Conceitos de eletricidade trabalhados segundo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6208

Palavras-chave:

Electricity; PBL metodology; Generative themes; Teaching; Science teaching.

Resumo

Procurando dirimir parte dos obstáculos que se interpõem à aprendizagem significativa de conceitos associados à Eletricidade quando trabalhados em aulas de Física no Ensino Médio, em grande medida oriundos de pedagogias “tradicionais” que priorizam aulas centradas no professor e memorização em detrimento de dinamismo e compreensão prática, colocamos para apreço o presente trabalho. Seu principal objetivo é construir uma sequência didática sobre a temática relacionada a estudos na área de eletricidade, tendo como fundamentação teórica o método pestalozziano de ensino, a conceituação de aprendizagem significativa de Ausubel e a utilização de temas geradores conforme definidos por Paulo Freire, à guisa de uma metodologia que transfere ao aluno o protagonismo da própria aprendizagem, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os resultados colhidos da implementação da sequência didática em uma turma de 3ª série do Ensino Médio foram analisados meticulosamente, e apontam para a ocorrência de aprendizagem significativa, alvo da prática docente.

Biografia do Autor

Renatto Barbosa de Souza, Instituto Federal de Minas Gerais - Câmpus Avançado Arcos

Estudante de Pós-Graduação Latu Sensu do Instituto Federal de Minas Gerais - Câmpus Avançado Arcos

Regiane Gordia Drabeski, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Doutoranda

Estudante de Pós-Graduação Latu Sensu do Instituto Federal de Minas Gerais - Câmpus Avançado Arcos

Estudante de Pós-Graduação Stricto na Universidade Estadual de Ponta Grossa - Doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais - Câmpus Avançado Arcos

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Câmpus Avançado Arcos

Referências

Araújo, U. F. D., & Arantes, V. A. (2009). Comunidade, conhecimento e resolução de problemas: o projeto acadêmico da USP Leste. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior, 2, 101-121.

Araújo, U. F., & Sastre, G. (2009). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus.

Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1968). Educational psychology: A cognitive view.

Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 1.

Barrows, H. S. (1986). A taxonomy of problem‐based learning methods. Medical education, 20(6), 481-486.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, DF. Acesso em 19 de dezembro de 2019. http://download.basenacional comum.mec.gov.br/

Dorneles, P. F., Araujo, I. S., & Veit, E. A. (2006). Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: parte I-circuitos elétricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física, 28(4), 487-496.

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 259-268.

Freire, P. (1989). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo. Autores associados: Cortez.

Leite, L., & Afonso, A. S. (2001). Aprendizagem baseada na resolução de problemas: Características, organização e supervisão.

Leite, L., & Esteves, E. (2005). Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na Licenciatura em Ensino de Física e Química.

Luzuriaga y Medina, L. (1969). História da educação e da pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Finco, G. (2018). Aprendizagem baseada em problemas no ensino fundamental II: aplicabilidade, potencial e reflexões de uma adaptação sob perspectivas geocientíficas.

Moreira, M. A. (2009). Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: A Teoria da Aprendizagem Significativa. Porto Alegre-RS.

Moreira, M. A. (1999). Teorias de aprendizagem (Vol. 2). São Paulo: Editora pedagógica e universitária.

Pietrocola, M., Pogibin, A., Andrade, R. D., & Romero, T. (2014). Coleção Física em Contextos: Pessoal, Social e Histórico. São Paulo: Editora FTD.

Ribeiro, L. R. C. (2008). Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, 27(2), 23-32.

Rodrigues, D. P., Mota, A. T., & Souza, P. V. S. (2019). Circuitos Elétricos com Materiais de Baixo Custo: uma proposta pautada na aprendizagem significativa de Ausubel. Revista Do Professor De Física, 3(1), 133-154.

Rodrigues, K. C., Marinho, E. C. P., Silva, J. R. S., & Cunha, K. S. (2014). avaliação da aprendizagem de eletricidade a partir de uma proposta de educação científica baseada em projetos. Anais…(IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná–Ponta Grossa.

da Silva, O. O. N. (2015). O método da aprendizagem baseada em problemas nos cursos de Educação Física: um relato de experiência. Revista Espaço Acadêmico, 15(171), 38-43.

Tozoni-Reis, M. F. D. C. (2006). Temas ambientais como temas geradores: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em revista.

Zanatta, B. A. (2005). O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar. Cadernos Cedes, 25(66), 165-184.

Downloads

Publicado

24/07/2020

Como Citar

SOUZA, R. B. de; DRABESKI, R. G. .; PEREIRA, C. A. Conceitos de eletricidade trabalhados segundo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e659986208, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6208. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/e659986208. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais