Verificação dos principais tipos de contenções de taludes existentes na cidade de Teófilo Otoni
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i4.911Palavras-chave:
Contenção; Talude; Muro de Arrimo.Resumo
A irregularidade topográfica da região de Teófilo Otoni é um dos principais motivos do alto índice do uso de contenções. Tendo em vista esse fator, foi elaborado um estudo para coletar dados sobre os tipos de contenções de taludes existente na cidade de Teófilo Otoni – MG, avaliando os métodos construtivos, execução e sua eficácia. O foco das pesquisas foi direcionado para as contenções existentes nas proximidades da área central da cidade. Foram realizadas visitas técnicas em vários locais onde existem contenções, assim fotografando e catalogando. Percebeu – se que o uso de contenção quando bem executada e de grande importância para estabilidade do talude, mas quando alinhada com a implantação de um sistema de drenagem eficiente e adequado para cada caso. Observou -se também que e de estrema importância a associação de mais de um tipo de contenção, principalmente quando se tratar de um talude de elevadas alturas.
Referências
Barros, p. L. A. Obras de contenção: manual técnico. Jundiaí/sp: maccaferri do brasil ltda., 2014. Disponível em: https://www.maccaferri.com/br/documentos/manual-tecnico/. Acesso em: 09 outubro 2018.
Batella, W. (2018). Estruturação urbana de Teófilo Otoni/MG: a topografia social de uma cidade média no Vale do Mucuri/Urban structuring of Teófilo Otoni/MG: the social topography of a medium-sized city in the Mucuri Valley. Caderno de Geografia, 28(54), 793-811.
CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos Solos e Suas Aplicações. V. 2, ed. 6. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
Da silva leal, matheus marques. Projeto de uma cortina ancorada para estabilizar um muro de arrimo rompido. 2014. Tese de doutorado. Universidade federal do rio de janeiro.
DER. Projeto de Muro de Arrimo. São Paulo: 2005. Disponível em: http://www.der.sp.gov.br/Website/Acessos/Documentos/Tecnicas.aspx. Acesso em: 25/08/2018.
Finotti, giselle barbosa de souza; ribeiro, mariana de jesus souza; tavares, mariana de jesus souza ribeiro rafaela souza. Estruturas de contenção em gabiões para estabilidade de encostas em processos erosivos. 2013. 130 f. Trabalho de conclusão de curso - curso de engenharia civil, universidade federal de goiás, goiás, 2013.
Gerscovich, D. M. (2016). Estabilidade de Taludes (2ª edição). Oficina de Textos.
Júnior, S. (2014). Estudo numérico do comportamento de muros de arrimo em alvenaria estrutural de blocos vazados(Master's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Luiz, B. J. (2014). Projeto geotécnico de uma estrutura de contenção em concreto. Trabalho de Conclusão de Curso. Rio de Janeiro: Escola Politécnica da UFRJ.
Moliterno, A. (1994). Caderno de muros de arrimo. Edgard Blucher.
Neiva, E. S., de Faria, F. E., Nogueira, G. T., & Jorge, R. P. ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO, ESCAVAÇÕES E ESCORAMENTOS.
Pitta, C. A., Souza, G. J. T. D., & Zirlis, A. C. (2013). Alguns detalhes da pratica de execução de solo grampeado. In VI Conferencia Brasileira de Encostas–COBRAE (pp. 1-24).
Saes, J. L., Frota, R. G., Carvalho, C. S., & Niyama, S. (1998). Fundações: teoria e prática (Vol. 2). W. C. Hachich, & F. F. Falconi (Eds.). Pini.
Souza, damiane marques. (2016). Muro de arrimo. Revista on-line ipog, p. 1-15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.