Simulador Eve-NG em projetos de redes heterogêneas: um estudo sobre a importância da simulação em redes de computadores
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9562Palavras-chave:
Emulador; Redes de computadores; Simulação; Infraestrutura; Modelagem.Resumo
O presente artigo se propõe a apresentar um estudo acerca da importância e dos benefícios do uso do software de emulação de redes Eve-NG (Emulator Virtual Environment – New Generation), uma aplicação que tem se destacado pela possibilidade de emular um ambiente de rede com equipamentos de diferentes fabricantes, sem a necessidade de instalação de aplicativos pesados na máquina cliente. Tudo funciona em um navegador de internet, e com a instalação de uma extensão, permite o funcionamento do terminal em modo texto, do software de compartilhamento de área de trabalho remoto e do Wireshark, um software de captura de pacotes, dentro da ferramenta. Pode-se trabalhar com equipamentos das camadas de Enlace, Rede, Transporte e até mesmo da Camada de Aplicação – os chamados dispositivos finais. Neste trabalho foi desenvolvido um modelo para a simulação de uma rede interligando três unidades de uma organização em estados diferentes, por meio uma rede MetroEthernet com túneis criptografados IPSec. Através dessa ligação são oferecidos acesso a Internet e à rede corporativa, utilizando o protocolo BGP para roteamento. Cada unidade estadual tem um firewall de borda, que realiza a conversão de endereço privado para público, bem como possuem unidades regionais também interligadas por uma rede MetroEthernet com IPSec e OSPF como protocolo de roteamento. A simulação permitiu analisar o comportamento da rede, fazer adaptações e correções no projeto, criar uma rotina de treinamento para os profissionais da área, racionalizou os custos de implantação e tornou-se uma ferramenta de apoio à tomada de decisão por parte da Organização.
Referências
Carleto, N. (2006). A Importância da Simulação Computacional em Projetos de sistemas na Área de Engenharia Elétrica. 2° Congresso Brasileiro de Sistemas. Recuperado de: http://legacy.unifacef.com.br/quartocbs/arquivos/40.pdf.
Cisco Systems. (2019). Basic Multicast Troubleshooting Tools. Recuperado de: https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/ip/ip-multicast/13726-57.html.
Comer, Douglas E. (2015). Redes de Computadores e a Internet. (6a ed). Rio de Janeiro: Elsevier, 399 – 412.
Detty, R. B., & Yingling, J. C. (2000). Quantifying benefits of conversion to lean manufacturing with discrete event simulation: a case study. International Journal of Production Research 38 (2), 429–445.
Eve-Ng - Emulator Virtual Enviroment. (2019). Documentation. Recuperado de: http://www.eve-ng.net/documentation.
Esss. (2016). Simulação Computacional: por que investir? Recuperado de: https://www.esss.co/blog/simulacao-computacional-por-que-investir/.
Filippetti, M. A. (2008). Uma arquitetura para a construção de laboratórios híbridos de redes de computadores remotamente acessíveis. [Dissertação de Mestrado em Engenharia da Computação - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Área de concentração: Redes de Computadores]. São Paulo.
Forouzan, Behrouz A. (2008). Comunicação de dados e Redes de Computadores. (4a ed). Rio de Janeiro: McGraw-Hill.
Gns3. (2018). Graphical Network Simulator. Recuperado de: https://docs.gns3.com/1PvtR W5eAb8RJZ11maEYD9_aLY8kkdhgaMB0wPCz8a38/index.html.
Goldstein, C., Leisten, S., Stark, K., & Tickle, A. (2005). Using a network simulation tool to engage students in active learning enhances their understanding of complex data communications concepts. In: Proceedings of the 7th Australasian Conference on Computing Education – vol. 42. A. Young and D. Tolhurst, Eds. ACM International Conference Proceeding Series, vol. 106. Australian Comp Society, Darlinghurst, Australia, 223-228.
Hewlett Packard Entreprise HPE. (2018). HPE Network Simulator. Recuperado de: https://community.hpe.com/t5/Network-Simulator/bd-p/network-simulator#.W_doZhRReV4 .
Huawei Technologies Co., Ltd. (2018). Simulador Ensp. Recuperado de: https://support.huawei.com/enterprise/br/network-management/ensp-pid-9017384.
Idc. (2013). Networking Skills in Latin America. Recuperado de: https://www.cisco.com/c/dam/assets/csr/pdf/IDC_Skills_Gap_-_LatAm.pdf.
Ipsla.blogspot.com. (2016). O que é o Unetlab. Recuperado de: https://ipsla.blogspot.com/2016/10/instalacao-unetlab.html
Junior, J. H. T., et al. (1999). Redes de computadores: serviços, administração e segurança. São Paulo: Markon Books do Brasil Editora Ltda.
Law, A., & Kelton, D. (1991). Simulation Modeling and Analysis. (3a ed.). New York: McGraw-Hill. 10.2307/2288169.
Minakov, I., Passerone, R., Rizzardi, A., & Sicari, S. (2016). A Comparative Study of Recent Wireless Sensor Network Simulators. ACM Transactions on Sensor Networks. 12. 10.1145/2903144.
Müller, D. (2010). Simulador didático de redes de computadores. Dissertação (graduação em Engenharia da Computação), Centro Universitário Univates, Lajeado.
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR NIC.br. (2018). Fascículos sobre a Infraestrutura da Internet: Endereços IP e ASNs - Alocação para Provedores Internet. Recuperado de: https://nic.br/media/docs/publicacoes/13/fasciculos-sobre-a-infraestrutura-da-internet-endere%C3%A7os-ip-e-asns-alocacao-para-provedores-internet.pdf
Oliveira, D. P. R. (2004). Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. (14a ed.). São Paulo: Atlas.
Open Source Initiative. (2018). About the Open Source Initiative. Recuperado de: https://opensource.org/about.
Pereira, A. S., et al. (2018). Metodologia da pesquisa cientifica. [e-book]. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM. Recuperado de: https://www.ufsm.br/app/.
Qemu. (2007). Emulação do sistema com o qemu. 2007. Recuperado de: https://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-qemu/index.html.
Sakurada, N., Miyake, D. I. (2009). Aplicação de simuladores de eventos discretos no processo de modelagem de sistemas de operações de serviços. Gestão & Produção, 16(1), 25-43. https://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2009000100004.
Sousa, M., et al. (2016). Simuladores e emuladores de rede para o projeto e solução de problemas em ambientes de produção. Revista de Tecnologia da Informação e Comunicação, 6(2), 16–25.
Tanenbaum, A. S., & Wetherall, D. J. (2011). Redes de computadores. (5a ed.). São Paulo: Pearson.
VMware. (2019). Download VMware Workstation Player. Recuperado de https://my.vmware .com/en/web/vmware/downloads/info/slug/desktop_end_user_computing/vmware_workstation_player/15_0#product_downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Valdinei Carlos Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.