Abertura de capital: um estudo nas grandes e médias empresas de Cláudio, MG
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i1.592Palavras-chave:
Emissão de ações; Financiamento; Vantagens e desvantagens.Resumo
Este trabalho propôs-se a identificar e analisar por que as empresas de grande e médio porte do município de Cláudio, MG, não abriam o capital. Para alcançar os objetivos propostos foi realizado um estudo de casos múltiplos em cinco empresas de grande e médio porte. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, cujas informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas com os proprietários e gestores das cinco empresas selecionadas. Percebeu-se que as empresas pesquisadas eram familiares, sendo duas delas de apenas um proprietário. Concluiu-se que as empresas pesquisadas não abriam o capital pela falta de interesse nesse tipo de captação de recursos, pela falta de conhecimento sobre o mercado de capitais e sobre os processos de abertura de capital e por não ter a estrutura necessária para cumprir as exigências da CVM.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
ASSAF NETO, Alexandre. Fundamentos de administração financeira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano Guasti. Curso de administração financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalho de conclusão de curso (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato sensu. São Paulo: Atlas, 2011.
CASAGRANDE NETO, Humberto et al. Abertura de capital de empresas no Brasil: um enfoque prático. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
GIL, Antônio Carlos. Método e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.
GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. 7. ed. São Paulo: Harbra, 2012.
HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira, aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
LAGIOIA, Umbelina C. T. Fundamentos do mercado de capitais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PORTAL DE CONTABILIDADE. Glossário de termos contábeis. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/glossario.htm>. Acesso em: 23 set. 2018.
PWC e BM&FBOVESPA. Como abrir o capital de sua empresa no Brasil (IPO): início de uma nova década de crescimento. Disponível em: <https://www.pwc.com.br/pt/publicacoes/assets/brasil-ipo-guide-2014.pdf>. Acesso em: 02 out. 2018.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Critérios de classificação de empresas: MEI – ME – EPP. Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154>. Acesso em: 23 set. 2018.
SILVA, José P. da. Análise financeira das empresas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
TRIVIÑO, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
YIN, Robert K. Case study research – design and methods. Sage Publications Inc., USA, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.