Controle da tuberculose: avaliação de aplicativo para atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6747Palavras-chave:
Tuberculose; Tuberculosis; Capacitación en servicio; Capacitação em serviço; Tecnología en salud.; Tecnologia em saúde.Resumo
Objetivos: Apresentar uma ferramenta desenvolvida para busca ativa de casos suspeitos de tuberculose; descrever as etapas de sua construção; avaliar a aplicabilidade e funcionalidade do instrumento. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva com abordagem qualitativa, realizada no período de maio de 2018 a maio de 2020, cuja coleta de dados deu-se por meio de questionário com perguntas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram 25 estudantes de um curso técnico de enfermagem. Resultados: Aplicou-se controle estatístico de processo para análise do questionário. Verificou-se a evolução da média dos alunos, que passou de 5,0 para 8,2 pontos. Como os limites de controle estão bem distantes da média, pode-se afirmar que existe uma dispersão entre o conhecimento dos estudantes, sendo este um fator que persistiu após o treinamento: desvio padrão antes 1,6 e desvio padrão depois 1,3. Foi apurado que 96% (22) dos estudantes não tiveram problema algum na instalação do aplicativo. Apenas 4% (um) marcaram “sim” para essa questão. Todos os estudantes participantes, 100%, consideraram o aplicativo de fácil entendimento e admitiram que não houve nenhuma dificuldade para inserir as informações no TB – Busca Ativa. Conclusão: Acredita-se que o aplicativo intitulado TB – Busca Ativa possa auxiliar nas ações de prevenção e captação de novos casos de tuberculose dentro do território. Espera-se, também, a incorporação dessa nova tecnologia para o Agente Comunitário de Saúde. É preciso mudar, inovar e avançar nas questões referentes à prevenção da tuberculose para que se possa proporcionar mudanças em relação ao cenário nacional de forma sustentável.
Referências
Cortizo, C. T. (2007). Sistemas de informática e informação da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde e o software livre: Possibilidades e perspectivas. Dissertação de mestrado não publicada, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil.
Ministério da Saúde. (2017). Guia de vigilância em saúde. (5a ed.). Recuperado de http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/outubro/06/Volume-Unico-2017.pdf
Ministério da Saúde. (1997). Saúde da família: Uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial.
Selltiz, C., Jahoda, M., Deutsch, M., & Cook, S. W. (1974). Métodos de pesquisa nas relações sociais (3a ed.; D. M. Leite, Trad.). São Paulo: E.P.U.
Triola, M. F. (2005). Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTCE.
World Health Organization. (2018). Global tuberculosis report 2018. Geneva: WHO. Retrieved from http://www.who.int/iris/handle/10665/274453
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira, Lucrécia Helena Loureiro, Ilda Cecília Moreira da Silva, Annibal José Rodriguez Scavarda, Maria da Conceição Vinciprova Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.