Gravidez no puerpério: os fatores que contribuem para uma gestação no ciclo puerperal
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5440Palavras-chave:
Período Pós-Parto; Gestação; Saúde da mulher; Enfermeiras Obstétricas.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os fatores que mais contribuíram para a gravidez no puerpério. Tratou-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, que foi realizada no serviço de Saúde da mulher de dois municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro e no Ambulatório de Medicina Integrada de um Hospital Escola, no setor de obstetrícia, com uma amostra de 30 mulheres, onde estas foram entrevistadas para a coleta de dados na atenção ao objetivo proposto. Os dados foram analisados mediante a categorização de respostas. Participaram da pesquisa 30 mulheres, na faixa etária predominante 40%, em relação ao número de filhos 27% relataram 04 ou mais filhos, sobre o intervalo de tempo entre as gestações 50% relataram 01 anos de intervalo e 67% relataram que a gravidez não foi planejada. Foram criadas três categorias de análise dos dados a saber: a) Comunicação ineficaz com puérperas em relação a prevenção de gravidez precoce; b)A falta do planejamento familiar como parte integral no cuidado à saúde da puérpera; e c) A falta de dedicação no uso dos métodos contraceptivos após a gestação. Concluiu-se que de acordo com a amostra do estudo que os fatores que mais influenciam para a gravidez no puerpério estão ligados a ausência de comunicação, falta de planejamento familiar tendo como consequência também fator contribuinte a falta de dedicação em relação à anticoncepção no puerpério.
Referências
Alves, M. O., Parreira, B. D. M., Dias, F. A., Mendes, L. C., Elias, T. C., & Riul, S. S. (2016). Uso de métodos contraceptivos e fatores relacionados ao planejamento da gravidez entre puérperas. Revista de Enfermagem da UFSM, 6(3), 424-33.
Andrade, D.R., Santos, S.J.S., Maia, M.A., & Mello, D.F. (2015). Fatores relacionados à saúde da mulher no puerpério e repercussão na saúde da criança. Fatores relacionados à saúde da mulher no puerpério e repercussões na saúde da criança. Escola Anna Nery, 19(1), 181-86.
Brasil.(2001). Ministério da Saúde. Parto, Aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2001. Recuperado em 12 de março de 2018, < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd04_13.pdf>.
Brasil.(2011). Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção a Saúde da Mulher: princípios e Diretrizes. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2011. Recuperado em 14 de março de 2018, http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_mulher_principios_diretrizes.pdf
Brasil. (2012). Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília(DF): Ministério da Saúde, 2012. Recuperado em 17 de março de 2018, http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf
Brasil. (2013). Ministério da Saúde. Saúde da Mulher Geral. São Luís (MA): Ministério da Saúde, 2013. Recuperado em 02 de abril de 2018,
Carneiro, M.S., Teixeira, E., Silva, S.E.D., Carvalho, L.R., Silva, B.A.C., & Silva, L.F.L. (2013). Dimensões da saúde materna na perspectiva das representações sociais. REME Rev Min Enferm., 17(2), 446-53
Gomes, G.F, & Santos, A.P.V. (2017). Assistência de enfermagem no puerpério. Revista de Enfermagem Contemporânea, 6 (2),211-20.
Guerreiro, E.M., Rodrigues, D.P., Queiroz A.B.A., & Ferreira, M.A. (2014). Educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal: sentidos atribuídos por puérperas. Revista Brasileira de Enfermagem, 67(1), 13-21.
Maranhão, T.A., Gomes, K.R.O., Moura, L.N.B., & Gonzaga I.C.A. (2015). Contracepção entre puérperas adolescentes. J Health Sci Inst. ,33(1),50-5
Minayo, M.C.S., Deslandes, S.F., & Gomes, R. (2012). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Ribeiro, D., Lunardi, V., Gomes, G., Xavier, D., & Chagas, M. (2014). Experiências de cuidado da mulher: o relato de puérperas. Journal of Nursing UFPE on-line, 8 (4), 820-6.
Reis, A.C., Galdino, C.V., Balbino, C.M., Silvino, Z.R., Santos, L.M., & Joaquim, F.L. (2020). Planejamento Familiar: o conhecimento da mulher atendida no Sistema Único de Saúde sobre a saúde reprodutiva. Research Society and Development, 9(8).
Santos, A.L.G., Santos,V.L., Galdino,C.V., Gomes, E.N.F., Balbino,C.M., Silvino,Z.R., & Joaquim, F.L. (2020). Cobertura vacinal de mulheres no ciclo gravídico puerperal no ambulatório de um Hospital Escola. Research, Society and Development, 9(7), e887975031.
Souza, A.B.Q., & Fernandes, B.M. (2014). Diretriz para assistência de enfermagem: ferramenta eficaz para a promoção da saúde no puerpério. Rev Rene, 15(4),594-604.
Sousa, S.C., Leão, D.C.M.R., Vieira, B.D.G., Alves, V.H., Rodrigues, D.P., & Cruz, A.F.N. (2016). A puérpera internada frente à prevenção da gravidez: possibilidades e limites da enfermagem. Rev enferm UFPE on line, 10 (4),3560-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Priscila dos Santos Inocencio Costa, Cíntia Valéria Galdino, Carlos Marcelo Balbino, Zenith Rosa Silvino, Lucimere Maria dos Santos, Fabiana Lopes Joaquim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.