Desastres socioambientais e implicações na saúde: uma análise do naufrágio do navio Haidar em Barcarena, Amazônia, Pará/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8041Palavras-chave:
Desastre socioambiental; Saúde; Naufrágio Haidar.Resumo
Esta pesquisa possui como delimitação temática o estudo acerca dos desastres socioambientais e as implicações na saúde, na região da Amazônia brasileira, e traz como proposta central compreender os efeitos socioambientais e na saúde da população local, gerados pelo naufrágio da embarcação Haidar aos moradores de Vila do Conde –comunidade costeira do Estado do Pará. A abordagem utilizada foi a Pesquisa quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos optou-se pela pesquisa de campo. As técnicas aplicadas para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários elaborados com questões abertas e fechadas e registros no diário de campo. Os dados recolhidos foram organizados, categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo, em um recorte temporal, antes, após e a situação atual do desastre. Os resultados demostraram que o desastre socioambiental acarretou desequilíbrios na saúde dos moradores da comunidade em que foram quantificados 603 atendimentos médicos e hospitalares.
Referências
Barbosa, C. (2018). Vazamento de rejeitos da Hydro Alunorte causa danos socioambientais em Barcarena. Amazônia Real.
Bardin, L.(2009). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA.
Block, N. C. D. S; Costa, G. S. A.; Gonçalves, K. Y; Negrão Pedro H. B.(2016). Processo de Produção da Carne Bovina: dos animais ao produto final. Trabalho apresentado ao X Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, 28(30).
Brasil (2016). Ministério Público Federal Inquérito Civil Público nº 1.23.000.000661/2015-70.
Chauí, M.(2000). Convite à Filosofia. São Paulo: Ed Ática.
Estado do Pará (2018). Relatório final: comissão parlamentar de inquérito (cpi) – danos ambientais na bacia hidrográfica do rio pará. Assembleia legislativa do estado do pará (alepa).
Fonseca, M. D. C. P. D.(2004). Opinião dos consumidores sobre os riscos alimentares à saúde: O caso da carne bovina. 251 f. Tese (Tese de Doutorado). Departamento de Alimentos e Nutrição - Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade de Campinas, São Paulo.
Hazeu, M. T.(2015). O não-lugar do outro: Sistemas migratórios e transformações sociais em Barcarena. 2015. 337f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém.
Marchezini, V.(2017). As ciências sociais nos desastres: um campo de pesquisa em construção. BIB,83(1) 43 – 72.
Medeiros, A. C.; Lima, M. O.; Guimarães, R. M.(2016). Avaliação da qualidade da água de consumo por comunidades ribeirinhas em áreas de exposição a poluentes urbanos e industriais nos municípios de Abaetetuba e Barcarena no Estado do Pará, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, 21(3), 695-708.
Minayo, M. C. S.(2000). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Nascimento, P. A. M.(2010). Gestão ambiental em área de risco no município de Barcarena/Pará. 104 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Auditoria Ambiental) - Universidad de León, Florianópolis.
Nascimento, N. F.; Hazeu, M. T. (2015). Grandes empreendimentos e contradições sociais na amazônia:a degradação da vidano município de Barcarena, Pará. Argumentum, Vitória, 7(2), 288-301.
Pereira, S. F. P. Estudo preliminar dos níveis de contaminação ambiental provocado por vazamento de efluente da Imerys Rio Capim Caulim na região de Vila do Conde – Barcarena – PA. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM). Belém, 89 p.
Pereira, S. F. P. (2009). Estudo preliminar dos níveis de contaminação ambiental no Rio Murucupi provocado por vazamento de efluente da Alunorte na região de Vila do Conde – Barcarena - PA. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM). Belém,120 p.
Pereira, S. F. P. (2010). Investigação das condições químico – ambientais de recursos hídricos e de efluentes na região de Vila do Conde – Barcarena- PA. Parte I empresas Imerys Rio Capim Caulim e Pará Pigmentos. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM). Belém, 69 p.
Pereira, S. F. P. (2014). Estudo da Qualidade da Água de Consumo de Moradores do Município de Barcarena – PA. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Faculdade de Química, Laboratório de Química Analítica e Ambiental (LAQUANAM). Belém, 118 p.
Ribeiro, E. A.(1999). A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, 04, 129-148.
Santos, A. R. (2015). Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A.
Salles, E. M., Santos J. C. M., dos; costa, A. B., Lisboa, V. N. F., Medeiros A. M. (2014).Odores provenientes de graves problemas ambientais. 2014. Trabalho apresentado no XX Congresso Brasileiro de Engenharia química. Florianópolis.
Silva, F. A. O.(2012).Por uma Gestão das Águas na Bacia Hidrográfica Do Rio Murucupi-Barcarena-PA. 161 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, Belém.
Silva, S., & Hazel, M. (2019) O Complexo Industrial-portuário em Barcarena e a Saúde de
Comunidades Tradicionais na Amazônia Brasileira. O Social em Questão – Ano XXII – nº 44
Triviños, A. N. S (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Valencio, N.(2009). O Sistema de Defesa Civil (SINDEC) diante das mudanças climáticas: Desafios e limitações da estrutura e dinâmica institucional. In: VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MarcheziNI, Victor; Gonçalves, Juliano C. (Org.). Sociologia dos desastres– construção, interfaces e perspectivas no Brasil. São Carlos: RiMA Editora,p. 19 – 33.
Venturato, R. D., Antonio, L. S., Oliveira, C., Moura, E.(2014). Organização comunitária no contexto dos riscos: prevenção e desafio da reconstrução local. In: Carmo,R.D; Valencio, N. (Org.). Segurança humana no contexto dos desastres. São Carlos: RiMA Editora, 2014. p. 159 – 176.
Vormittag, E. M. P. A. A., Oliveira, M. A., Rodrigues, C, G., Gleriano, J. S. Avaliação dos riscos em saúde da população de Barra Longa/MG afetada pelo desastre. Relatório Greenpecae, Instituto Saúde e Sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jucimeire Rocha Macêdo; Noêmia Maria José Maia Ramos; Rosilene Ilma Ribeiro de Freitas; Janice Muriel Fernandes Lima da Cunha; Amanda Alves Fecury; Manoel de Jesus de Souza Pinto; Carla Viana Dendasck; Claudio Alberto Gellis de Mattos Dias; Mirleide Chaar Bahia; Iracely Rodrigues da Silva; Keulle Oliveira da Souza; Yomara Pinheiro Pires; Roseane do Socorro da Silva Matos Fernandes ; Euzébio de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.