Uso da realidade virtual na reabilitação de alterações posturais em adultos jovens
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9337Palavras-chave:
Realidade Virtual; Reabilitação; Postura.Resumo
Introdução: Ao longo do tempo, os indivíduos sofrem interferências diretas em sua postura, levando ao desequilíbrio e desarmonia no sinergismo osteomioarticular, trazendo consequências negativas acerca do alinhamento postural ideal. Objetivo: verificar o efeito da realidade virtual na reabilitação dos desvios posturais em indivíduos sedentários do sexo masculino. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental e de caráter quantitativo, composto por 10 indivíduos sedentários, do sexo masculino, com idade entre 18 e 40 anos. No qual, inicialmente, foi realizada a coleta dos dados sociodemográficos e clínicos; posteriormente realizada uma avaliação, nas vistas anterior, posterior e laterais através da ficha de avaliação postural. A intervenção foi composta de 5 sessões de 10 minutos no console da Nintendo®, para o feedback foi utilizado o Balance board e o programa Wii Fit®. Análise realizada de forma descritiva e quantitativa. Resultados: Não foram encontradas diferenças em nenhum ponto postural avaliado. Conclusão: No presente estudo não houveram tendências de melhora na correção das alterações posturais, não evidenciando efeitos corretivos nos desvios posturais dos indivíduos avaliados.
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