Planilhas eletrônicas como ferramenta de apoio à decisão em uma empresa da cidade de Pau dos Ferros – RN
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i6.879Palavras-chave:
Gestão; Controle; Tomada de decisão.Resumo
Com a informatização das empresas e, consequentemente com a chegada de Sistemas de Informação Gerenciais, é possível um controle maior das atividades empresariais, mas nem todas as empresas usam o sistema como ferramenta única para gestão. Dessa forma surgem as planilhas eletrônicas, as quais se tornaram grandes aliadas nesse processo de gestão e tomada de decisão. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo identificar a importância das planilhas eletrônicas como ferramentas administrativas e exemplos de suas aplicações para a organização pesquisada. Para fins metodológicos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, abordando os principais conceitos sobre o assunto, e um estudo de caso que juntos resultaram na criação de soluções através de planilhas eletrônicas. Com esse estudo, foi possível mostrar como as planilhas eletrônicas são importantes para o controle de dados, o qual simplifica o seu processo de transformação em informações, ajudando consideravelmente no controle do fluxo de informações ocorridas no ambiente empresarial específico, e com isso, aumenta o poder do gestor em tomar decisões.Referências
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2006
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2012
CRUZ, T. Sistemas de informações gerenciais: tecnologias da informação e a empresa do século XXI. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. - São Paulo: Atlas, 2002
MIGLIOLI, Afrânio Maia; OSTANEL, Luiz Henrique; TACHIBANA, Wilson Kendy. Planilhas eletrônicas como ferramentas para apoio à decisão e geração de conhecimento na pequena empresa. 2004. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2004_enegep0902_1706.pdf>. Acesso em: 26 set. 2018.
MOSIMANN, C. P.; FISCH, S. Controladoria: seu papel na administração de empresas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
O’BRIEN, A. J. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Editora Saraiva 2006.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de Informações Gerenciais: estratégicas táticas operacionais. São Paulo: Atlas S.A, 2007.
PEREIRA, Fernandes Tertuliano. Sistemas de Informação Gerencial: um estudo voltado a utilização no apoio ao processo de tomada de decisão em uma empresa picoense. 2016. 22 f. Monografia (Macharelado em Administração) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, Picos, PI, 2016. Disponível em: <http://leg.ufpi.br/picos/index/pagina/id/8454>. Acesso em: 24 set. 2018.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnica para a análise da indústria e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da Informação – Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas, 2001.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas MPE brasileiras. 2015. Disponível em: <https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/79461b2314b6d80a40a76844eea985bf/$File/5981.pdf>. Acesso em: 25 set. 2018
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Um terço dos negócios do Brasil fecham em dois anos. Disponível em: https://exame.abril.com.br/pme/um-terco-dos-negocios-no-brasil-fecha-em-dois-anos/> Acesso em 22 de Setembro de 2018
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD> Acesso em 22 de Setembro de 2018
SILVA, Maicon Herverton Lino Ferreira da. Planilha Eletrônica. 2013. Disponível em: <https://sisacad.educacao.pe.gov.br/bibliotecavirtual/bibliotecavirtual/texto/CadernodeINFOPlanilhaEletrnicaRDDI.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2018.
THE DOCUMENT FOUNDATION, LibreOffice. Sobre nós / Quem somos?. 2018. Disponível em: <https://pt-br.libreoffice.org/sobre-nos/quem-somos/>. Acesso em: 14 nov. 2018.
ZULIAN, Mauricio; SOUZA, Bruno José de; MIRANDA, Raquel Gianolla. Excel/VBA para gerenciamento de micro e pequenas empresas. Revista Científica da FHO|UNIARARAS, Araras/SP, v. 1, n. 2, p. 7-21, 2013. Disponível em: <http://www.uniararas.br/revistacientifica/anteriores-1-2.php>. Acesso em: 21 set. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.