A implantação do CEFET/campus Nova Friburgo: um marco para a formação profissional e tecnológica na região
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8428Palavras-chave:
Memória histórica; CEFET/campus Nova Friburgo; Educação profissional e tecnológica.Resumo
O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/ RJ, ao longo de sua existência de cento e três anos, consolida-se como uma das principais instituições de ensino público Federal do Brasil. Sua trajetória tem sido marcante para o cenário da educação profissional e tecnológica com importante responsabilidade na qualificação para além da atuação no mundo do trabalho. No palco da reconstituição da memória e no curso do processo de expansões ocorridas na instituição, o presente trabalho tem como objetivo ressaltar a implantação do CEFET campus Nova Friburgo/RJ e sua importância para o desenvolvimento e qualificação profissional da região com ofertas de cursos de graduação, pós-graduação e ensino médio integrado, dando oportunidades para os jovens da cidade e região a uma educação de qualidade. Sob o foco histórico-descritivo, procuramos resgatar alguns dos muitos momentos históricos vividos por essa instituição centenária, revisitar a trajetória da implantação do CEFET para o interior do Estado do Rio de Janeiro e discorrer sobre as atividades desenvolvidas no campus Nova Friburgo. Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental na qual foram levantadas obras que serviram de sustentação às ideias que se pretende expor. Como resultado das análises, verificamos que o CEFET/ Nova Friburgo é um marco importante na interiorização para a formação profissional e tecnológica, sem perder de vista a dinâmica do desenvolvimento da região. Além disso, as expansões dos diversos campi orientados pelo conceito de cidade polo devem aproveitar o potencial de desenvolvimento à possibilidade de parcerias e infraestrutura existente, e que o processo de constituição da história do CEFET, particularmente o campus Nova Friburgo, é carregado de singularidade, sentidos e significados.
Referências
Brandão, M. CEFET Celso Suckow e algumas transformações históricas na formação profissional. Trabalho Necessário, ano 7, v.9, 2009.
Brasil. Decreto-Lei n° 4.127, de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Rio de Janeiro, 1942.
Brasil. Lei n° 4.759, de 20 de agosto de 1965. Dispõe sobre a denominação e qualificação das Universidades e Escola Técnicas Federais. Brasília, 1965.
Brasil. Decreto-Lei n° 181, de 17 de fevereiro de 1967. Dá nova denominação à atual Escola Técnica Federal da Guanabara. Brasília, 1967.
Candau, J. Busca memorial e patrimonialização. In: Memória e identidade. Trad. Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011. p. 7-16.
Cardoso, T. F. L. A Formação Docente na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. Em: I Congresso Brasileiro de História da Educação, 2000.
Cardoso, T. F. L.. O Papel Social da Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. Em: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina- PR. Resumos do XXIII SNH. Londrina- PR: Editorial Mídia, v. 1, p. 444, 2005.
Ciavatta, M. Educando o trabalhador da “grande família da fábrica”: a fotografia como fonte histórica. In: CIAVATTA, M.; ALVES, N. (Orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social: história, comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004.
Ciavatta, M. A Formação Integrada à escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. Revista Trabalho necessário. ano 3, número 3 . Rio de Janeiro, 2005.
Dias, D. de O. Estudo documentário e histórico sobre a Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 1973.
Le Goff, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão [et al] – Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990.
Medeiros, J. B. Redação Científica. A prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo, Editora Atlas S.A. 2000.
Oliveira, D. P. R. de. Plano de carreira: foco no indivíduo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
Pastores, D. H.(Org.); Devonish, I. M. S. (Org.); Cardoso, T. F. L. (Org.). Registros de uma instituição centenária: Cefet/RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. 1 ed. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2017. p. 120.
Ramos, M. N. Concepção do Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Texto realizado para o seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08 e 08 de maio de 2008.
Ramos, M. N. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Edu. Soc., Campinas, vol.23 n.80 p. 401-422. set. 2002.
Ricoeur, P. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et alii. Campinas: UNICAMP, 2007. p,170-192.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Júlia Cristina Eyer de Mello; Marta Ferreira Abdala Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.