Assistência de Enfermagem a paciente com infarto agudo do miocárdio submetido a angioplastia coronariana
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4878Palavras-chave:
Assistência de Enfermagem; Infarto agudo do miocárdio; Angioplastia.Resumo
Descrever a assistência de enfermagem ao paciente com infarto agudo do miocárdio submetido à angioplastia coronariana evidenciada nas publicações científicas e analisar como é realizada a assistência de enfermagem prestada ao paciente com infarto agudo do miocárdio submetido à angioplastia coronariana de acordo com as publicações científicas. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada no mês de março de 2020 nos bancos de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados SCIELO, LILACS e Google acadêmico, com os seguintes descritores presentes no DECS: Assistência de Enfermagem, Infarto Agudo do Miocárdio, Angioplastia. Como critérios de inclusão foram escolhidos os artigos que apresentavam texto completo, em português e espanhol, no período de 2014 a 2019 e que estavam relacionados ao tema. Foram excluídos: teses, dissertações, artigos pagos, de jornal e textos que não apresentavam relação com a temática e revisões de literatura. Ao final da amostra foram obtidos 9 artigos, que foram analisados criteriosamente. O estudo foi dividido em duas categorias em que a primeira mostra o Perfil de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio e as Implicações para assistência de Enfermagem e a segunda aborda sobre a assistência de Enfermagem ao paciente submetido a angioplastia coronariana pós Infarto Agudo do Miocárdio. Diante do exposto estudo atendeu aos objetivos propostos e mostrou-se de grande relevância, pois poderá contribuir para o entendimento do enfermeiro na abordagem e na atenção ao paciente com IAM submetido à angioplastia coronariana.
Referências
Barroso TA, Marins LB, Alves R, Gonçalves ACS, Barroso SG & Rocha GDS. (2017). Associação entre a obesidade central e a incidência de doenças e fatores de risco cardiovascular. International Journal of Cardiovascular Sciences, 30(5), 416-24.
Cunto Taets GG. (2016). Cuidados de enfermagem e diagnósticos para pacientes submetido à angioplastia coronária transluminal percutânea. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, 6(16), 3-10.
Ercole FF, Melo LSD & Alcoforado CLGC. (2014). Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, 18(1), 9-12.
Galvão TF & Pereira MG. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23, 183-4.
Kuhn OT, Bueno JFB, Loro MM, Kolankiewicz ACB, Winkelmann ER & Rosanelli CLP. (2015). Perfil de pacientes submetidos a cateterismo cardíaco e angioplastia em um hospital geral. Revista Contexto & Saúde, 15(29), 4-14.
Lima MSMD, Dantas RAN, Mendes NPDN, Alves LCDM, Silva TTMD, Brito AGDR & Dantas DV. (2018). Aspectos clínico-epidemiológicos de pacientes submetidos à Intervenção Coronária Percutânea em hospital universitário. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(6), 2883-90.
Machado DP, Cristina A & Ferraz L. (2018). O perfil das internações e da mortalidade por infarto agudo do miocárdio no município de Xanxerê. Disponível em; http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2016/09/Davi-Provenzi.pdf.
Mendes MM & Costa Miranda IP. (2015). Infarto Agudo Do Miocárdio Com Supradesnível Do Segmento St E A Assistência De Enfermagem No Intra-Hospitalar. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, 4(1), 81-112.
Minayo, M. C. (2002). Pesquisa social: teoria e método. Petrópolis: Vozes.
Oliveira F, Silva WM & Fernandes GCG. (2017). Percepção do enfermeiro sobre o atendimento ao paciente com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Ensaios USF, 1(1)1-13.
OPAS/OMS Brasil. 2017. OPAS/OMS Brasil -Doenças Cardiovasculares. Available at:< https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doe ncas-cardiovasculares&Itemid=1096> [Accessed 22 May 2020.
Pereira AS, Shitsuka DM, Parreira FJ & Shitsuka R (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Régis AP, Dalla Rosa GC & Lunelli T. (2017). Cuidados de enfermagem no cateterisno cardíaco e angioplastia coronariana: desenvolvimento de um instrumento. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, 7(21), 3-20.
Santos JD, Meira KC, Camacho AR, Salvador PTCDO, Guimarães RM, Pierin ÂMG, ... & Freire FHMDA. (2018). Mortalidade por infarto agudo do miocárdio no Brasil e suas regiões geográficas: análise do efeito da idade-período-coorte. Ciênc. & Saúde Coletiva, 23, 1621-34.
Santos, V. V., Barbosa, V. C. S., & Amorim, C. F. (2017, December). Assistência de Enfermagem a Paciente Portador de Infarto Agudo do Miocárdio. In Congresso Internacional de Enfermagem. 1(1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.