As indústrias têxteis da Bahia: o ontem e o hoje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.7905

Palavras-chave:

Indústria têxtil, Revolução Industrial, Desenvolvimento regional, Bahia

Resumo

Sendo de grande importância para o âmbito econômico-social, as indústrias fazem parte das discussões referenciadas ao desenvolvimento de um país ou região. As indústrias têxteis foram as primeiras a enquadrar-se no setor econômico primário, no Brasil. Especificamente na Bahia, essas fábricas tiveram papel importante no desenvolvimento do estado, de forma a destacar-se das demais. Porém, houve muitas ocasiões de altos e baixos do poder industrial baiano. O objetivo desse trabalho é realizar um estudo exploratório  das primeiras indústrias do ramo têxtil na Bahia instaladas no final do século XIX,  como exemplo notório a Fábrica Todos os Santos, ainda em atividade, contextualizar como se deu o  crescimento dessa indústria, assim como quais os principais aspectos do crescimento econômico dos séculos XIX e XX. A realização da pesquisa foi conduzida com metodologia por meio de análises que têm como base levantamento de referencial teórico de autores de referência em desenvolvimento regional, revolução industrial e suas mais diversas indústrias de beneficiamento, de forma a reunir conhecimento sobre o tema e mostrar como a industrialização na Bahia influenciou no desenvolvimento do estado. Sendo os resultados caracterizados por meio de dados extraídos de pesquisa utilizando como fonte o banco de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, com objetivo levantar informações sobre a indústria têxtil na Bahia no período de 1985 a 2018 , e sendo concluindo ao demonstrar os estudos e esforços despendidos para conhecimento do assunto relacionando os cenários passados frente ao cenário atual

Referências

Rifkin, J. (2014). The Third Industrial Revolution: How the Internet, Green Electricity, and 3-D Printing are Ushering in a Sustainable Era of Distributed Capitalism. Recuperado em 2 de março de 2020 de https://www.worldfinancialreview.com

Sardenberg, C. M. B. (1997). O Bloco do Bacalhau: protesto ritualizado de operárias na Bahia. NEIM/UFBA, Coleção Bahianas.

Schwab, K.. (2016). A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro

Spinola, N. D. (2009). A Trilha Perdida: caminhos e descaminhos do desenvolvimento baiano no século XX. Salvador: Editora UNIFACS.

Downloads

Publicado

21/10/2020

Como Citar

MATOS, B. S.; LOPES, J. M. .; OLIVEIRA, R. M. de . As indústrias têxteis da Bahia: o ontem e o hoje. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e8389107905, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.7905. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7905. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais