Texto lúdico como recurso didático no ensino de ecologia, comportamento e domesticação animal
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34487Palavras-chave:
Relações ecológicas; Evolução; Animais; Crônica.Resumo
O ensino de ecologia, comportamento e domesticação animal ainda é um desafio para os profissionais da educação, principalmente em relação às interações interespecíficas entre o ser humano e os animais. Por se tratar de um conteúdo muito teórico, os alunos acabam por visualizá-lo como chato e sem graça. Uma forma de solucionar esse problema é através da utilização de materiais didáticos lúdicos que facilitem a compreensão e a interação dos alunos com o conteúdo. Entretanto, os recursos didáticos sobre o assunto ainda são escassos ou de alto custo. Com isso, esse trabalho tem como objetivo desenvolver um texto discursivo lúdico multidisciplinar como recurso didático de baixo custo no ensino de ecologia e comportamento animal. Para isso foi elaborado um texto lúdico em forma de crônica que possa ser utilizado no ensino fundamental, médio e superior, com base em livros de comportamento animal, biologia geral, ecologia e antropologia, que divirta o leitor com uma narrativa cômica e interativa. O texto conta a história de um rato e as tentativas frustradas de um dos personagens em eliminá-lo de sua casa, descrevendo de forma oculta uma teia trófica antropizada e as relações interespecíficas harmônicas e desarmônicas de comensalismo, predação, cooperação, mutualismo e competição dos personagens, além de suas variações de acordo como comportamento dos mesmos. O recurso didático produzido demonstra ser uma boa ferramenta de ensino, pois proporciona uma forma interativa e divertida de aprender o conteúdo, além de agir como facilitador do diálogo entre o professor e o aluno.
Referências
Alcock, J. (2010). Comportamento Animal: uma abordagem evolutiva. 9. ed. Artimed.
Andrade, A. et al. (2002) Animais de laboratório. 1ed. Ed. Fiocruz.
Brait, L. F. R. et al. (2010). A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Itinerarius Reflectionis. 6 (1), p.1-15.
Bessa, E. & ARNT, A. (2011). Comportamento animal: teoria e prática pedagógica. 1ed. Ed. Mediação.
Booth, P. R. & Sinker, C. A. (1979). The teaching of ecology in schools. Journal Of Biological Education. 13 (4), p. 261-266.
Bulgraen, V. C. (2010). O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo. 1 (4), p.30-39.
Esperidião-antonio, V. et al. (2008). Neurobiologia das emoções. Revista de Psiquiatria Clínica. 35 (2), p. 55-65.
Gaedtke, K. M. (2017). Cães, gatos, mamães e pet sitters: a relação entre humanos e animais de estimação e seus contrapontos. VI React. 3 (3), p. 53-70.
Grings, V. H. (2006) Controle integrado de ratos. 1ed. Ed. Embrapa Suínos e Aves.
Harari, Y. N. (2018). Sapiens: uma breve história da humanidade. 1ed. Ed. L&Pm Pocket.
Krasilchik, M. (2008). Prática no ensino de biologia, São Paulo, 2. ed., editora da Universidade de São Paulo.
Laurence, J. (2005). Biologia: ensino médio. 1ed. Ed. Nova Geração.
Losey, R. J. (2021) Domestication is not an ancient moment of selection for prosociality: insights from dogs and modern humans. Journal Of Social Archaeology. 22 (2), p. 131-148.
Lopes, S. & Rosso, S. (2005). Biologia. 1ed. Ed. Saraiva.
Mazon, M. S. (2020). O melhor amigo do homem: Afetos e cachorros no Brasil em perspectiva sociológica. Estudos de Sociologia. 25 (49), p. 57-77.
Nicola, J. A. & Paniz, C. M. (2017). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor Unesp. 2 (1), p. 355-381.
Oliveira, S. R. L. (2022). Aspectos do lúdico no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental: uma revisão de literatura. Brazilian Journal Of Development. 8 (5), p. 38933-38953.
Ostos, N. S. C. (2017). A luta em defesa dos animais no Brasil: uma perspectiva histórica. Ciência e Cultura. 69 (2), p. 54-57.
Purugganan, M. D. (2022) What is domestication? Trends In Ecology & Evolution. 37 (80), p. 663-671.
Soares, A. G., & Coutinho, F. Â. (2011). Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 9 (2), p. 01-22.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wuglenya Daislla Martins da Silva; Beatriz Aparecida Blanco Gonsales; Pedro Felipe Fróio Torres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.