Implantação de uma Usina de Reciclagem na cidade de Rio Piracicaba-MG

Autores

  • Cristina Grigório da Silva Notato Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Elisandra Rodrigues de Sousa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Hebert Medeiros Gontigo Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i3.751

Palavras-chave:

Coleta; Empreendimento; Sustentável; Reutilização; Inclusão.

Resumo

A destinação e reutilização do lixo é um dos principais desafios ambientais a serem vencidos pela sociedade moderna, em vista a conciliação dos objetivos do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. No Brasil, é dos lixões e nas ruas das cidades que milhares de pessoas recolhem e comercializam materiais recicláveis e em muitos casos se alimentam do que catam. Na cidade de Rio Piracicaba-MG, temos um longo histórico de acidentes, entre eles alguns fatais, ocorridos no lixão antes localizado na localidade denominada “Batatinha”. Atualmente o lixo coletado na cidade é transportado para o aterro sanitário localizado entre a cidade de Rio Piracicaba e João Monlevade, construído através de um convênio entre as cidades de Nova Era, Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas, São Domingos do Prata e João Monlevade. Existe também a ASCARIPI, que realiza coleta dos resíduos sólidos recicláveis no município. Mesmo com a existência da mesma, grande parte dos materiais recicláveis acabam indo parar no aterro sanitário, que após 12 anos de operação encontra-se acima da metade da sua capacidade de operação. Diante do exposto, o objetivo deste projeto é a implantação de uma usina de reciclagem na cidade de Rio Piracicaba-MG, que visa possibilitar um maior conhecimento de um problema específico e buscar solução para o mesmo. Já foram alcançados vários progressos como a liberação da verba pelo Ministério do Meio Ambiente, escolha do local, onde será construído o espaço físico da usina e contratação de estagiários para a realização de projetos de educação ambiental, nas escolas públicas do município. A metodologia desse projeto se desdobra em três etapas: análise da situação atual da coleta e destinação do lixo da cidade; análise das possibilidades, pontos positivos e negativos e negativos da implantação de uma usina de reciclagem no município, voltadas e descobertas ao conhecimento em bases textuais e pesquisas e ainda em andamento, descrever o local da implantação, recursos humanos, maquinário, organização econômica e financeiras da usina de reciclagem. A legislação tem sido importante e eficaz aliada do meio ambiente, em um momento em que as relações entre o poder público e a sociedade estão em processo de revisão. Focado em tais ideias, esse projeto visa organizar os catadores para racionalizar a coleta seletiva e a triagem, reduzir custos, aumentar o fluxo de materiais recicláveis e incentivar a sociedade a adotar condutas ecologicamente corretas através da educação ambiental.

Referências

ADEODATO, Sérgio. Política Nacional de Resíduos Sólidos - A lei na prática -

Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE).

(CEMPRE) e Centro de Tecnologia de Embalagem do Instituto de Tecnologia de

Alimentos (CETEA/ITAL) - Política Nacional de Resíduos Sólidos - O impacto da

nova lei contra o aquecimento global – São Paulo – 1999.

(CEMPRE) - Lixo municipal: manual de gerenciamento - 2.ed.cor.-Brasília: 2002.

MARTINS, Benedito; ESQUICERO, Fabio; MANFRINATO, Jair de Souza - Resíduos sólidos urbanos – um modelo de gestão em municípios de pequeno

e médio porte - Gepros: gestão da produção, operações e sistemas, 2009, Vol.4(2), p.123.

MILANEZ, Francisco. Desenvolvimento sustentável. In: CATTANI, Antônio David (org.) A outra economia. Porto Alegre: Vozes, 2003. 306 p.

RIBEIRO, Tulio Franco; LIMA, Samuel do Carmo – Coleta seletiva de lixo domiciliar – Estudo de casos – Caminhos de geografia – revista online programa de Pós-Graduação em geografia – Dez/2000.

SANTANA, José Augerlan Silva de; SILVA, Carlos Eduardo – Modelo de layout de sistema produtivo para usinas de reciclagem de resíduos inorgânicos sólidos para pequenos municípios - Revista Ibero‐Americana de Ciências Ambientais, Aracaju, v.1, n.1, dezembro, 2010.

SIMONETTO, Eugênio de Oliveira e BORENSTEIN, Denis. Gestão operacional da Coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos – abordagem utilizando um sistema de apoio à decisão. Gestão e Produção, São Carlos, v. 13, n. 3, 449- 461, set/dez. 2006.

TEIXEIRA, Karla Maria Damiano, Trabalho e perspectivas na percepção dos catadores de materiais recicláveis - Psicol. Soc. [online]. 2015, vol.27, n.1, pp.98-105.

Downloads

Publicado

01/01/2019

Como Citar

NOTATO, C. G. da S.; SOUSA, E. R. de; GONTIGO, H. M. Implantação de uma Usina de Reciclagem na cidade de Rio Piracicaba-MG. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e2683751, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i3.751. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/751. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas