modelos como centralização estratégica com núcleos regionais de suprimento (inspirados na PMMG), adoção de métricas de desempenho (ex.: tempo de resposta) e integração de tecnologias (IoT, Big Data). Destaca-se ainda a terceirização gradual de serviços não essenciais, desde que supervisionada. Conclui-se que a adaptação dessas práticas, aliada a parcerias acadêmicas e planos de contingência, pode otimizar recursos e fortalecer a segurança pública em Alagoas.
Referências
Associação Brasileira de Operadores Logísticos. (2019). A responsabilidade dos operadores logísticos neste novo mundo novo.
https://abolbrasil.org.br/canal-aberto/177.
Barbosa, R. G. F. (2023). A importância da logística militar para o desenvolvimento da logística até os tempos atuais. Even3 Publicações. http://doi.org/10.29327/7150380.
Ballou, R. H. (2012). Logística empresarial: Transportes, administração de materiais e distribuição física. Editora Atlas.
Bowersox, D. J., Closs, D. J., & Cooper, M. B. (2014). Gestão logística da cadeia de suprimentos (4. ed.). Editora McGraw-Hill.
CavalcantE, H. da S., et al. (2019). Uma breve análise sobre a evolução da logística. Fatec Carapicuíba.
ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXX. (2010). Desenvolvimento e Implantação do MRP. http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep_2010_TN_STO_113_740_15850.pdf
Fleury, P. F. (1999). Vantagens competitivas e estratégicas no uso de operadores logísticos. ILOS.
França, R. L., Checheliski, A., & Paim, R. (2018). Logística baseada em performance e a logística militar do Exército Brasileiro. Revista da Escola Superior de Guerra, 33(69), 158-173.
Gomes, P. F. (2011). O sistema logístico militar: Estudo de caso em um depósito de suprimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Lobo, M. da S. (2020). Terceirização de serviços: Oportunidades de aperfeiçoamento na função logística suprimento, por meio da utilização de operadores logísticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Altos Estudos em Defesa) – Escola Superior de Guerra, Brasília.
Martins, M. A. (2022). A logística na Polícia Militar de Minas Gerais. Dissertação (MBA em Gestão Pública). Pólo de Governador Valadares, Governador Valadares.
Minas Gerais. Polícia Militar. (2012). Sistema de Gestão Estratégica da Polícia Militar. Diretriz nº 002/2012-CG. Assessoria de Gestão para Resultados/Estado-Maior.
Minas Gerais. Polícia Militar. (2015). Plano Estratégico 2016-2019. Equipe de Gestão Estratégica/Estado Maior.
PaiM, R. (2018). O apoio logístico de forma autônoma e eficaz como forma de evitar que as tropas fiquem desguarnecidas no terreno. Revista da Escola Superior de Guerra, 33(69), 158-173.
Pereira A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free e-book]. Editora UAB/NTE/UFSM.
Revista Logística & Supply Chain. (2019). O que é logística 4.0? http://www.imam.com.br/logistica/noticias/3441-o-que-e-logistica-4-0.
Santos, J. S. M. dos, & CeluppI, L. G. (2023). Planejamento logístico estratégico e efetividade de custos: Uma análise de operação de combate ao crime organizado na crise de segurança pública do Rio Grande do Norte em 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Logística Estratégica e Defesa) – Escola Superior de Defesa, Brasília. Orientadora: Camila Araujo Machado.
Shankar, U., & Desai, K. (2015). Como a internet das coisas afeta a cadeia de suprimentos. Logística de entrada.
Silva, H. C. de F. (2023). Logística militar de suprimento: A organização existente por trás das operações de sucesso. PsiPro Journal, 2(2), 121-137.
Silva, G. G. R. da, & Andrade, J. C. M. de. (2018). O apoio logístico de forma autônoma e eficaz como forma de evitar que as tropas fiquem desguarnecidas no terreno. Revista da Escola Superior de Guerra, 33(69), 158-173.
Snyder, H. (2019). Literature review as a research methodology: An overview and guidelines. Journal of business research, 104, 333-339.
Walker, A. (2015). A logística de defesa integrada à sociedade. Revista da Escola de Guerra Naval, 21(1), 261–282.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dybs Santiago de Melo Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.