Ética, Legislação e Educação: o tripé ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8601

Palavras-chave:

Ética Ambiental; Educação Ambiental; Legislação Ambiental; Ensino.

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa sobre o tema Ética Ambiental e a Visão dos Acadêmicos do curso de Gestão Ambiental do IFMT – Campus Bela Vista. Teve por objetivo trabalhar o conceito de ética ambiental relacionando-o com educação e legislação ambiental, e também, de analisar as visões dos futuros gestores ambientais quanto a esses conceitos dos quais são abordados constantemente em sua formação. Tendo como principal base referencial o livro Ética Ambiental do autor Nalini (2010), juntamente com pesquisa de artigos em base de dados virtuais, tendo o termo ético ambiental como descritor utilizado nas buscas. A metodologia aplicada foi uma revisão bibliográfica dos temas: conceito de ética, educação e legislação ambiental e uma pesquisa de campo com estudantes de gestão ambiental. Como resultados da pesquisa foi possível perceber que a concepção dos estudantes sobre os conceitos ainda permeava o senso comum e não relacionam uma esfera com a outra. A saber, a ética, educacional e financeira.

Biografia do Autor

Louize Belém de Lima Barros, Centro Universitário de Várzea Grande

Graduação em Gestão Ambiental

Raquel Martins Fernandes, Instituto Federal de Mato Grosso

Atualmente em estágio pós-doutoral na área de Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado (2003) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, campus Cuiabá Bela Vista, e do Mestrado em Ensino Associação Ampla UNIC/IFMT. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento, Filosofia da Educação e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, fenomenologia, epistemologia, transdisciplinaridade, ética, ética e educação ambiental, ESCCA, espiritualidade e cristianismo.

Jéferson Pereira da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

Aluno Especial no Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de
Mato Grosso (UFMT-2020/1). Mestre em Ensino pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn), em Termo de Cooperação Técnico-Científico e seus aditivos, celebrados pelo Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cel. Octayde e pela Universidade de Cuiabá (IFMT/UNIC-2020) como bolsista CAPES/FAPEMAT II. Especialista em Ensino de Ciências da Natureza pelo IFMT, Núcleo Avançado de Jaciara-MT (2019). Graduado em Licenciatura, Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2014). Bolsista de iniciação a docência do projeto PIBID (2014), atuando nas atividades do sub projeto Ciências da Natureza. Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto - Universidade de Cuiabá (FAIESP/UNIC-2019).

Marcela Marques Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina-Muriaé, MG, no ano de 2007. Pós-graduação lato sensu em Gestão, Auditoria, Perícia e Educação Ambiental pela Faculdade Charles Darwin-Brasília, DF e em Direito Agrário e Ambiental, pela Faculdade Afirmativo-Cuiabá, MT. Experiência na área de Ensino de Biologia e Lato sensu em Docência; Licenciamento Ambiental; Coordenação e Elaboração de Programas Ambientais; Projeto de Reabilitação, Monitoramento e Soltura de Animais Silvestres; Monitoramento e Resgate de Fauna e Flora de Empreendimentos; Manejo de Animais Silvestres em Cativeiro; Projeto Socioambiental; Consultoria Ambiental e Coordenação de Equipe Mestra em Ensino - PPGEn pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Pesquisadora do TSK Group - Teacher's Specialized Knowledge Research Group / Grupo de Pesquisa Conhecimento Especializado de Professores e Membro da Red Iberoamericana - Universidad de Huelva/Espanha.

Leandro Carbo, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista - IQ-UNESP (2009), Mestre em Saúde e Ambiente (Química Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara, foi diretor do Centro de Referência entre os anos de 2013 e 2017, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza entre os anos de 2010 e 2013 e está novamente na coordenação deste curso desde 2019. Coordenador institucional do PIBID/IFMT entre os anos de 2016 e 2018. Atua nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia, Técnico em Meio Ambiente e Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC), do IFMT Campus Octayde Jorge da Silva. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análises de Agrotóxicos, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, solo, agrotóxicos, sorção. Tem experiência na área da Pericia Criminal, onde trabalhou na Diretoria de Laboratório Forense da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, realizando analises de drogas ilícitas e venenos em matrizes biológicas, em água e solo. Atualmente tem desenvolvido e orientado projetos de pesquisa e extensão voltados para a área de ensino de Ciências/Química.

Referências

Araújo, A. R. (2010). Educação Ambiental e Sustentabilidade: Desafios para a sua Aplicabilidade. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Lavras. Lavras - MG.

Barbosa, L. N. H. & Drummond, J. A. (1987). Os Direitos da Natureza Numa Sociedade Relacional: Reflexões Sobre uma Nova Ética ambiental. Recuperado de < http://virtualbib.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1987/1126>.

Bodgan, R. C. & Biklen, S. K. (1994). Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal: Porto.

Felipe, S. T. (2006). Valor Inerente e Vulnerabilidade: Critérios Éticos Não-Especistas Na Perspectiva de Tom Regan. ethic@, 5(3), 125-146.

Felipe, S. T. (2009). Antropocentrismo, sencientismo e biocentrismo: Perspectivas éticas abolicionistas, bem-estaristas e conservadoras e o estatuto de animais não-humanos. Revista Páginas de Filosofia, 1(1), p. 3-30.

Ferronatto, R. L, Petry, D., Fortes, V. B. & Srembergerpa, R. F. (2009). O Estado Constitucional Ecológico e o Estado Socioambiental de Direito como Formas de Assegurar o Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado. Revista Eletrônica Diritto & Diritti, 28, 01-22.

Florit, L. F. (org) (2014). Implicações éticas e sociais da “vocação regional” pela suinocultura e avicultura na microrregião de Concórdia/SC. In: Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade. A diversidade regional brasileira em perspectiva. Campina Grande: EDUEPB/UEPB, 85-108.

Grün, M. (2011). Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. 14 ed. São Paulo: Papirus.

Kässmayer, K. (2010). Apontamentos sobre a Ética Ambiental como Fundamento do Direito Ambiental. Revista Jurídica da Faculdade de Direito, 1(4), III. Lixo Extraordinário. Co-Diretores: Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, 2010.

Meyer, M. M. (2000). Gestão ambiental no setor mineral: um estudo de caso. 2000. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis - SC.

Moreira, D. C. (org.) (2009). Análise sobre a Visão Antropocêntrica e Ecocêntrica do Meio Ambiente. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro - SP.

Nalini, J. R. (2010). Ética Ambiental. 3. ed. Campinas: Millennium.

Pereira, P. H. S. (2008). Três princípios para um ética profissional. Âmbito Jurídico. Recuperado de <http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14184 >.

Santos, A. (2012). Homem-natureza: a nova relação ética. recuperado de <http://www.aultimaarcadenoe.com.br/homem-natureza/>.

Taylor, P. W. (2011). Respect to Nature. A Theory of Environmental Ethics. Princeton University Press.

Downloads

Publicado

01/10/2020

Como Citar

BARROS, L. B. de L. .; FERNANDES, R. M. .; SILVA, J. P. da; SILVA, M. M. .; CARBO, L. Ética, Legislação e Educação: o tripé ambiental. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e3909108601, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8601. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8601. Acesso em: 7 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais