Efeito do processo de recozimento primário e secundário em aços elétricos de grão orientado
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.731Palavras-chave:
Aço-Silício; Eletromagnetismo; Recozimento.Resumo
Os aços siliciosos são aqueles compostos de aproximadamente 3% de silício e são utilizados para fabricação de geradores, transformadores e motores industriais. A pesquisa foi feita com o intuito de gerar conhecimento metalúrgico acerca das propriedades magnéticas dos aços elétricos e também conciliar essas propriedades aos parâmetros de processamento do material. Uma amostra padrão foi retirada do lote selecionado para teste, decapada utilizando ácido clorídrico e submetida ao processo de recozimento. Cálculos de proporcionalidade foram feitos utilizando o diagrama ferro silício, levando em consideração o peso e as dimensões da amostra. Após o recozimento, a amostra foi submetida aos testes adequados para evidenciar o tamanho dos grãos e sua influência nas propriedades magnéticas. Seus resultados mostraram um crescimento significativo no tamanho dos grãos após o recozimento secundário, e geração da textura goss, que é desejada ao material. Com as análises foi possível concluir que após o recozimento, os grãos apresentaram tamanhos padronizados e bem ordenados, e a padronização das perdas e permeabilidade magnética que respectivamente resultaram em 1,5 W/Kg e 1,99T nas condições de 1,7T a uma frequência de 60 Hz (frequência padrão brasileira).
Referências
ALCÂNTARA, Fabrício Luiz; CUNHA, Marco Antônio. Estudo da recristalização secundária do aço silício de grão orientado. São Paulo: APERAM, 2006. 5p. Dissertação, São Paulo, 2006.
ALMEIDA, Ivanilson Bispo de; ARAÚJO, Maiane Marques de Oliveira. Avaliação do Isolamento Térmico de Fornos Utilizados no Processo de Recozimento em Caixa. 2018. 95 f. Dissertação (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste, Coronel Fabriciano, 2018.
CALLISTER JR., Willian D. Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais Uma Abordagem Integrada. 2.ed São Paulo: Anhanguera Publicações, 2014. 702 p.
CHUEN, S. L. Determinação dos parâmetros operacionais do recozimento de descarbonetação do aço silício. Proposta de tese engenharia metalúrgica. Belo Horizonte: UFMG, 1980.
COLPAERT, Hubertus. Metalografia dos produtos siderúrgicos comuns. São Paulo: Blucher, 2008.
DIETER, George E. Metalurgia Mecânica. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois Editora, 1981. 653p.
GLERIAN, Paulo César. Efeito de magnésias com diferentes aditivos nas estruturas e propriedades de aço elétrico de grão orientado. 2011. 191 f. Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
GIROTO, Elen Regina. O efeito do potencial de oxigênio na oxidação subsuperficial e suas influencias nas propriedades elétricas de aços elétricos após o recozimento final. São Paulo: UFSP, 2010. 90p. Dissertação, Mestrado em Engenharia, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2010.
HELMAN, Horácio.; CETLIN, Paulo Roberto. Fundamentos da Conformação Mecânica dos Metais. São Paulo: Artliber Editora, 2005. 260 p.
KREITH, Frank; BOHN, Mark S. Princípios da Transferência de Calor. 6° ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Ltda. 2003. 623 p.
LANDGRAF, F.J.G. Apostila “Aços carbono e aços silício para fins elétricos”. Capt. 6,7 e 8. Ed.IPT, São Paulo-SP, 2001.
LANDGRAF, F.J.G “Propriedades Magnéticas de Aços para fins Elétricos.” São Paulo-SP, 2004.
SOUZA, Ronie M. Pinheiro. Efeito do perfil térmico de recozimento das bobinas laminadas a quente nas propriedades do aço elétrico de grão orientado. Minas Gerais: UFMG, 2013. 85p. Dissertação, Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.