Estado do conhecimento: práticas de letramentos na formação continuada de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30517Palavras-chave:
Educação Básica; Ensino; Formação docente; Letramentos.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as produções científicas difundidas na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da biblioteca eletrônica do Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período compreendido entre 2015 e 2019, na perspectiva de compreender as inter-relações entre os constructos teórico-práticos relacionados aos letramentos e as propostas de formação continuada docente no âmbito da educação básica. Trata-se de um levantamento do tipo estado do conhecimento, com vistas à identificação e análise qualitativa dos dados a partir dos trabalhos que constituíram o corpus pesquisado. Os resultados evidenciaram a necessidade de (re)significações teórico-empíricas nas práticas docentes e de letramentos na educação básica, bem como, a necessidade de mais estudos referentes a temática dos letramentos na formação continuada de professores, diante do progressivo avanço das tecnologias da informação e comunicação que repercutem na multiplicidade de linguagens e em mudanças sociocomunicativas, consequentemente na necessidade de atualização nos processos de ensino e aprendizagem.
Referências
Agarie, B. A. (2017). Cultura em quadrinhos: um estudo sobre as tiras cômicas em livros didáticos de espanhol para o ensino médio. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo.
Almeida, R.O. (2015). Bibliotecários universitários: da guarda de livros ao letramento informacional. Tese (Doutorado). Universidade Estácio de Sá.
Ávila, F. C. F. (2016). Alfabetização e letramento na educação infantil: análise das concepções das professoras das UMEIs do município de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.
Barbosa, E. F. (2015). Concepções de letramento e formação docente: implicações na prática das professoras do ciclo final dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Rondônia.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Bernardo, J. C. O. (2015). Leitura em dispositivos móveis digitais na formação inicial de professores Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Borges, P. F. B. (2016). Novas tecnologias digitais da informação e comunicação aplicadas ao ensino médio e técnico de uma escola da rede pública federal de Uberaba – MG. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Cabello, J. (2015). Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alfabetização de crianças surdas: novas tecnologias e práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Campinas.
Capes. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Carvalho, E. A. (2017). Práticas de letramento em uma escola do campo: uma análise na disciplina de língua portuguesa. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.
Correia, K. (2016). Projetos de Letramento no Ensino Médio: novas perspectivas e desafios. Artigo. SciELO Brasil.
Cunha, M., & Isaia, S. (2006). Professor da educação superior. In: MOROSINI, Marília (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Brasília: Inep/MEC.
Dias, D. R. (2015). Multiletramentos e usos das TDIC: um estudo de caso do IFMG campus Ouro Preto – MG. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Ouro Preto.
Faria, D. P. B. (2016). Produção e leitura de fotografias na formação de professores. Dissertação (Mestrado). Universidade Estácio de Sá.
Farias, N. L. P. (2017). Vozes sobre chapeuzinho vermelho: leitura intertextual e letramento literário na educação infantil. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.
Galvão, M. F. E. R. (2017). Os jogos como ferramenta de aprendizagem na alfabetização em uma escola do campo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.
Gatti, B. A., & Barreto, E. B. S. de., & André, M. E. D. A. de, & Almeida, P, C. A, de. (2019). Professores do Brasil: Novos Cenários de Formação. Brasília: Unesco.
Gil, J. A. R. S. (2016). Alfabetização: desafio interdisciplinar para o ensino de leitura e escrita sob a perspectiva das professoras alfabetizadoras. Dissertação (Mestrado). Universidade de Taubaté.
Gracioli, J. M. A. (2017). Multiletramentos e leitura de mapas no ensino de geografia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Imbernón, F. (2009). Formação permanente do professorado: novas tendencias. São Paulo: Cortez.
Kleiman, Â. (2010). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social. Campinas: Mercado de Letras.
Maia, M. G., & Maranhão, C. (2015). Alfabetização e letramento em língua materna e em Matemática. Artigo. SciElo Brasil.
Maroja, J. C. S. (2018). A notícia como proposta mediadora para o ensino da leitura e da escrita na era digital. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.
Mata, I. P. L. B. (2017). Multiletramentos no ciberespaço: uma proposta pedagógica com o gênero jornalístico “artigo de opinião” no ensino médio. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.
Mauési, J. (2017). Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural. SciELO Brasil.
Morin, E. (2015). O método 3: Conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina.
Morosini, M. C. (2015). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr.
Neves, V. F. A., & Castanheira, M. L., & Gouvêa, M. C. S. (2015). O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. SciELO Brasil.
Nóvoa, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.
Pacztuch, A. (2018). Isso é mais que um alfabeto! Experiências de arte-letramento na educação infantil. Dissertação (Mestrado). Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.
Parisotto, A. L. V., & Rinaldi, R. P. (2016). Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental. Artigo. SciELO Brasil.
Pereira, M. S. (2018). Multimodalidade e implicaturas em gêneros quadrinizados: contribuições para o letramento visual. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.
Richardson, R. J. (2017). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.
Rodrigues, P. R. (2015). Práticas de letramento digital de alunos surdos no ambiente scratch. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado da Bahia.
Santana, N. D. F. (2018). Livro didático de língua portuguesa: contribuições às práticas de multiletramentos no ensino médio. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado da Bahia.
Santos, A. S. (2016). O letramento digital e a prática de alunos do lecampo em sala de aula: estudo sobre possíveis repercussões do ensino de informática básica na educação do campo. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.
Santos, J. M. S. (2016). Letramento e ludicidade: superando dificuldades da leitura na alfabetização. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.
SciELO Brasil, Scientific Electronic Library Online.
Silva, M. G. (2018). Multimodalidade na aula de língua materna: contribuições da semiótica nas abordagens de leitura e produção textual. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.
Silva, R. N. (2017). Folhetos de cordel no letramento escolar: a aula de leitura revisitada. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual da Paraíba.
Soares, M. (2018) Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto.
Soares, M. (2020). Letramento: um tema de três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Sousa, E. V. R. (2016). Alfabetização e letramento na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil no município de Lagoa Santa. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.
Souza, R. J. Cosson, R. (2018). O Cantinho da Leitura como prática de letramento literário. SciELO Brasil.
Thiollent, M. (2009). Metodologia da pesquisa ação. São Paulo: Cortez.
Veiga. M. S. (2017). Práticas de letramento informacional: o uso da informação como caminho da aprendizagem nas bibliotecas multiníveis do Instituto Federal de Rondônia. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Rondônia.
Vieira, M. A. (2017). Tecnologia e educação no ensino médio: um estudo da implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais.
Yin, R. (2016). A pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paula Tauana Santos; Rosana Maria Santos Torres Marcondes; Willian Lima Santos; Izabel Silva Souza D'Ambrosio; Luanne Michella Bispo Nascimento; Carla Eugênia Nunes Brito; Camila de Araújo Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.