Plano de cuidados de enfermagem no eixo enfrentamento e tolerância ao estresse - NANDA
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6128Palavras-chave:
Processo de enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.Resumo
Objetivo: elaborar e validar uma proposta de plano de cuidados a partir da ligação North American Nursing Diagnosis Association-International, Nursing Interventions Classification - Nursing Outcomes Classification para os diagnósticos do domínio enfrentamento e tolerância ao estresse, identificados em pessoas vivendo com a Sindrome da Imunodeficiência Adquirida. Método: estudo metodológico, realizado com 25 especialistas e 113 pessoas vivendo com Sindrome da Imunodeficiência Adquirida. Seguiram-se tais etapas: elaboração dos Diagnósticos, Intervenções e resultados de enfermagem; elaboração de um plano de cuidados e validação de conteúdo por grupo focal. Resultados: validou-se um plano de cuidados contendo 4 diagnósticos de enfermagem (Ansiedade; Síndrome do estresse por mudança; Medo; Risco de sentimento de impotência), 4 resultados, 20 indicadores, 4 intervenções e 31 atividades. Conclusão: os diagnósticos, resultados e intervenções encontrados possibilitaram a elaboração e validação de um plano de cuidados para pessoas vivendo com Sindrome da Imunodeficiência Adquirida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Vinicius Lino Souza Neto, Maria Elizabethe Cristina Oliveira, Ana Elza Oliveira de Mendonça, Richardson Augusto Rosendo da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.