O impacto das facções têxteis no Seridó
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i2.666Palavras-chave:
desarrollo; la población; economía.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância e o impacto econômico-financeiro da facções de confecções na região do Seridó. A metodologia utilizada foi qualitativa, através da aplicação de entrevistas com colaboradores dessas facções. Como resultado o estudo revela que esse ramo de atividade é uma importante alternativa para a geração de renda na referida região, onde é escasso o investimento da iniciativa privada. Por fim, o estudo conclui que o benefício das facções incide em grande parte da população, que anteriormente se encontrava ociosa e sem perspectiva de trabalho e renda, à margem do mercado de trabalho.
Referências
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CUNHA, Francisco André Medeiros da. Facções de costura no interior do RN: desafios e possibilidades. 2015 60f. Monografa (Graduação) Curso de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2015.Disponível em: < http://hdl.handle.net/123456789/1211> Acesso em 03 out. 2018.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa: Tradução de Joice Elias Costa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina De Andrade. Fundamentos de metodologia científica: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MEDEIROS, Geane Sabino de. O desenvolvimento econômico do povoado Currais Novos, localizado no município de Jardim do Seridó-RN, com destaque para a indústria de vestimentas. 2015. 60f. Monografia (Graduação) Curso de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2015. Disponível em: < http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1835>. Acesso em: 03 out. 2018.
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.